Questões de Língua Portuguesa

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Com base no texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Seria gramaticalmente correto reunir em um só os dois períodos iniciais do último parágrafo, mediante a seguinte reescritura: Esta é a grande vocação da educação no século XXI: a definição de um novo perfil de cidadania global.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Provoca-se incoerência textual e perde-se a noção de continuidade da ação ao se substituir a expressão verbal “vem produzindo” (l.3) por tem produzido.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às metodologias de tratamento e disseminação da informação, julgue os itens seguintes.

Na maioria dos casos, os resumos são apresentados como textos curtos que acompanham o documento principal. Entre os diversos tipos de resumos de documentos, citam-se: o resumo informativo, que explicita sumariamente o documento; o resumo indicativo, que descreve o documento de forma completa e apresenta as principais conclusões do autor; e o resumo crítico, que apresenta conclusões pessoais do autor do resumo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no texto acima, julgue os seguintes itens.

Subentende-se, da argumentação textual, o sujeito o produto para a locução verbal “não basta (...) ser” (l.14); por isso, a inserção desse sujeito imediatamente antes de “ser” manteria o texto coerente e gramaticalmente correto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.

 

O emprego do sinal indicativo de crase em "à soma" (L.10) justifica-se pela regência da forma verbal "vivem" (L.9).

  • C. Certo
  • E. Errado

Os fragmentos nos itens a seguir, na ordem em que são apresentados, constituem trechos sucessivos e contíguos de um texto (adaptado de Richard Saul Wurman. Ansiedade de Informação. 1.a ed., 1991, p. 95). Julgue-os quanto a coesão e coerência, concordância e regência, pontuação e grafia.

Ao contrário da maioria das máquinas, as conversas conseguem regular-se. Fazemos ajustes, simplificamos, repetimos e movimentamo-nos em diversos níveis de complexidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

"Assim, lia e recortava todas as notícias que saíam sobre Imposto de Renda..."

A palavra destacada no excerto é classificada, respectivamente, no campo da morfologia e da sintaxe como

  • A.

    pronome – sujeito

  • B.

    sujeito – pronome

  • C.

    conjunção – sujeito

  • D.

    objeto direto – conjunção

  • E.

    conjunção – objeto direto

Com relação ao texto I, julgue os itens a seguir.

Há, entre as informações do primeiro parágrafo e as idéias desenvolvidas no segundo, relação de adversidade, representada pela palavra “entretanto” (l.9).

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia o seguinte texto para responder às questões 01 e 02.

Assinale a substituição que preserva a correção gramatical e a coerência do texto.

  • A.

    "só"(l.3) -> apenas

  • B.

    "entender-se"(l.4) -> entender

  • C.

    "a partir"(l.10) -> na origem

  • D.

    "mover"(l.11) -> moverem

  • E.

    "muito mais"(l.12) -> sobretudo

Os fragmentos nos itens a seguir, na ordem em que são apresentados, constituem trechos sucessivos e contíguos de um texto (adaptado de Richard Saul Wurman. Ansiedade de Informação. 1.a ed., 1991, p. 95). Julgue-os quanto a coesão e coerência, concordância e regência, pontuação e grafia.

Quando falamos com outra pessoa, reajustamos constantemente nossa linguagem com base nas dicas que recebemos do ouvinte. Ele parece impressionado ou excitado? Entendiado ou zangado?

  • C. Certo
  • E. Errado
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