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Língua Portuguesa - Frase, Oração e Período - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com base no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Seria gramaticalmente correto reunir em um só os dois períodos iniciais do último parágrafo, mediante a seguinte reescritura: Esta é a grande vocação da educação no século XXI: a definição de um novo perfil de cidadania global.
Com base no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Provoca-se incoerência textual e perde-se a noção de continuidade da ação ao se substituir a expressão verbal vem produzindo (l.3) por tem produzido.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que se refere às metodologias de tratamento e disseminação da informação, julgue os itens seguintes.
Na maioria dos casos, os resumos são apresentados como textos curtos que acompanham o documento principal. Entre os diversos tipos de resumos de documentos, citam-se: o resumo informativo, que explicita sumariamente o documento; o resumo indicativo, que descreve o documento de forma completa e apresenta as principais conclusões do autor; e o resumo crítico, que apresenta conclusões pessoais do autor do resumo.
Língua Portuguesa - Termos Essenciais da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com base no texto acima, julgue os seguintes itens.
Subentende-se, da argumentação textual, o sujeito o produto para a locução verbal não basta (...) ser (l.14); por isso, a inserção desse sujeito imediatamente antes de ser manteria o texto coerente e gramaticalmente correto.
Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
O emprego do sinal indicativo de crase em "à soma" (L.10) justifica-se pela regência da forma verbal "vivem" (L.9).
Os fragmentos nos itens a seguir, na ordem em que são apresentados, constituem trechos sucessivos e contíguos de um texto (adaptado de Richard Saul Wurman. Ansiedade de Informação. 1.a ed., 1991, p. 95). Julgue-os quanto a coesão e coerência, concordância e regência, pontuação e grafia.
Ao contrário da maioria das máquinas, as conversas conseguem regular-se. Fazemos ajustes, simplificamos, repetimos e movimentamo-nos em diversos níveis de complexidade.
"Assim, lia e recortava todas as notícias que saíam sobre Imposto de Renda..."
A palavra destacada no excerto é classificada, respectivamente, no campo da morfologia e da sintaxe como
pronome – sujeito
sujeito – pronome
conjunção – sujeito
objeto direto – conjunção
conjunção – objeto direto
Língua Portuguesa - Frase, Oração e Período - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação ao texto I, julgue os itens a seguir.
Há, entre as informações do primeiro parágrafo e as idéias desenvolvidas no segundo, relação de adversidade, representada pela palavra entretanto (l.9).
Leia o seguinte texto para responder às questões 01 e 02.
Assinale a substituição que preserva a correção gramatical e a coerência do texto.
"só"(l.3) -> apenas
"entender-se"(l.4) -> entender
"a partir"(l.10) -> na origem
"mover"(l.11) -> moverem
"muito mais"(l.12) -> sobretudo
Os fragmentos nos itens a seguir, na ordem em que são apresentados, constituem trechos sucessivos e contíguos de um texto (adaptado de Richard Saul Wurman. Ansiedade de Informação. 1.a ed., 1991, p. 95). Julgue-os quanto a coesão e coerência, concordância e regência, pontuação e grafia.
Quando falamos com outra pessoa, reajustamos constantemente nossa linguagem com base nas dicas que recebemos do ouvinte. Ele parece impressionado ou excitado? Entendiado ou zangado?
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