Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
É preciso corrigir, em sua estrutura, a redação da seguinte frase:
Julgue os itens que se seguem, a respeito do texto acima.
O deslocamento do advérbio Inclusive (l.13) para logo depois do verbo da oração em que ocorre, embora preserve o estilo do texto, provocaria incoerência, mesmo que fossem feitos os ajustes devidos nas letras maiúsculas e minúsculas.
As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.
Está correto o emprego de ambos os elementos sublinhados na frase:
A CNBB, cuja a cúpula acabou de se manifestar, mostrou-se intransigente por qualquer medida radical que venha a prejudicar os menores infratores.
A matéria de que dizem respeito 58 dos projetos tem a ver com a redução da maioridade, na qual os bispos da CNBB posicionaram-se desfavoravelmente.
Os projetos de redução de maioridade, cuja tramitação está acelerada, não contam com a simpatia de quem deseja uma política de inclusão dos menores carentes.
A força da mídia, à qual nem todos mostram consciência, costuma ser decisiva nos momentos onde a opinião pública está emocionalmente abalada.
É um mito imaginar de que basta reduzir a maioridade penal para que os problemas da delinqüência juvenil, que sua existência ninguém nega, sejam definitivamente resolvidos.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com base nas idéias e estruturas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Se a forma verbal elaborarem (l.7) estivesse no singular elaborar , a correção gramatical seria preservada.
A partir das idéias e das estruturas do texto I, julgue os itens a seguir.
Em É certo que não podemos fazer qualquer coisa que desejamos, mas também é certo que não somos obrigados a querer fazer uma única coisa (l.13-15), as duas ocorrências do que classificam-se como conjunção integrante e apenas uma como pronome relativo.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Tendo por base o texto acima, julgue os itens subseqüentes.
A repetição da preposição "de" imediatamente antes de "seu patrimônio material" (L.15) é textualmente dispensável, mas seu emprego reforça a idéia de que essa expressão também é regida por "guarda".
Língua Portuguesa - Frase, Oração e Período - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
De acordo com as idéias e a estrutura do texto, julgue os itens subseqüentes.
Os dois períodos finais do texto, a partir de O esporte (l.43), cabem no fechamento de um relatório acerca da participação brasileira em Atenas.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue a grafia das palavras, a concordância e a regência dos fragmentos de texto apresentados nos itens a seguir.
A história serve para alertar a humanidade quanto aos enormes riscos de um sistema educacional que não inclua uma dimensão crítica, um espaço para a interlocução democrática das idéias e a abertura generosa para as diferenças, permitindo o desenvolvimento de uma sensibilidade particularmente aguda quanto às demandas dos indivíduos e grupos mais vulneráveis, dos dissidentes, das minorias e de todos os que carecem de apoio e de afeto.
O item que NÃO serve de sinônimo dos demais é:
zona urbana;
cidade;
metrópole;
grande centro;
concentração.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação ao sentido e aos aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens a seguir.
Depreende-se das informações do texto que as expressões Agenda 21 (l.1) e ECO-92 (l.3) estão sendo empregadas como sinônimas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...