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A correção de textos incide mais freqüentemente sobre características de variedades menos prestigiadas da língua. Marcas de oralidade usadas por falantes escolarizados, mesmo que não correspondam às normas da escrita são menos visadas na correção. Verifique no texto, corrigido, esses dois procedimentos.
Terezinha de Jesus deu uma queda
Foi ao chão
Acudiram três cavaleiros
Todos de chapéu na mão
O primeiro foi seu pai
O segundo seu irmão
O terceiro foi aquele
Que a Tereza deu a mão
I. acudiram três cavaleiros
(em geral canta-se acudiu três cavaleiros � correção da concordância do verbo acudir, pois a regra diz que o verbo deve concordar com o sujeito, seja ele anteposto ou posposto).
II. o terceiro foi aquele que a Tereza deu a mão
(não correção da regência do verbo dar, que é transitivo direto e indireto � seria mais apropriado na escrita o terceiro foi aquele a quem Tereza deu a mão).
III. Todos de chapéu na mão
(não correção da concordância de número em chapéu, que na escrita deveria concordar com o sujeito todos).
É correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
II e III.
I.
III.
A respeito das estruturas do texto II, julgue os itens seguintes.
Sintaticamente, no trecho Estende-lhe as mãos sujas de carvão molhadas de orvalho (v.13-15), uma vírgula ou a conjunção aditiva e deve ser colocada após carvão, para distinguir os dois atributos do objeto direto mãos.
Julgue os itens a seguir, referentes às idéias, à correção gramatical, à
tipologia textual e às estruturas morfossintáticas, semânticas e
discursivas do texto acima.
O sinal indicativo de crase em "às diferenças" (l.3) é facultativo, isto é, se não for usado, a sintaxe da frase continua correta.
A respeito do uso de palavras e expressões no texto, julgue os itens seguintes.
No início do texto, a expressão Sertão bruto foi empregada com o sentido figurado de região violenta.
Julgue os seguintes itens, relativos ao texto anterior.
O texto emprega o modo subjuntivo em consigam (l.24) por exigência do emprego de com que (l.24) iniciando a oração.
TEXTO I para as questões de 11 a 14.
Observe e analise o fragmento.
De acordo com o texto, percebe-se que o problema enfrentado pela personagem e o sentido da expressão "um dízimo de tristeza", expresso no trecho, está, respectivamente, relacionado à(ao)
ausência de compreensão / dinheiro.
discriminação/ força de trabalho.
preconceito/vestuário
legitimidade/sobrevivência.
remorso/tristeza.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2004
Assinale a alternativa que classifica corretamente as palavras "Pátria e Rio Bravo" (l. 07):
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir.
A expressão à toa (l.20) tem, no texto, o mesmo sentido que na frase: Aquela não é uma pessoa à toa.Quanto ao emprego dos sinais de pontuação, julgue os itens subseqüentes.
O pau-brasil foi assim chamado devido à sua madeira avermelhada que, para os colonizadores, parecia estar em brasas (daí brasil).
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Assinale a alternativa cujas palavras em destaque apresentam erro gramatical.
Você pode advinhar qual foi o impecilho para eu participar do bumba-meu-boi?
Embora atrasados, podemos ter o privilégio de fazer pesquisa com vocês?
Amanhã, ao meio-dia e meia, teremos apresentação de tambor-decrioula.
Às 8h 30min partiremos em direção ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
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