Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2004
Relacione os substantivos comuns ao seu substantivo coletivo e marque a alternativa que apresente a seqüência CORRETA:
Língua Portuguesa - Termos Acessórios da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir.
Os dois primeiros períodos do segundo parágrafo iniciam-se por elemento adverbial antecipado, o que justifica o emprego da vírgula para isolá-los.Quanto ao emprego dos sinais de pontuação, julgue os itens subseqüentes.
A derrubada do pau-brasil passou a ser feita em grande escala, e sua madeira tornou-se um dos principais produtos comercializados pelos portugueses.
As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.
É adequada a articulação entre os tempos verbais na frase:
O adolescente poderia e devesse ser punido pelo que faria de errado, mas a sanção precisava ter caráter predominantemente educativo.
A pergunta estava nas ruas: não teria sido o caso de que venha a se reduzir a maioridade penal?
Mesmo porque não é reduzindo a maioridade penal que o envolvimento de jovens em crimes terá deixado de existir.
Seria natural que o cidadão, acuado pela obscena violência que o cercar, concorde com tudo o que soasse como solução drástica para o problema.
Nada haveria de impedir que os bandidos passassem a recrutar um contingente mais jovem, o que, aliás, já vem ocorrendo em algumas situações.
Acerca das idéias e das estruturas do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
O conectivo no entanto (l.6) pode ser substituído, sem prejuízo para a coerência e a correção gramatical do texto, por mas.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2004
Assinale a alternativa correta segundo as normas da escrita
Aprendi poucas brincadeiras que me divirto até hoje
Os adolescentes sempre têm idéias novas, onde os adultos precisam ouvi-los.
Existem dezenas de cursos cujos ensinam a pensar, mas que poucas escolas utilizam
No dia que os alunos se formarem, poucos saberão de fato raciocinar.
Existem algumas coisas que não podemos fazer com os números e outras que não podemos fazer sem eles.
Língua Portuguesa - Frase, Oração e Período - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes.
A oração por terem sido feitos a partir de células do paciente (l.6) constitui uma razão para a oração anterior e poderia ser expressa por: porque seriam feitos a partir de células do paciente.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2004
Na oração "Vale a meritocracia" (l. 26) existe a presença de uma palavra nova formada por dois radicais que apresenta o poder do mérito. Relacione as palavras com os seus significados:
Assinale a alternativa com a seqüência CORRETA:
Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir.
Seriam mantidas a coerência e a correção gramatical do texto caso se substituísse já que (l.22) por qualquer uma das seguintes expressões: dado que, visto que, uma vez que.Quanto ao emprego dos sinais de pontuação, julgue os itens subseqüentes.
Não demorou muito para que os portugueses, descobrissem as propriedades dessa árvore e, aproveitassem a madeira para extrair um corante vermelho usado na tintura de tecidos e, também, como matéria-prima para tinta de escrever.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...