Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2004
Assinale a alternativa que apresenta o sinônimo da palavra em itálico na oração: "A mudança de diretrizes dos bancos de investimento é digna de encômios".
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito do texto acima e considerando as informações e os múltiplos aspectos do tema que ele focaliza, julgue os itens que se seguem.
A presença da preposição em Do esquema grego (l.10) é uma exigência sintática justificada pela regência da palavra sistema (l.13).
Atenção: As questões de números 1 a 6 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
O Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, assinou portaria que muda as regras de classificação indicativa para cinema, fitas de vídeo e DVDs. A portaria permite que crianças e adolescentes tenham acesso a salas de cinema cujo filme tenha recebido classificação imediatamente superior à faixa etária da criança, desde que acompanhada por seus pais. O principal objetivo das mudanças propostas pelo Ministério da Justiça seria a divisão da responsabilidade pelo conteúdo a que assistem crianças e adolescentes entre o Estado, a família e a sociedade.
Sem dúvida, situa-se nesse tripé a rede protetora que toda criança deveria ter, e isso está expressamente dito em nossa Constituição, no artigo 227. No entanto, considerando ser esse um tema com alto grau de subjetividade e delicadeza, já que diz respeito ao acesso a conteúdos que poderiam, em tese, afetar o desenvolvimento psicológico e emocional da criança e do adolescente, uma mudança dessa ordem deveria ter sido mais discutida com a sociedade.
(Rubens Naves, Folha de S. Paulo, 3 de julho de 2004, A3)
Uma portaria muda as normas de classificação das faixas etárias para cinemas, fitas de vídeo e DVDs. Seria preciso, porém, aplicar as normas, dando às normas maior flexibilidade, para que todos obedeçam às normas.
Para evitar repetição desnecessária, as expressões grifadas acima devem ser corretamente substituídas por
aplicá-las - dando-lhes - obedeçam a elas.
aplicar-as - dando-lhes - obedeçam-nas.
aplicar-nas - dando-as - obedeçam a elas.
aplicá-las - dando-as - obedeçam-nas.
aplicar-as - dando-lhes - obedeçam a elas.
As questões de números 40 a 45 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
... as leis comuns (ordinárias e complementares) são nulas. (final do 2o parágrafo) O emprego dos parênteses indica, no texto,
repetição desnecessária da frase anterior.
comentário sem valor no contexto.
hesitação em concluir o pensamento.
presença de um segmento explicativo.
citação exata de um documento.
A respeito das idéias e estruturas do texto acima e considerando aspectos atuais da política externa brasileira, julgue os itens seguintes.
A expressão "no plano interno" (L.15) está demarcada por vírgulas por exigência da mesma regra gramatical que justifica seu uso à linha 9: a inserção de uma circunstância.
Quanto ao emprego dos sinais de pontuação, julgue os itens subseqüentes.
Para piorar a situação o crescimento do pau-brasil é muito lento. Hoje em dia seu aproveitamento, é restrito apenas à fabricação de arcos para violinos.
A respeito das estruturas lingüísticas e das idéias do texto I, julgue os itens subseqüentes.
Seriam mantidos o sentido geral do texto e a correção gramatical se fosse retirada a conjunção "E" (L.3), e o artigo que a sucede fosse empregado em maiúscula.
Considerando as idéias expressas e as estruturas empregadas na construção do texto acima, julgue os itens a seguir.
A conjunção mas (l.23) estabelece, entre as duas orações do período, uma relação de adversidade.
Língua Portuguesa - Frase, Oração e Período - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com referência ao emprego das palavras no texto I e aos princípios de sintaxe oracional, julgue os itens subseqüentes, referentes à frase Não se pensa in vacuo. (l.21-22).
Por ser a oração iniciada por um advérbio de negação, não existe sujeito sintático oracional.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Leia o texto abaixo, para responder às questões de 20 a 24.
Se o valor de um vocábulo depende do contexto em que se encontra, em "concepção de linguagem como máscara do pensamento", a expressão sublinhada equivale a:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...