Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
No trecho deveria visar mais a um aumento (l.1-2), o emprego da preposição a é exigido pela presença da forma verbal no futuro do pretérito deveria (l.1).
Considerando-se a regra ortográfica de "auto-estima", qual dos vocábulos abaixo está corretamente grafado?
Auto-ajuda.
Auto-destruição.
Auto-biografia.
Auto-correção.
Auto-motriz
Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das idéias no texto acima.
Textualmente, o advérbio "daí" (L.2) estabelece uma referência temporal para a obtenção do sucesso.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
De acordo com a organização das idéias no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
O adjetivo caracterizados (l.3) está empregado no masculino plural para concordar com municípios (l.2).
Nas questões 15 a 17, assinale a opção que corresponde a erro gramatical.
Uma das formas de combustível renovável é a utilização do biodiesel, que é produzido com o óleo vegetal e até(1) com o(2) animal. Mais comumente(3) o biodiesel vem sendo feito à partir de(4) óleos vegetais, utilizando-se a mamona, a soja e o feijão. Nessa época de racionamento de energia, nada mais importante do que(5) encontrar combustíveis renováveis para a geração de energia, principalmente para o pequeno e médio consumidor.1
2
3
4
5
Está correta a articulação entre os tempos e os modos verbais na frase:c
Julgue os itens seguintes, a respeito das idéias e da organização do texto acima.
A substituição do sinal de dois-pontos depois de "ambigüidades" (R.2) pela conjunção porque preserva a correção gramatical e as relações semânticas do texto.
A partir do texto ao lado, julgue os itens a seguir.
Com referência ao emprego do sinal indicativo de crase, é correto substituir o período "No Brasil (...) as mulheres" (L.30-32) pela seguinte construção: As políticas públicas devem auxiliar, de forma igualitária, à população, em especial às crianças, aos idosos e às mulheres.
Considerando as idéias expressas e as estruturas empregadas na construção do texto acima, julgue os itens a seguir.
Na linha 17, o emprego do sinal indicativo de crase justificase por ter havido a fusão de dois a: o primeiro, uma preposição, exigida pela regência do verbo ensinar, e o segundo, um artigo definido, feminino, plural, que antecede ao substantivo crianças.
Com referência ao emprego das palavras no texto I e aos princípios de sintaxe oracional, julgue os itens subseqüentes, referentes à frase Não se pensa in vacuo. (l.21-22).
O núcleo do predicado é a forma verbal pensa, que, flexionada no modo indicativo, expressa atitude de certeza do autor em relação ao fato que ele enuncia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...