Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A partir do texto ao lado, julgue os itens a seguir.
O segundo parágrafo do texto é, predominantemente, descritivo, mas, a partir do terceiro parágrafo, o texto tem caráter dissertativo, por apresentar argumentos que defendem o ponto de vista do redator.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação às idéias e estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir.
Na linha 7, o emprego do plural em modernos indica que se deve interpretar esse adjetivo como qualificando tanto vida quanto homem.
Nas questões 15 a 17, assinale a opção que corresponde a erro gramatical.
Há(1) no mundo 438 reatores de energia atômica, distribuídos em 31 países. Os EUA possuem 104 delas(2), a França 59, o Japão 53, a Alemanha 19, a Rússia 29. O Brasil está em 21º lugar, com(3) duas usinas atômicas. Os problemas desse tipo de energia são(4) o risco de um acidente e o problema relacionado ao armazenamento dos dejetos(5) radioativos. Muitos países estão desativando suas unidades nucleares, como a Suécia, a Áustria, a Itália e a Alemanha.1
2
3
4
5
Para preencher corretamente as lacunas, deverão flexionar- se no singular os verbos indicados entre parênteses na frase:
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2004
As questões de números 13 a 19 referem-se ao texto que segue.
Todas as formas verbais estão corretamente flexionadas em
Três países não vêm com bons olhos a suspensão do abate de baleias.
Se não determos a matança das baleias, logo desapareceram todas as espécies existentes.
É necessário que se impeça a matança desordenada de baleias.
Era preciso que todos sabessem da importância da preservação das baleias.
Com arpões, os homens desfiriam golpes mortais às baleias.
O pronome de tratamento adequado para o endereçamento de comunicações oficiais a autoridades do Governo é:
Língua Portuguesa - Ortografia - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
TEXTO (servirá para responder as questões 1 a 4):
Em bem-sucedido (linha 1), o hífen foi empregado como recurso de ênfase.
Em bem-sucedido (linha 1), o hífen foi empregado como recurso de ênfase.
A palavra estagnação (linha 2) equivale a inércia.
Em "não havia necessidade de se ter um curso de administração", o se é pronome reflexivo.
Em Foi-se o tempo (linha 12), o se pode ser retirado da frase, sem que o sentido dela se altere.
Assinale o trecho que apresenta erro gramatical.
A energia elétrica pode ser obtida de várias maneiras, mas aquela obtida por meio da usina hidrelétrica é a mais conhecida e explorada no Brasil.
Pode-se obter energia das marés: constrói-se uma barragem para represar a água das marés quando essas estiverem altas; ao entrarem em queda geram energia, como nas usinas hidrelétricas.
A energia eólica é proveniente dos ventos, que possibilitam a movimentação de uma turbina ligada a um gerador que produz energia elétrica. O grande potencial eólico brasileiro encontra-se no Norte e Nordeste, parte da Bahia e de Minas Gerais e no Sul.
A energia nuclear é gerada pela radiação do elemento urânio, que é colocado em um recipiente próprio para gerar calor, que por sua vez aquecerá uma serpentina com água, produzindo vapor. As turbinas, ligadas a um gerador elétrico, produzem eletricidade por meio do vapor.
As usinas de biomassa utilizam resíduos orgânicos como carburantes. Há dois tipos: por vapor d'água e por gaseificação. As usinas por vapor d'água, que é mais utilizada e mais baratas, queimam material carburante em uma caldeira.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os fragmentos de texto apresentados nos itens a seguir quanto a pontuação, concordância, grafia e acentuação.
Mesmo na Europa haviam minorias que hoje reivindicam seu reconhecimento e, às vezes, de forma violenta, como no caso dos bascos na Espanha.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...