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Língua Portuguesa - Termos Integrantes da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, no que diz respeito ao emprego das classes de palavras e à sintaxe da oração e dos períodos do texto I.
Em Os velhos urubus entortaram o bico, o rancor encrespou a testa, e eles convocaram pintassilgos, sabiás e canários (l.16-18), as palavras sublinhadas desempenham a função sintática de objeto direto dos verbos a que estão ligadas.
Com relação ao texto acima, à redação de expedientes e à correção gramatical da linguagem nesse tipo de correspondência, julgue os itens a seguir.
A numeração dos parágrafos facilita uma eventual referência a passagens específicas nesse tipo de correspondência. Notese que o exemplo acima não foge a essa determinação e os parágrafos foram corretamente numerados.
Julgue os itens que se seguem, a respeito do fragmento acima, retirado e adaptado de um documento oficial do TCE/PE.
Ementas devem ser redigidas em frases nominais, razão pela qual o emprego de verbos como "emitir" e "fez jus" desrespeita as normas de redação de documentos oficiais.
Língua Portuguesa - Colocação Pronominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Tendo por base o texto acima, julgue os itens que se seguem.
Em "garantindo-lhe" (L.15), o pronome "lhe" exerce a função sintática de objeto indireto e refere-se a "cidadão" (L.14).
Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.
com o/ por que/ Assim/ na
para/pois /Portanto /à
no/ já que/ Ademais /em
pelo/ e /Desta forma /com
Assinale a alternativa em que se tenha usado corretamente o porquê.
Os perigos porque passamos fizeram-nos amadurecer.
Porque todos vão ficar calados você também vai ficar?
Não havia um por quê para a ausência da equipe.
Sem saber porque, todos ficaram atônitos.
Eles não se manifestaram, porquê?
Língua Portuguesa - Estrutura de Formação das Palavras - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando o texto acima, julgue os seguintes itens.
Tanto na formação da palavra Recírio (l.3) e como na da palavra reconduz (l.3) o prefixo re- está sendo empregado para conferir à palavra original a idéia de oposição.
À luz do fragmento de texto acima, julgue os itens a seguir, relativos a redação e correspondência oficial.
A passagem Navegar (...) Nações Unidas (l.3-10), para constar de uma circular com vistas a orientar o usuário no manuseio da Internet, deveria estar grafada no tempo verbal do pretérito perfeito.
Em relação ao texto, assinale a opção incorreta
O emprego de verbos na primeira pessoa do plural confere ao texto maior interação com o leitor.
A utilização da expressão "não é mole"(l.6) confere um certo grau de informalidade ao texto.
Em "desistir do que"(l.7) e em "do que é apenas"( l.8) o "do" é combinação de preposição e pronome e pode ser substituído por daquilo sem prejuízo para a correção do texto.
O emprego de "apenas"(l.8) intensifica a idéia de que "razoável"(l.8) é noção qualitativamente inferior a "certo e racional"(l.7e 8).
Pelos sentidos do texto, "reforço retórico"(l.10 e 11) é o oposto de "dose extra de declarações de intenções e de princípios"(l.11 e 12).
As questões de números 1 a 5 referem-se ao texto abaixo.
Substituindo a palavra tampão pelo seu plural, a frase: ... quando estourou o tampão do mirante... ficará corretamente reescrita em
... quando estourou os tampãos do mirante...
... quando estouraram os tampãos do mirante...
.. quando estourou os tampões do mirante...
... quando estourou os tampão do mirante...
... quando estouraram os tampões do mirante...
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