Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com base nas idéias e nas estruturas gramaticais do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Em fornecer-lhes (l.7), o pronome lhes, objeto indireto do verbo fornecer, refere-se ao antecedente cerca de um quarto da humanidade (l.5).
Assinale a opção em que o período atende plenamente às normas de constituição do período.
Há interesse recursal por parte da requerida, com vistas a uma sentença, a qual o juiz simplesmente homologa a desistência requerida pelo autor, é meramente processual, extinguindo assim, o feito, sem julgamento do mérito.
Não é o caso de suprimento de instância nem de desrespeito ao princípio da demanda, pois, ainda que o pedido tenha sido de cassação, por disposição processual cível, e a matéria seja de ordem pública, é lícito ao tribunal decidir.
O tribunal, conhecendo do recurso, deve dar-lhe provimento sob o fundamento de que rege o Código de Processo Civil, no tocante ao instituto da desistência, que após a citação da requerente, completa-se a relação jurídica, passando este a ter interesse jurídico no prosseguimento do feito.
O tribunal só poderá, ao julgar decisão terminativa, apreciar o mérito da causa se presente dois requisitos: matéria estritamente de direito e requerimento do requerente. Havendo quebra do princípio da demanda, caso não requerido pelo requerente conforme dispõe a norma.
O tribunal deve conhecer do recurso e dar-lhe provimento ao fundamento que como a causa estava devidamente instruída e apta para julgamento, o juiz deveria tê-la feito, devido ao princípio das relações jurídicas.
Com base no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Provoca-se erro gramatical com a substituição do trecho história, o que permite (l.5) por história; isso permite.
Julgue os itens seguintes, referentes ao emprego das classes de palavras e à sintaxe da oração e do período no texto I.
Ligam-se sintaticamente a sentimentos difusos (l.17) os seguintes substantivos abstratos: patriotismo, ódio, raiva, impotência, esperança e descrença.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação aos aspectos gramaticais do texto I, julgue os itens seguintes.
O particípio considerada (l.5) poderia estar corretamente flexionado no masculino, em concordância com a expressão um perigo sanitário e político (l.5).
As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto que segue.
Os candidatos que pretendem beneficiar-se das cotas serão fotografados. Na frase acima, há uma correta articulação entre os tempos verbais de pretendem e serão. Alterando-se esses tempos, uma correta articulação ocorreria entre as formas
pretenderiam e terão sido.
pretendessem e seriam.
pretenderam e tivessem sido.
pretendam e foram.
pretendiam e sejam.
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com base nas idéias e nas estruturas gramaticais do texto acima, julgue os itens que se seguem.
O pronome Ela (l.2) tem o mesmo referente que as formas verbais acentua (l.3) e impede (l.4).
No texto a seguir, assinale o trecho em que foi inserido erro de concordância.
Está em gestação uma sociedade de controle, que escapa aos rótulos simples do neoliberalismo ou do autoritarismo. Não parece autoritarismo, pois as escolhas por intermédio das eleições se oferecem periodicamente, embora o instinto do eleitor desconfie da relevância de seu voto.
Exemplo disso é a clamorosa abstinência que marcaram as eleições norteamericanas e, mais recentemente, o caso francês, em que o Partido Socialista foi excluído do turno final das eleições presidenciais de 2002 pela simples indiferença do seu eleitorado tradicional.
A opinião pública manifesta-se abertamente, jornais apóiam ou criticam, a crítica é permitida, mas tudo permanece igual. Não é neoliberalismo, porque raras vezes houve controles estatais tão severos e "intervenções" tão pesadas.
Agora mesmo, o ultraconservador George W. Bush anunciou um programa nitidamente keynesiano para vitaminar a economia norteamericana; Mrs. Tatcher realizou a mais pesada ação do Estado inglês para promover a privatização. O mesmo aconteceu, em menor escala, na França.
A ciência social, clássica e moderna, já havia advertido que o novo Leviatã não é o Estado, mas um controle à Orwell e Huxley, uma presença ausente ou uma estrutura invisível, um Big Brother que panopticamente tudo olha e vigia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...