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As questões de números 1 a 11 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
O texto estabelece uma relação de causa e efeito entre
as inúmeras guerras civis e a diversidade de idiomas falados num único território.
o número de falantes do idioma chinês e aqueles que usam o inglês, mesmo não sendo sua língua nativa.
a sistematização de um idioma garantida pela gramática e a realização literária feita por autores famosos.
a existência de uma língua soberana e a preservação da identidade cultural de seus falantes.
o desaparecimento de grande número de línguas e a possibilidade de haver um único idioma no mundo todo.
Julgue os fragmentos de texto apresentados nos itens a seguir quanto a pontuação, concordância, grafia e acentuação.
Conflitos e contradições também se encontram na França e na Alemanha. Na França, o caso do véu islâmico, fala por si só, e na Alemanha, a interminável discussão sobre a integração dos turcos e o direito à dupla nacionalidade volta sempre.
Com relação ao texto acima, julgue os seguintes itens.
Preservam-se as relações semânticas do texto e sua correção gramatical ao se substituir o sinal de dois-pontos na linha 13 por vírgula seguida do termo que é.
Quando de plano identificamos um indivíduo com sua função, não vemos mais esse indivíduo como indivíduo, consideramos esse indivíduo um número, um arquivo, um posto, uma sigla, e assim destituímos esse indivíduo de toda a sua humanidade. Evitam-se as abusivas repetições da frase substituindo-se os termos sublinhados, respectivamente, por:
Língua Portuguesa - Emprego dos PORQUÊS - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, no que diz respeito ao emprego das classes de palavras e à sintaxe da oração e dos períodos do texto I.
O vocábulo porque, indicando a circunstância de causa nas linhas 21 e 23, pode ser grafado separadamente, sem que ocorra erro de grafia, porque a frase não é interrogativa.
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em relação às idéias e estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir.
A expressão de energia (l.18) funciona na oração como complemento da palavra impactos (l.17).
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com base no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Preservam-se a coerência textual e o respeito às regras gramaticais ao substituir acoplada (l.6) por aliada.
Considerando a estrutura do parágrafo acima, julgue os itens subseqüentes.
A inclusão de uma vírgula logo após "mito" (L.4) não melhora a qualidade da redação do parágrafo nem lhe assegura a correção gramatical.
Com base no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
O termo que sucede o sinal de dois-pontos na linha 11 tem a função de introduzir uma enumeração de elementos caracterizadores de mercado (l.10), que justificam porque este é considerado via de mão única (l.11).
Texto III – itens de 21 a 30
Com relações às idéias d o texto III e a aspectos morfossintáticos, julgue os itens subseqüentes.
O trecho " a fascinação ( ...) imaginárias" (L.12-15) suscita duas observações: há, nele, indicadores da subjetividade do autor — " fascinação verdadeiramente turística" e " inevitável bizarria " —; a inserção da vírgula após " crenças" (L.14), no lugar do ponto, seguida de alteração da inicial maiúscula, atenderia ao que prescreve a norma gramatical.
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