Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base no trecho acima, adaptado de uma portaria ministerial, julgue os seguintes itens, a respeito de sua organização lingüística.
Na ementa da portaria, seriam preservadas a correção gramatical e a adequação do texto se, em lugar da preposição "sobre", a preposição utilizada para o complemento da forma verbal "Dispõe" fosse de, e se registrasse aí a contração com o artigo: Dispõe da.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito da organização das idéias do texto acima, julgue os itens seguintes.
O pronome quais (l.6) está no plural porque se refere a palavras (l.5).
Segundo estudo da Ordem dos Advogados dos Estados Unidos, utilizarem-se(1) um computador para cometer(2) furto, fraude, extorsão ou lavagem de dinheiro não representa(3) automaticamente um cybercrime, podendo essas violações serem processadas( 4) regularmente por força das leis criminais em vigor, independentemente de terem sido praticadas( 5) com o concurso de computadores ou outra forma tecnológica de manipulação de informação.
Adaptado de Nehemias Gueiros Júnior)
Julgue o emprego do sinal indicativo de crase nos itens que se seguem.
A busca de soluções capazes de propiciar à humanidade a solução de seus problemas é o intuito maior de qualquer indivíduo que se dedique à pesquisa científica.
A partir do texto acima, julgue os itens seguintes.
Quanto à circunstância temporal, o texto estrutura-se na seguinte seqüência: no primeiro parágrafo, predomina o presente; no segundo, o futuro; no terceiro, o passado.
Considerando a estrutura do parágrafo acima, julgue os itens subseqüentes.
A correção gramatical e os sentidos do texto seriam mantidos caso se optasse pelas seguintes reescrituras de passagens com a forma verbal "é": nas linhas 1 e 2, tem bastante influência; na linha 5, serve para registros.
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, referentes ao texto acima.
Na linha 24, o termo lhes é um pronome pessoal que se refere a esses signos e mensagens (l.23) e exerce a função de objeto indireto da forma verbal desse (l.26-27).
À luz do fragmento de texto acima, julgue os itens a seguir, relativos a redação e correspondência oficial.
As idéias do texto, da forma como estão estruturadas, não podem constar do fechamento de um ofício circular.
Com relação à estrutura e aos aspectos gramaticais do texto A ilha e a gramática, julgue os itens subseqüentes.
Considerando o emprego da vírgula na linha 6, é correto inferir que todo leitor continental mora em uma grande cidade.
Julgue o emprego do sinal indicativo de crase nos itens que se seguem.
Aspirava à participar das atividades científicas do pai àquela criança esperta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...