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Marque a única das substituições propostas que mantém a correção gramatical do texto abaixo transcrito.
Numere os seqüencializadores na ordem em que devem preencher as lacunas do texto, de modo a garantirlhe coesão. A seguir, marque a ordenação correta.
2, 5, 3, 4, 1, 6.
1, 3, 2, 6, 5, 4.
4, 2, 3, 6, 1, 5.
3, 4, 1, 5, 2, 6.
6, 1, 3, 5, 2, 4.
Julgue os itens a seguir, no que diz respeito ao emprego das classes de palavras e à sintaxe da oração e dos períodos do texto I.
As conjunções mas (l.3) e para (l.5) são coordenativas e expressam, respectivamente, as idéias de adversidade e de adição.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2004
Nas questões 69 a 72, baseadas em Manuel Bandeira, escolha o segmento do texto que não está isento de erros gramaticais e de ortografia, considerando-se a ortodoxia gramatica
Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, nasceu em 1738 e era filho natural do mestre de obras português, Manuel Francisco Lisboa.
Aleijadinho teve vários irmãos paternos. Um deles, o Padre Félix, também trabalhou na talha.
Os livros de medicina é provável que os lessem em busca de conhecimento para tratamento e lenitivo de sua medonha enfermidade.
Sabe-se que, depois de adulto, a sua principal leitura era a Bíblia, alimento de sua arte, toda ela de inspiração religiosa.
Antônio Francisco freqüentou apenas a classe de primeiras letras.
Assinale a alternativa em que o sufixo formador da palavra apresente o mesmo valor que o presente no vocábulo "dirigente" (L.2).
crescimento (L.5)
investimentos (L.6)
persistência (L.8)
rendimento (L.12)
trabalhador (L.18)
Dentre as alternativas abaixo, há apenas uma que não apresenta ambigüidade. Indique-a.
"recortava" e "certinho"
"brincando" e "formulários"
"trabalhava" e "erotismo"
"puramente" e "multinacional"
"sobretudo" e "beleza"
Julgue a pontuação, a concordância e a regência dos fragmentos de texto contidos nos itens subseqüentes.
No início de cada ano letivo às escolas aportam vendedores, com a oferta de coleções de livros milagrosos: que ao ser lida a história que contam, desperta o gosto pela leitura.
Os trechos seguintes constituem um texto, mas estão desordenados. Ordene-os de forma a comporem um texto coeso e coerente e, a seguir, assinale a opção correta.
( ) É uma proposta que envolve medidas práticas, como a alteração dos horários da administração pública, dos serviços públicos e das escolas; a diminuição ou a remodelagem dos tempos de trabalho, flexibilizados nas empresas; mudanças nos espaços de trabalho.
( ) Essas não seriam senão medidas paliativas, remendos administrativos, para facilitar a difícil conciliação entre vida privada e vida profissional, não fosse a reengenharia do tempo uma aposta em que está em jogo o reconhecimento da diversidade de homens e mulheres, de sua incontornável igualdade de direitos e de aspiração à liberdade e à felicidade.
( ) A reengenharia do tempo é uma tentativa de repensar o cotidiano de homens e mulheres, com vistas a aumentar sua qualidade de vida e seu produto de felicidade bruto.
( ) É, portanto, a reengenharia do tempo um exercício cujo objetivo último é reabrir a discussão sobre o sentido da vida, relembrar a importância dos atos gratuitos, dos laços de afeto e solidariedade.
(Adaptado de Rosiska Darcy de Oliveira)
Língua Portuguesa - Redação oficial - Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) - 2004
O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão.Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna. Sobre o memorando, é correto afirmar que:
segue o modelo do padrão ofício, quanto a sua forma com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.
os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento, para evitar desnecessário aumento do número de comunicações.
somente podem ser utilizados em comunicações de um nível hierárquico superior para um nível inferior.
o seu destinatário deve ser mencionado pelo nome completo e apelido para facilitar a identificação.
Considerando as idéias expressas e as estruturas empregadas na construção do texto acima, julgue os itens a seguir.
O texto permanecerá gramaticalmente correto caso a passagem roubar tudo de que precisa (l.23) seja reescrita como roubar tudo que precisa.
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