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Língua Portuguesa - Termos Essenciais da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, referentes aos tópicos e estruturas do texto acima.
O singular em é regra (l.5) atende à concordância com o sujeito oracional desse predicado: por incrível que pareça (l.3).
As questões de 21 a 30 relacionam-se com o texto abaixo. Leia-o com atenção antes de responder a elas.
"REPÓRTER – Os sindicatos não se oporiam a mecanismos de punição?
Ministro – Duvido."
Mantêm-se a coesão e a correção gramatical, sem se alterar significativamente o valor semântico original do excerto acima, em
interpelado pelo jornalista se os sindicatos não se oporiam a mecanismos de punição, o Ministro teria respondido que duvidou.
o jornalista perguntou se os sindicatos se teriam oposto a mecanismos de punição e o Ministro respondeu ter duvidado.
o Ministro respondeu à pergunta do jornalista relativa à possibilidade dos sindicatos se oporem a mecanismos de punição, dizendo que duvidara.
Toda sala foi limpa.
A campanha foi realizada por toda empresa.
Toda a natureza se revolta contra os ataques do homem.
Toda vez que você vier, não se esqueça de falar com o secretário.
Toda criança tem direito a ser tratada com respeito.
Julgue os itens a seguir, no que diz respeito ao emprego das classes de palavras e à sintaxe da oração e dos períodos do texto I.
O predicado de A floresta foi invadida por bandos de pintassilgos tagarelas, oração na voz ativa, classifica-se como verbal, e o sujeito é bandos de pintassilgos tagarelas.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito do texto acima, julgue os seguintes itens.
O deslocamento da expressão adverbial segundo o relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) (l.5-6) para o início do período não prejudica a coerência ou a correção gramatical do texto, desde que sejam feitos os ajustes nas letras maiúsculas e minúsculas.
"...se é que vai algum dia..." (L.10)
"...enquanto não se acha o jeito de fazer o ovo de Colombo ficar de pé." (L.17-18)
"O que se faz?" (L.25)
"Não se está dizendo aqui que tais medidas sejam, por definição, equivocadas." (L.30-31)
"...agora, o que se está fazendo é buscar "acalmar" os que temem perder lucros na fase de transição." (L.41-42)
As questões de números 11 a 15 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Nos segmentos abaixo ocorre a substituição de expressões do texto pelos pronomes correspondentes. O pronome está empregado de modo INCORRETO, considerando-se também sua colocação, na alternativa:
que explicam a ocorrência = que explicam-lhe.
o que atrai os tubarões = o que os atrai.
seguir grandes embarcações = segui-las.
com os barcos despejando restos = despejando-os.
que tem acompanhado a situação = que a tem acompanhado.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao texto acima.
De acordo com a organização das idéias no texto, mantém-se a correção gramatical ao se substituir "diz respeito" (R.1) por refere.
Assinale a alternativa em que o exemplo confirma a definição, no que se refere aos recursos estilísticos da linguagem:
Elipse é uma figura de sintaxe em que a omissão de termo se deduz facilmente pelo contexto, embora não venha expresso (não esteja explícito), como na frase de Clarice Lispector: "Na rua deserta, nenhum sinal de bonde."
O polissíndeto é um recurso sintático que consiste na repetição do conectivo na coordenação de termos ou orações, como se observa nesta passagem de Graciliano Ramos: "Foi apanhar gravetos, trouxe do chiqueiro das cabras uma braçada de madeira meio roída pelo capim, arrancou touceiras de macambira, arrumou tudo para a fogueira."
A prosopopéia ou personificação é um recurso semântico que consiste em atribuir características de seres animados a seres inanimados, como em: "Faria isso mil vezes se fosse preciso."
Eufemismo consiste em substituir uma expressão por outra menos brusca, isto é, consiste em suavizar alguma asserção desagradável, como em: "Seu aproveitamento na escola não podia ter sido melhor: aprovado em apenas seis matérias."
A partir das idéias, da tipologia e da estrutura do texto I, julgue os itens a seguir.
O primeiro período, com a forma verbal no pretérito, aconteceu, e a apresentação de circunstâncias de tempo e de lugar, já mostra ao leitor que o texto será, predominantemente, narrativo.
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