Questões de Língua Portuguesa

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com base no texto anterior e a respeito de redação de expediente, julgue os seguintes itens.

Considerando que “Memorial” é “um documento escrito relativo às lembranças, às vivências de alguém, visando ao pleito de algum benefício”, para que o texto acima pudesse ser assim classificado e servisse à finalidade a que se propõe, deveria estar redigido na forma verbal do pretérito perfeito do indicativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia atentamente o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.

A ilusão é a percepção deformada de um objeto real e presente. Por si mesma, a ilusão não constitui sintoma de doença mental. Em determinadas condições, entre as quais se incluem os estados emocionais mais ou menos intensos e a falta de atenção, podem ser observadas ilusões até mesmo em pessoas normais. A emoção tem o poder de transformar ilusoriamente nossas percepções. Diz-se comumente que não há lobos pequenos, todos são enormes, porque o medo intervém na apreciação das dimensões. Um estado emocional patológico pode intensificar ao máximo a tendência às ilusões. Nos doentes mentais, as ilusões são devidas à perturbação da atenção, a influências emocionais e a alterações da consciência. No meio hospitalar, observase que certos pacientes têm uma tendência acentuada para apresentar fenômenos ilusórios. Exemplos: às vezes, um cobertor abandonado sobre o leito, uma toalha pendurada são percebidos como figuras humanas. O martelo de percussão é confundido com um instrumento ameaçador. Muitos enfermos angustiados não permitem que se tome a pressão arterial, porque vêem no tensiômetro um instrumento perigoso, que pode ocasionar a morte. Alguns doentes manifestam receio das lâmpadas do teto, pois nelas vêem olhos ou aparelhos que emitem raios elétricos. Entre os equívocos sensoriais relacionados com o aparelho auditivo, observa se com freqüência o seguinte: numa conversação entre pessoas que se encontram próximas do doente, especialmente se realizada em voz baixa, este ouve frases relacionadas com a sua pessoa; também é comum que, no ruído da rua, o doente ouça injúrias e ameaças.

(Adaptado de PAIM, Isaias. Curso de psicopatologia. 3 ed. São Paulo, Editora Grijalbo, 1976, p. 31.)

"Exemplos: às vezes, um cobertor abandonado sobre o leito, uma toalha pendurada são percebidos como figuras humanas. O martelo de percussão é confundido com um instrumento ameaçador."

Esse trecho do texto estaria mais bem pontuado caso se procedesse à seguinte substituição:

  • A.

    Do ponto pelo ponto-e-vírgula após a expressão figuras humanas.

  • B.

    Dos dois-pontos pelo travessão após a palavra Exemplos.

  • C.

    Dos dois-pontos pela vírgula após a palavra Exemplos.

  • D.

    Da vírgula pelo ponto-e-vírgula após a palavra leito.

As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.

É crescente a importância do aparelho jurídico. Muita gente atribui ao aparelho jurídico a tarefa de bem responder a tudo o que se espera do aparelho jurídico. Se não dermos crédito ao aparelho jurídico, acreditaremos em quê?

Evitam-se, de modo correto, as viciosas repetições do texto acima substituindo-se os elementos sublinhados por, respectivamente:

  • A.

    lhe atribui - dele espera-se - o dermos crédito

  • B.

    atribui-lhe - dele se espera - lhe dermos crédito

  • C.

    o atribui - dele se espera - dermos-lhe crédito

  • D.

    atribui-lhe - dele espera-se - dermos-lhe crédito

  • E.

    o atribui - se espera dele - o dermos crédito

 

A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.

A forma verbal “significa” (l.9) está empregada no singular para concordar com “uma fonte importante” (l.10).

  • C. Certo
  • E. Errado

As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

... os índios também poderiam fugir dos clichês... (final do 1o parágrafo)

O emprego da forma verbal grifada na frase acima introduz no contexto

  • a.

    a certeza da realização de um fato, no presente ou no futuro.

  • b.

    o desejo de que a ação se realize, no presente ou no futuro.

  • c.

    a impossibilidade de que a ação se realize no futuro.

  • d.

    uma ação continuada no passado, que se prolonga até o momento da fala.

  • e.

    um fato de ocorrência possível, na dependência de certa condição.

 

A partir das estruturas lingüísticas do texto I, julgue os itens subseqüentes.

O trecho “Estavam cultivando células cerebrais desses animais por outros motivos quando observaram grandes esferas — com cerca de 15 mil células — flutuando na cultura” (l.55-57) permanecerá coerente e gramaticalmente correto se for substituído por Estavam cultivando às células cerebrais desses animais por outros motivos quando observou-se grandes esferas flutuando na cultura (com cerca de 15 mil células).

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Em cada item a seguir, é apresentada, em negrito, uma proposta de significado que deve ser julgada quanto a sua adequação à palavra ou expressão do texto II indicada entre aspas.

“materialização” (l.19) = concretização

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no texto anterior e a respeito de redação de expediente, julgue os seguintes itens.

A data e a assinatura, colocadas à margem direita do papel, são distribuições aconselhadas tanto para atas quanto para cartas circulares.

  • C. Certo
  • E. Errado

"por onde os detentos passaram"; a preposição POR, nesse segmento, tem seu uso determinado pelo verbo passar. A construção INADEQUADA, entre as que estão abaixo, é:

  • A.

    de onde os detentos vieram;

  • B.

    para onde os detentos foram;

  • C.

    onde os detentos trabalham;

  • D.

    até onde os detentos chegaram;

  • E.

    aonde os detentos se esconderam.

Acerca das idéias e das estruturas do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Os parênteses utilizados na linha 10 podem ser substituídos, sem prejuízo para a coerência e a correção gramatical do texto, por travessões.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...