Questões de Língua Portuguesa

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

 

Em cada item a seguir, é apresentada, em negrito, uma proposta de significado que deve ser julgada quanto a sua adequação à palavra ou expressão do texto II indicada entre aspas.

“à impressa” (l.6) = ao jornalismo

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.

A utilização do pronome “Vossa Excelência” imprime mais deferência ao tratamento do que se houvesse sido empregada a forma “Vossa Senhoria”.

  • C. Certo
  • E. Errado

Se é certo,(1) como afirmava Machado de Assis,(1) que a ocasião faz o furto,(2) pois o ladrão já nasce feito,(2) há de se concordar que determinadas circunstâncias funcionam como autênticos chamarizes, incentivando o desvio de conduta,(3) mormente numa época de apelo fácil ao consumismo desenfreado e de mitigação de valores morais. A capacitação profissional de agentes é condição imprescindível,( 4) para uma boa administração, no mais amplo sentido. Parece ser consenso que os holofotes devem estar voltados, (5) a par do aprimoramento técnico,( 5) à formação humanística dos servidores, o que envolve, necessariamente, a lapidação de valores éticos e morais.

(Adaptado de Marco Aurélio Farias de Mello - Revista Consultor Jurídico, 12 de novembro de 2002)

Assinale a opção que corresponde à vírgula (ou ao par de vírgulas) empregada de forma incorreta.

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4
  • E. 5

Embora não tenha sido uma opção do autor, a alternativa em que a opção por utilizar a vírgula estaria também correta é:

  • A.

    "Quando eu era menino e estudava piano aprendi a tocar uma versão facilitada do Carnaval de Veneza". (linha 1-2)

  • B.

    "Quando eu era menino e estudava piano aprendi a tocar uma versão facilitada do Carnaval de Veneza". (linha 1-2)

  • C.

    "O teatro é algo que precisa de um público para existir". (linha 11)

  • D.

    "Não somos nós que pintamos as máscaras". (linha 16)

  • E.

    "As máscaras de carnaval podem ser colocadas e tiradas pela própria pessoa". (linha 30)

Com relação ao texto acima, julgue os seguintes itens.

A flexão de singular na forma verbal “ficou” (l.11) é exigência das regras de concordância com “final” (l.10).

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à concordância, julgue os fragmentos de texto contidos nos itens a seguir.

São 40 shows semanais, que reúnem até 200 músicos para um público de 14 mil pessoas, das quais, em média, duas mil visitam diariamente as exposições na Galeria da Estação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que o texto acima é um trecho destacado e adaptado de um parecer do MCT, julgue os itens a seguir.

Mantém-se o respeito ao uso do padrão culto da linguagem ao se empregar, alternativamente, devem em lugar de “deve” (l.8).

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, a respeito do texto acima.

O emprego do pronome “se”, nas linhas 1 e 16, marca a formalidade da linguagem utilizada e indica, nas duas ocorrências, que o sujeito da oração é indeterminado, impessoal.

  • C. Certo
  • E. Errado

As questões de números 11 a 15 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

... que haja uma correlação significativa ... (início do 2º parágrafo)

O verbo que se apresenta no mesmo tempo e no modo da forma verbal grifada acima está na frase:

  • A.

    Tubarões atacam surfistas e banhistas nas praias.

  • B.

    Não se registraram casos de ataque antes da década de 90.

  • C.

    Duas espécies de tubarões comportam-se de maneira mais agressiva.

  • D.

    É importante que os surfistas se mantenham dentro desses limites.

  • E.

    Os ataques aos banhistas nas praias começam na década de 90.

Julgue os itens a seguir quanto à correção gramatical e às idéias gerais do texto I.

As vítimas de doenças degenerativas e com danos cerebrais anseiam por saber se, um dia, tais células poderão curá-los.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...