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No Texto II, os significados de "querelas" (l. 6) e "anacrônico" (l. 9), respectivamente, são:
debates e hodierno.
discussões e retrógrado.
queixas e histórico.
questões e discordante.
mazelas e ultrapassado.
Consideradas as normas gramaticais quanto ao emprego e colocação de pronomes, a única frase INCORRETA é:
Sociedades menos livres, que suportaram opressores a humilhá-las, devem a eles o anseio por uma nova ordem, em cujas bases se apoiaram para submetê-los à lei.
O analista não respondeu a muitas questões sobre a citada crise, mas o fará assim que tiver mais tempo para esmiuçá-las aos interessados.
Muitas são as descrenças quanto aos valores da modernidade; na realidade, nem sabemos se os compreendemos bem, a eles, que configuram uma maneira de ver o mundo.
O fato de eles estarem propondo a reconsideração do conceito de liberdade não os faz defensores da tirania; pelo contrário, eles nos incitam a ampliar os limites daquela.
Se aquele que apresentava suas propostas buscava a atenção e o apoio dos participantes do congresso, não recebeu-os logo; precisou argumentar muito para lhes convencer.
Assinale a opção em que todos os sinais de pontuação foram empregados de acordo com a norma gramatical.
Já se disse várias vezes que a pós-modernidade morreu, mas ninguém até agora havia afirmado de forma tão cabal, que ela nem sequer existiu. É justamente o que defende o filósofo Gilles Lipovetsky. Ele argumenta que, desde os anos 50, o mundo vive uma intensificação jamais vista do tripé, que sempre caracterizou a modernidade: o mercado, o indivíduo e a escalada técnico-científica.
A partir dos anos 80, com o avanço brutal da globalização e das novas tecnologias de comunicação, esse fenômeno – que ele batizou de hipermodernidade – adquire uma velocidade espantosa, passando a interferir diretamente sobre comportamentos e modos de vida.
Mais do que um lance de retórica, o termo hipermodernidade define a situação paradoxal da sociedade contemporânea, dividida de modo quase esquizofrênico entre a cultura do excesso e o elogio da moderação. De um lado, diz Lipovetsky, "é preciso ser, mais moderno que o moderno, mais jovem que o jovem, estar mais na moda, que a própria moda"; de outro, valorizam-se "a saúde, a prevenção, o equilíbrio, o retorno da moral ou das religiões orientais".
Esse convívio frenético de ordem e desordem – ou "caos organizador", como define Lipovetsky – que identifica a sociedade hipermoderna, resulta paradoxalmente, na fragilização do indivíduo, que vê ruir as antigas formas de coesão social – Estado, religião, partidos revolucionários.
Otimista – "isso hoje, é um defeito" –, ele rebate visões apocalípticas sobre o futuro e diz, que as crises sempre foram inerentes ao capitalismo – "sistema flexível, que aceita críticas e sabe se adaptar".
Julgue se os trechos do texto abaixo foram transcritos de forma gramaticalmente correta.
I e IV
I, II e III
II, III e IV
III, IV e V
IV, V e VI
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2004
O título do texto alude a uma sociedade "doente", o que só não aparece explicitamente indicado em:
"...aceita-se a agressão..."
"...convive-se com os preconceitos..."
"...priorizam-se o lucro e o consumo..."
"...a violência nas escolas foi debatida..."
"...desrespeitam-se os direitos humanos..."
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, com relação à tipologia, às estruturas gramaticais e às idéias do texto ao lado.
A oração Para marcar o período de uma semana (l.19-20) inicia-se por uma preposição e indica a finalidade da realização da ação expressa pela oração seguinte.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com respeito a aspectos gramaticais e à compreensão das idéias do texto I, julgue os seguintes itens.
Nas linhas de 15 a 21, predomina o emprego de palavras com sentido figurado.
No Texto I, a palavra concepção (l. 31) tem o mesmo significado que:
criação.
geração.
idéia.
história.
projeção.
Assinale a opção em que a oração subordinada é substantiva.
"... em que para cada novo graduado havia um emprego descrito por uma palavra com a mesma raiz."( l. 9-11)
"... porque o número de diplomados do ensino superior tende a crescer bem mais rápido ..." (l. 18-20)
"... em que é preciso cursar os quatro anos do ensino superior," (l. 23-24)
"... que o emprego terá outro nome," (l. 40-41)
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