Questões de Língua Portuguesa

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No Texto II, os significados de "querelas" (l. 6) e "anacrônico" (l. 9), respectivamente, são:

  • A.

    debates e hodierno.

  • B.

    discussões e retrógrado.

  • C.

    queixas e histórico.

  • D.

    questões e discordante.

  • E.

    mazelas e ultrapassado.

Consideradas as normas gramaticais quanto ao emprego e colocação de pronomes, a única frase INCORRETA é:

  • A.

    Sociedades menos livres, que suportaram opressores a humilhá-las, devem a eles o anseio por uma nova ordem, em cujas bases se apoiaram para submetê-los à lei.

  • B.

    O analista não respondeu a muitas questões sobre a citada crise, mas o fará assim que tiver mais tempo para esmiuçá-las aos interessados.

  • C.

    Muitas são as descrenças quanto aos valores da modernidade; na realidade, nem sabemos se os compreendemos bem, a eles, que configuram uma maneira de ver o mundo.

  • D.

    O fato de eles estarem propondo a reconsideração do conceito de liberdade não os faz defensores da tirania; pelo contrário, eles nos incitam a ampliar os limites daquela.

  • E.

    Se aquele que apresentava suas propostas buscava a atenção e o apoio dos participantes do congresso, não recebeu-os logo; precisou argumentar muito para lhes convencer.

Assinale a opção em que todos os sinais de pontuação foram empregados de acordo com a norma gramatical.

  • A.

    Já se disse várias vezes que a pós-modernidade morreu, mas ninguém até agora havia afirmado de forma tão cabal, que ela nem sequer existiu. É justamente o que defende o filósofo Gilles Lipovetsky. Ele argumenta que, desde os anos 50, o mundo vive uma intensificação jamais vista do tripé, que sempre caracterizou a modernidade: o mercado, o indivíduo e a escalada técnico-científica.

  • B.

    A partir dos anos 80, com o avanço brutal da globalização e das novas tecnologias de comunicação, esse fenômeno – que ele batizou de hipermodernidade – adquire uma velocidade espantosa, passando a interferir diretamente sobre comportamentos e modos de vida.

  • C.

    Mais do que um lance de retórica, o termo hipermodernidade define a situação paradoxal da sociedade contemporânea, dividida de modo quase esquizofrênico entre a cultura do excesso e o elogio da moderação. De um lado, diz Lipovetsky, "é preciso ser, mais moderno que o moderno, mais jovem que o jovem, estar mais na moda, que a própria moda"; de outro, valorizam-se "a saúde, a prevenção, o equilíbrio, o retorno da moral ou das religiões orientais".

  • D.

    Esse convívio frenético de ordem e desordem – ou "caos organizador", como define Lipovetsky – que identifica a sociedade hipermoderna, resulta paradoxalmente, na fragilização do indivíduo, que vê ruir as antigas formas de coesão social – Estado, religião, partidos revolucionários.

  • E.

    Otimista – "isso hoje, é um defeito" –, ele rebate visões apocalípticas sobre o futuro e diz, que as crises sempre foram inerentes ao capitalismo – "sistema flexível, que aceita críticas e sabe se adaptar".

Assinale a alternativa em que a palavra NÃO siga a mesma regra de acentuação que "óbvio" (L.19).

  • A. necessário (L.8)
  • B. juízes (L.24)
  • C. início (L.46)
  • D. cenário (L.47)
  • E. monetário (L.53)

Julgue se os trechos do texto abaixo foram transcritos de forma gramaticalmente correta.

  • A.

    I e IV

  • B.

    I, II e III

  • C.

    II, III e IV

  • D.

    III, IV e V

  • E.

    IV, V e VI

O título do texto alude a uma sociedade "doente", o que só não aparece explicitamente indicado em:

  • A.

    "...aceita-se a agressão..."

  • B.

    "...convive-se com os preconceitos..."

  • C.

    "...priorizam-se o lucro e o consumo..."

  • D.

    "...a violência nas escolas foi debatida..."

  • E.

    "...desrespeitam-se os direitos humanos..."

Julgue os itens a seguir, com relação à tipologia, às estruturas gramaticais e às idéias do texto ao lado.

A oração “Para marcar o período de uma semana” (l.19-20) inicia-se por uma preposição e indica a finalidade da realização da ação expressa pela oração seguinte.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Com respeito a aspectos gramaticais e à compreensão das idéias do texto I, julgue os seguintes itens.

Nas linhas de 15 a 21, predomina o emprego de palavras com sentido figurado.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

No Texto I, a palavra concepção (l. 31) tem o mesmo significado que:

  • A.

    criação.

  • B.

    geração.

  • C.

    idéia.

  • D.

    história.

  • E.

    projeção.

Assinale a opção em que a oração subordinada é substantiva.

  • A.

    "... em que para cada novo graduado havia um emprego descrito por uma palavra com a mesma raiz."( l. 9-11)

  • B.

    "... porque o número de diplomados do ensino superior tende a crescer bem mais rápido ..." (l. 18-20)

  • C.

    "... em que é preciso cursar os quatro anos do ensino superior," (l. 23-24)

  • D.

    "... que o emprego terá outro nome," (l. 40-41)

  • E. "... que requerem diploma superior," (l. 50)
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