Questões de Língua Portuguesa

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A alternativa abaixo em que o conectivo em destaque tem seu valor semântico erradamente indicado é:

  • A.

    "...não há polícia suficiente para fazê-la ser cumprida" = finalidade

  • B.

    "...uma originalidade brasileira como a jabuticaba." = comparação

  • C.

    "...muita lei que não pega por falta dessa sintonia" = causa

  • D.

    "...existe uma lei óbvia segundo a qual..." = ordenação

  • E.

    "...mas raramente usam capacete" = adversidade

Com respeito a aspectos gramaticais e à compreensão das idéias do texto II, julgue os seguintes itens.

A expressão “do espaço” (l.35) poderia, sem alteração do sentido do texto, ser substituída por da Estação das Docas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir das informações do texto II e com base nos princípios de redação e correspondência oficial, julgue os itens a seguir.

Para que a informação constasse de um relatório técnico, realizado em razão de inspetoria a administradoras, deveria estar assim redigida: “As administradoras afirmaram que a elevação do preço dos aluguéis as está preocupando há mais de três meses, pois não têm encontrado locatários para os imóveis, e que muitos proprietários preferem manter seus apartamentos fechados, aguardando que a situação mude, para que possam encontrar inquilinos confiáveis.”

  • C. Certo
  • E. Errado

Para tornar o texto anterior gramaticalmente correto, julgue se é necessário substituir

"é o seu" (L.1-2) por são os seus.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ciclos de alto desemprego foram comuns no capitalismo do século XIX e início do XX, e, (1) embora nenhum deles tenha tido a profundidade da Grande Depressão, revelavam dramas sociais terríveis. No entanto, por que, em geral, não tinham conseqüências políticas maiores?(2) A razão era simples: (3) fora dos Estados Unidos e de parte da França, a maioria dos trabalhadores, (4) era pobre, e pobre não tinha direitos políticos, (5) não votava.

(Adaptado de J. Carlos de Assis, A Crise da Economia enquanto Crise do Trabalho)

Assinale a opção que corresponde a emprego incorreto do sinal de pontuação.

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4
  • E. 5

Ordene os segmentos seguintes de modo a formar um texto coeso, levando em conta os sinais de pontuação necessários para garantir essa coesão. A seguir, marque a ordenação correta.

  • A.

    4, 3, 1, 7, 6, 2, 5

  • B.

    5, 1, 2, 6, 4, 3, 7

  • C.

    2, 3, 7, 5, 4, 6, 1

  • D.

    3, 4, 1, 6, 7, 2, 5

  • E.

    2, 6, 3, 4, 1, 5, 7

Assinale o trecho do texto em que, na transcrição, foi inserido erro gramatical.

  • A.

    Hoje, a elevação da taxa de crescimento da economia só pode ser alcançada se o ritmo de expansão das exportações for maior do que a velocidade de avanço das importações.

  • B.

    Na atual conjuntura de grave restrição externa, a elevação sustentada da taxa de crescimento da economia - acompanhada do aumento simultâneo do investimento e do saldo comercial - só pode ser alcançada se o ritmo de expansão das exportações for maior do que a velocidade em que avançam as importações.

  • C.

    O País marcou passo no que se refere à sua pauta de exportações, concentrando as receitas nos produtos cujas vendas crescem menos quando a demanda externa aumenta (commodities agrícolas e industriais) e tornando as exportações mais dependentes de países (América Latina) que estão em recessão ou com problemas graves de financiamento do balanço de pagamentos.

  • D.

    A desvalorização cambial vai, é claro, melhorar o lucro dos exportadores e permitirem uma concorrência em preços, mas o real mais fraco não estimula necessariamente o crescimento do valor das exportações e ainda encarece as importações.

  • E.

    As dificuldades vão além do estímulo à produção corrente e à ocupação da capacidade já instalada. A dilaceração de algumas cadeias produtivas pelo "real forte" e a longa estagnação dos investimentos nos anos 80 e 90 só serão reparadas com o aumento imediato e discriminado dos gastos na formação da nova capacidade.

Atenção: As questões de números 7 a 11 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

O mapa do atual território brasileiro começou a ser definido ainda no século XV, antes mesmo de o país ser oficialmente descoberto, com o Tratado de Tordesilhas. Firmado entre Espanha e Portugal, esse acordo dividia o "novo mundo" que começava a ser descoberto − a América − entre os dois países e acabou criando a primeira fronteira do Brasil. Só que na verdade tal fronteira nunca seria respeitada. A invasão de colonos portugueses em terras que, pelo acordo de Tordesilhas deveriam pertencer aos espanhóis, forçou um novo tratado no século XVIII, o de Madri, que expandiu bastante o território brasileiro.

Quando o país conseguiu sua independência, em 1822, o mapa atual já estava praticamente formado. Entre 1895 e 1904, disputas territoriais com Argentina, Guiana Francesa e Guiana − no oeste de Santa Catarina e Paraná, no Amapá e no leste de Roraima −, foram resolvidas por três árbitros internacionais: os presidentes dos Estados Unidos e da Suíça e o rei da Itália.

Ainda no século XIX, também por meios diplomáticos, o governo brasileiro espantou o "olho gordo" estrangeiro sobre uma parte importante do território nacional. "Por volta de 1850, surgiu um plano de ocupação da Amazônia por latifundiários americanos. A diplomacia brasileira agiu com energia, fortificando a foz do Amazonas, estabelecendo um plano de colonização e impedindo a chegada de estrangeiros", afirma um historiador da Universidade de Brasília.

(Adaptado de Mundo estranho, junho 2004, p. 56)

No século XIX, ...... apenas definir algumas áreas fronteiriças, que ...... por países vizinhos.

 As lacunas da frase apresentada acima devem ser corretamente preenchidas por:

  • A.

    restava - eram disputadas

  • B.

    restava - eram disputados

  • C.

    restava - era disputado

  • D.

    restavam - era disputado

  • E.

    restavam - eram disputadas

Julgue os seguintes itens, a respeito das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima.

A expressão metafórica “posta de pé” (l.7-8) corresponde, em um nível menos coloquial de linguagem, a eregida.

  • C. Certo
  • E. Errado

... líqüido que contém o veneno da mandioca. (final do texto II)

O mesmo tipo de complemento exigido pelo verbo grifado na frase acima está em:

  • A.

    ... e dela nasceu a menina Mani.

  • B.

    Nas áreas rurais é comum a existência de casas de farinha...

  • C.

    ... a farinha ainda é fabricada nessas velhas instalações ...

  • D.

    ... os lavradores usam a mandioca brava, mais venenosa.

  • E.

    ... e segue depois para um forno redondo ...

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