Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia a propaganda acima e julgue os itens que se seguem.
Após a palavra RODA, o ponto final poderia ser substituído pelo verbo ser na terceira pessoa do singular do presente do indicativo É para transformar duas expressões nominais em um período.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir quanto à correção gramatical e às idéias gerais do texto I.
As células-tronco têem sido estudadas sob vários pontos de vistas.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação às idéias do texto I, bem como à grafia, ao significado e à classe das palavras nele empregadas, julgue os itens a seguir.
Contextualmente, a palavra tremulou (l.6) significa desfraldou.
Nas questões 14 e 15 assinale a opção que corresponde a palavra ou expressão do texto que contraria a prescrição gramatical.
Aos poucos, o horizonte histórico apaga-se(1), como as luzes de um palco após o espetáculo. A utopia sai de cena, o que(2) permite a Fukuyama vatiscinar( 3): "A história acabou". Ao contrário do que(4) adverte Coélet, no Eclesiastes, não há mais tempo para construir e tempo para destruir; tempo para amar e tempo para odiar; tempo para fazer a guerra e tempo para estabelecer a paz. O tempo é agora. E nele se sobrepõem(5) construção e destruição, amor e ódio, guerra e paz.
1
2
3
4
5
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Assinale a alternativa cuja seqüência preenche corretamente as lacunas abaixo.
1. O advogado ___ conversei é o melhor do Estado.
2. A lei ___ o juiz se referiu foi revogada faz vinte anos.
3. O salário ___ os grevistas visavam não será concedido.
4. O autor ___ mais gosto é Gabriel Garcia Márque
com quem – que – que – de que
que – à que – que – a que
que – a que – à que – que
com quem – a que – a que – de que
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2004
Mostram estrutura sintática idêntica as seguintes construções do texto:
"...aceita-se a agressão..." / "...convive-se com os preconceitos..."
"...desrespeitam-se os direitos humanos..." / "...aceita-se a agressão..."
"...convive-se com os preconceitos..." / "...priorizam-se o lucro e o consumo..."
"...priorizam-se o lucro e o consumo..." / "...grassa a corrupção em alguns escalões..."
"...grassa a corrupção em alguns escalões..." / "...desrespeitam-se os direitos humanos..."
Indique a opção em que o verbo NÃO é flexionável com base na conjugação do verbo ver.
Em relação às idéias, palavras e expressões do texto acima, julgue os itens seguintes.
A correção gramatical e a informação original do texto são mantidas se a palavra emitiram (l.1) for substituída pela palavra enviaram.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, com relação à tipologia, às estruturas gramaticais e às idéias do texto ao lado.
Embora não tenha sido bem aceito na época de sua criação, o calendário gregoriano ganhou força e hoje é mundialmente usado, apesar de sua motivação católica.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com respeito a aspectos gramaticais e à compreensão das idéias do texto I, julgue os seguintes itens.
As idéias originais do texto seriam alteradas caso o termo equador (l.24) fosse substituído por país equatoriano.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...