Questões de Língua Portuguesa

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Em relação ao emprego do termo "se" no texto II, assinale a opção que apresenta associação correta.

  • A.

    "ele se faz" (L.1) — partícula apassivadora

  • B.

    "que se pode" (L.3) — pronome reflexivo

  • C.

    "deixar de impor-se" (L.4) — partícula apassivadora

  • D.

    "arranca-se" (L.15) — partícula apassivadora

  • E.

    "insere-se" (L.16) — índice de indeterminação do sujeito

Em: "Dá trabalho, mas vale cada minuto dedicado", no lugar do termo sublinhado também se poderia escrever a expressão:

  • A. sem que.
  • A. pois.
  • B. mais.
  • C. no entanto.
  • D. portanto.

Leia o texto abaixo e responda as perguntas a seguir

 

No enunciado "os serviços essenciais à população" (linhas 41-42), é obrigatório o emprego do acento para marcar a crase. Nas alterações do enunciado feitas abaixo dispensa-se o acento por não haver a crase. Numa das alterações, entretanto, podese usar o acento por se tratar de um caso de crase facultativa. Esta alteração está na opção:

  • A. os serviços essenciais a essa população;
  • B. os serviços essenciais a toda e qualquer população;
  • C. os serviços essenciais a uma população ansiosa por melhorias;
  • D. os serviços essenciais a quase toda a população;
  • E. os serviços essenciais a nossa população.

Com relação à sintaxe da oração, o período iniciado na linha 13 concluído na linha 15 possui:

  • A.

    três subordinadas adverbiais, duas coordenadas sindéticas, uma substantiva e duas principais

  • B.

    duas subordinadas adverbiais, uma coordenada sindética, uma substantiva e duas principais

  • C.

    duas subordinadas adverbiais, uma coordenada sindética, duas substantivas e três principais

  • D.

    três subordinadas adverbiais, duas coordenadas sindéticas, duas substantivas e três principais

As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

- principalmente (...) nas grandes concentrações urbanas

- (6ª e 7ª linhas do 1º parágrafo)

O uso dos travessões, isolando a observação acima, introduz no contexto

  • A.

    o desejo de que se controle a violência.

  • B.

    uma advertência em relação aos itens especificados.

  • C.

    uma limitação à afirmativa anterior.

  • D.

    a citação de um autor diferente, no texto.

  • E.

    a inclusão de um pedido especial.

TENDO EM VISTA ASPECTOS DE CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL, RESPONDA ÀS QUESTÕES DE 14 A 16, ASSINALANDO A CONCORDÂNCIA INCORRETA.

TENDO EM VISTA ASPECTOS DE CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL, RESPONDA ASSINALANDO A CONCORDÂNCIA INCORRETA.

  • A.

    Seguiam anexos os pareceres e as cópias dos documentos.

  • B.

    Qual de nós elaboramos melhor as respostas do teste?

  • C.

    Mais de um professor discutiu a necessidade de novas avaliações.

  • D.

    A maioria dos presentes não compreenderam nossas intenções.

Para falar como o velhinho, quando ele diz "pouco me importando que o mundo concorde ou não" (linhas 62-63), é preciso usar corretamente os pronomes pessoais. Nos itens abaixo se verifica um erro no emprego do pronome sublinhado na fala:

  • A.

    Eu sei que estou agindo como burro, mas já me arrependi, porque não consigo contentar o mundo.

  • B.

    Rapazes - disse o velhinho - não se espantem com a cena que estão vendo.

  • C.

    Quando fomos comprar a mulinha, não se demos o trabalho de ver se estava ferrada.

  • D.

    Meu filho, você sabe que para eu vender a mulhinha é preciso que ela esteja bem tratada.

  • E.

    Ficou claro para mim que é impossível agradar todo o mundo.

08)Leia os períodos

I – "O Brasil é minha pátria; por conseguinte..."
II – "Esses exemplos são testemunho irrefutável de que o discurso ético se desenvolveu muito na última década, todavia..."

As conjunções que introduzem outras orações, respectivamente, em I e II devem se assim classificadas.

  • A.

    a) explicativa e conclusiva

  • B.

    b) aditiva e explicativa

  • C.

    c) adversativa e aditiva

  • D.

    d) aditiva e adversativa

  • E.

    e) conclusiva e adversativa

As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

A presença das aspas em "autores" (8a linha do 2o parágrafo) chama a atenção para o fato de

  • A.

    haver, cada vez mais, menores envolvidos com a criminalidade, por inação do Poder Público e ausência de legislação específica.

  • B.

    existir o amparo legal para a recuperação de menores delinqüentes longe da influência das quadrilhas comandadas por marginais já adultos.

  • C.

    ser possível cumprir pena por período menor que o estipulado nas leis, por ter sido o crime praticado por um menor de idade.

  • D.

    ser atribuída a autoria de crimes a menores que não podem ser condenados, em vista do disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente.

  • E.

    ocorrer, ultimamente, um aumento do índice de criminalidade em todo o País, numa violência que afeta principalmente o desenvolvimento dos menores de idade.

10) Analisando os períodos que seguem, constatamos que a palavra "que" não é conjunção em.

  • A.

    a) Afinal, que horas são?

  • B.

    b) Vimos que você chorou muito no cinema

  • C.

    c) Sabemos, há muito, que vocês são muito éticos

  • D.

    d) Choveu tanto que alagou a cidade.

  • E.

    e) Chegue cedo que estou esperando

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