Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base no texto acima e considerando aspectos diversos associados aos temas por ele abordados, julgue os seguintes itens.
No fragmento "Um Brasil 2020 que mereça ser sonhado" (L.25), se em lugar da forma verbal de subjuntivo "mereça" fosse empregada a forma do indicativo, merece, a idéia de Brasil sonhado seria alterada.
No texto acima,
"Mais perigosa que" equivale, sintaticamente, a perigosíssima.
"força bruta" é o mesmo que força brutal.
o trecho "aquela que brota da indiferença da sociedade" equivale, semanticamente, à construção: a proveniente da indiferença social.
seria correto substituir o trecho "ante as violações" por perante à violações.
os "direitos da pessoa humana" são antônimos dos deveres pessoais e intransferíveis dos seres vivos.
Leia com atenção o texto abaixo e responda às questões propostas
O adjetivo sublinhado na frase "- Qual é o maior rio da China?" (verso 14) está expresso no grau:
superlativo relativo de superioridade;
superlativo relativo de inferioridade;
superlativo absoluto sintético;
comparativo de superioridade;
comparativo de igualdade.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
Assinale a opção correta a respeito da coerência, da pontuação e dos recursos coesivos utilizados no texto II.
O texto peca por não apresentar nenhum recurso coesivo para a necessária ligação entre o primeiro e o segundo parágrafos.
Uma das duas vírgulas que separam "identificando o sofrimento" (L.14) pode ser retirada sem que as regras de pontuação sejam desrespeitadas.
A expressão nominal "o inverso" (L.21) é um recurso para evitar a repetição lexical e poderia ser substituída, com preservação do sentido do texto, por o Bem é aquilo a partir do que se dispõe o Mal.
O termo "não-Mal" (L.22) pode ser corretamente substituído por Bem, sem que se altere o conceito de ética do texto, já que as palavras "Mal" e "Bem" são antônimas.
A substituição do conector "nem" (L.25) por tão pouco preserva as relações morfossintáticas e semânticas do período.
Considerando as idéias e a estrutura do texto acima, julgue os itens a seguir.
Na primeira linha do texto, estaria correta a colocação pronominal encontra-se, em vez de "se encontra".
As questões de números 21 a 30 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
A forma verbal está flexionada de modo INCORRETO na frase:
As narrativas orais, de conteúdo mágico, sempre satisfizeram plenamente a imaginação das crianças, transmitindo-lhes conhecimentos e experiências de vida.
São bem aceitas as histórias que trazem conhecimentos, muitas vezes distantes de nossa realidade, envoltos em uma aura de mistério e fantasia.
Apesar de sua natureza fortemente oral e de sua origem em tempos remotos, as fábulas manteram sua atualidade, despertando interesse geral ainda hoje.
Todos os que lêem histórias e são capazes de ver o mundo através da fantasia, sobrevivem às maiores dificuldades, superando-as.
É necessário que os professores saibam contar histórias às crianças, especialmente as que possibilitem a estas conhecer melhor a si próprias.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
Considerando que a organização de um texto pressupõe a ordenação lógica e coerente de seus fragmentos, assinale a opção cuja seqüência observa esse pressuposto com relação aos fragmentos acima.
Assinale a opção cujo fragmento obedece às exigências de correção gramatical, impessoalidade e objetividade, próprias da redação de documentos oficiais.
São passíveis de penhora o numerário pertencente à associação, ainda que em tal valor se insira o pagamento de salários de seus empregados. Na realidade, a vedação legal de constrição atinge somente os salários efetivamente recebidos.
Adicional noturno e horas extras não são abrangidos pelo conceito de remuneração, logo, não pode sobre os mesmos incidir a contribuição previdenciária, segundo entendimento embasado na Lei n.º 8.112/1990.
Inexistindo, nos autos, provas concludentes no sentido de descaracterizar a atuação de um dos acusados, mero empregado de imobiliária, que agiu mediante ordens de seu preposto, mantêm-se a absolvição decretada, eis que ausente a intenção de lesar o bem jurídico tutelado.
Deve ser anulado o julgamento do tribunal do júri, no qual a formulação dos quesitos se deu de forma complexa, violando o procedimento normatizado, cujo determina que os quais quesitos deverão ser feitos em proposições simples e bem distintas.
Cuidando-se de empresa pública, a penhora dos valores existentes em sua conta-corrente poderá ocasioná-la danos de difícil reparação, inviabilizando a adimplência de compromissos assumidos, inclusive o pagamento de salários de funcionários.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
Considerando a construção morfossintática, semântica e discursiva do texto II, julgue os itens a seguir.
A pontuação da seguinte reescritura do último período do texto (l.29-32) está correta, pois não altera o sentido original: Os medievais faziam distinção entre a moral teórica (que estuda os princípios e as atitudes que iluminam as práticas) e a moral prática que analisa os atos à luz das atitudes e estuda a aplicação dos princípios à vida.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...