Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base nas ideias e estruturas linguísticas do texto I, julgue os itens subsecutivos.
O emprego do acento indicativo de crase em Candidatou-se à Academia Brasileira de Letras (l.25) é obrigatório, devido à fusão da preposição que segue a forma verbal com o artigo definido feminino singular que precede o termo Academia.Com base nas ideias e estruturas linguísticas do texto I, julgue os itens subsecutivos.
A forma nominal filho (l.4) e a forma pronominal se (l. 6 e 25) referem-se a Anísio Spínola Teixeira. Mantendo-se o sentido, o trecho sublinhado em Não logramos comovê-lo, comunicar-lhe nossa intemperança pode ser substituído por:
Leia o trecho a seguir:
Os museus expõem peças únicas, com a pátina de centenas, quando não milhares de anos. Mas não é preciso pensar muito para notar que a essência das peças é a mesma das coisas que nos seduzem nas lojas. Todas elas, coisas novas e peças antigas, foram feitas obedecendo a uma necessidade ou a um capricho da época.
Quanto à classe gramatical, as palavras destacadas são respectivamente:
O verbo economizar, derivado de economia, é grafado com a letra Z. Assinale a opção que indica o verbo que também deve ser grafado com Z.
Assinale o enunciado em que, do ponto de vista do uso ou não do hífen, as duas palavras ou expressões sublinhadas estão grafadas corretamente, segundo as normas do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa que está sendo implementado desde 1º de janeiro de 2009 e que coexiste com a norma ortográfica atualmente vigente.
Atente para as seguintes afirmações sobre a pontuação empregada no texto:
I. Em frases como choveu demais, e eu precisava... (2º parágrafo) e Sou apenas um quarentão, e praticamente nenhum objeto de minha infância existe mais... (4º parágrafo), o emprego da vírgula está em desacordo com a norma culta.
II. Em Ele na verdade só é fiel a seus amigos cem por cento, que com ele saem todo dia... (último parágrafo), a retirada da vírgula implica alteração do sentido da frase.
III. Em O freguês vulgar e ocasional, este o irrita (último parágrafo), a retirada do pronome este implica que simultaneamente se retire a vírgula, pois do contrário haverá prejuízo para a correção.
Está correto o que se afirma APENAS em
No que se refere aos aspectos linguísticos do texto, assinale a opção correta.
Atente para as seguintes afirmações sobre o emprego dos sinais de pontuação:
I. Em não são como os outros livros, que contam sempre a mesma estopada do começo ao fim, a retirada da vírgula implicaria prejuízo ao sentido original.
II. A substituição por parênteses dos travessões que isolam o segmento uma espécie de Brasileiro Básico implicaria prejuízo para a correção da frase.
III. Em e isso, na época, significava riqueza vocabular..., a retirada da primeira vírgula acarretaria pre juízo para a correção da frase.
Está correto APENAS o que se afirma em
Ocorre pontuação plenamente adequada na frase:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...