Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção que foi transcrita com problemas na correlação dos tempos verbais.
Em setembro de 1998, pesquisa realizada com o apoio do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) procurou medir a capacidade do trabalhador brasileiro de entender o que lê e estabelecer relações entre quantidades expressas em números, com critérios semelhantes aos usados nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que reúne os 29 principais países industrializados.
A oferta de escolaridade combate o analfabetismo absoluto, como prova o caso brasileiro, mas não garante capacidade de apreensão, compreensão e concentração que os empregos modernos exigem.
Por isso a Unesco insiste em que é preciso "educação de qualidade". Alfabetizar custa pouco – o Comunidade Solidária gasta US$ 34 per capita. Educar para o moderno mercado de trabalho tem custo bem mais elevado, mas são poucos os países dispostos a pagá-lo.
(O Estado de S. Paulo - Notas e Informações, 22/4/2000, p. A3, com adaptações)
Só pudemos arrear os cavalos quando o dono da fazenda nos convidou para conhecer detidamente a sua propriedade.
Agia intempestivamente, embora seus amigos pedissem mais calma nas decisões.
Como você já percebeu, um texto não se faz de um amontoado de palavras e frases.
Sei ainda, que os médicos recomendam outros exames, para diagnosticar a doença.
Havia mito serviço no setor de compras, entretanto a funcionário não se preocupou com isso.
Abaixo estão quatro fragmentos transcritos do texto e neles estão destacados verbos empregados na forma nominal de infinitivo.
I As mulheres também têm atuação limitada à discussão de projetos ligados ao movimento feminista e, para CONSEGUIREM atenção, são obrigadas a masculinizar suas imagens (2º parágrafo).
II Portanto, a presença feminina deve aumentar na medida em que os brasileiros MUDAREM a forma como tratam suas mulheres (5º parágrafo).
III Ao ASSISTIR mulheres tomando decisões, participando de debates e dando entrevistas para os principais jornais, milhões de meninas entenderiam que o mundo da política também pertence a elas (8º parágrafo).
IV E, tratando-se de nascimento, ninguém melhor do que as mulheres para nos ENSINAR como é que se faz (9º parágrafo).
Têm concordância facultativa, podendo ser usado no singular se está no plural, ou no plural se está no singular, os infinitivos dos fragmentos:
Marque a alternativa cujas preposições completam adequadamente as lacunas
Meus olhos estavam ansiosos ___ novas paisagens. O filme foi proibido: tinha cenas atentatórias ___ bons costumes. José tinha aversão ___ política. O professor era indulgente ___ nossos erros. Estávamos pasmados ___ ouvi-lo falar assim.
de / a / por / com / de
a / aos / de / por / por
para / a / por / com / de
de / a / com / por / para
por / aos / à / com / de
Assinale a alternativa correta.
Nas frases abaixo é usado um sinal de pontuação chamado:
Que bom seria se todo tivéssemos os mesmos direitos!
Vamos à luta!
Ah! Quanto há por fazer ainda!
Ponto de exclamação.
Ponto final.
Ponto de interrogação.
Reticências.
Dois pontos.
Para comentar a vitória do Brasil, o texto contém palavras empregadas em sentido
O conectivo "e" que se encontra no enunciado "Se fomos bem-sucedidos, há uma segurança natural e vamos em frente acreditando que tudo dará certo." poderia ter sido substituído por
A oração sublinhada exerce a função de sujeito no seguinte período:
Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto abaixo.
Considerando-se os parágrafos 1 e 2, é correta a seguinte afirmação:
A expressão ou , melhor introduz segmento que matiza uma afirmativa anterior.
A frase inicial do texto apresenta como pressuposto a idéia de que os romanos não têm equivalentes no que se refere à atividade intelectual.
A relação lógica entre as orações do período iniciado pelo "se" é idêntica à observada em: "Se todo homem é mortal e Pedro é homem, então Pedro é mortal".
Em Daí dizer-se que Roma foi a "organizadora do direito", está enunciada a causa do fato citado anteriormente sobre Roma.
No contexto, em seus princípios gerais equivale a "até em seus princípios gerais".
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...