Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Muitas vezes temos mais de uma forma de utilizar a pontuação em um texto, sem que cometamos nenhuma incorreção quanto à gramática normativa. Sabendo disso, assinale a única alteração da pontuação do período abaixo que permanece sem erros.
Minha mãe é idosa, mora no interior, e a última vez que falei com ela, ao telefone, foi no Ano Novo.
Ambas as palavras são oxítonas em:
ruim / zombaria
mister / ibero
Nobel / ureter
rua / dia
Assinale a alternativa ERRADA, quanto ao emprego do acento indicador de crase.
Assinale a opção em que uma das duas sugestões não preenche corretamente a lacuna correspondente.
A diplomacia defende e projeta no exterior os interesses nacionais, _____1______que ela procura melhorar a inserção internacional do país que representa. ____2____ ela não cria interesses ____3_____pode projetar o que não existe. O país que se encontra por trás da diplomacia é o único elemento _____4________ela pode operar.______ 5________, a diplomacia só poderá responder adequadamente às transformações do cenário internacional se essas transformações forem, de alguma forma, internalizadas pelo país.
1 - da mesma forma / do mesmo modo
2 - Entretanto / Todavia
3 - nem / tão pouco
4 - a partir do qual / com base em que
5 - Por isso / Por conseguinte
As questões de 41 a 50 referem-se ao texto que segue.
A história vista de baixo, sob a ótica das estratégias populares para driblar ou mesmo transformar em lucro as situações adversas, é o sentido que percorre "A Ressaca da Marujada - Recrutamento e Disciplina na Armada Imperial", livro que pretende levantar os antecedentes, na Marinha, da Revolta da Chibata, ocorrida no período republicano, em 1910.
Usando como fontes boletins policiais e processos submetidos ao Conselho de Guerra da Armada, seu autor conclui que a rebelião comandada pelo marinheiro de primeira classe João Cândido Felisberto não foi um acontecimento isolado. Ao contrário, ela foi precedida de um clima de inquietação constante entre a marujada, na época do Império, e de, pelo menos, três rebeliões em navios de guerra depois de 1889.
As fontes usadas desvendam a mistura de atração e de repulsa exercida pelo serviço militar nos marinheiros, que naquela época vinham dos estratos mais desfavorecidos da sociedade - ex-escravos, filhos de escravos e uma minoria de brancos muito pobres. Ao mesmo tempo em que eram submetidos, na Armada, a um regime draconiano de disciplina, com castigos corporais constantes, esses homens viam no alistamento ou no recrutamento forçado (usado pela polícia para "limpar" as cidades de desempregados e de infratores) caminhos para conquistarem suas liberdades. O serviço militar era considerado um castigo, mas, em muitos casos, os homens presos por "arruaça" optavam pelo alistamento, para escapar da cadeia. Uma vez em serviço, eles não abriam mão, mesmo sob punição física, dos valores e costumes construídos nas ruas - a turma, as mulheres, a bebida -, o que os levava a infringir as regras da oficialidade.
"Ressaca da Marujada" está dividida em duas partes. Na primeira parte, o historiador descreve a prá
os documentos consultados pelo historiador denunciam que o alistamento dos marinheiros na Armada se dava mediante ameaça de castigos físicos.
devido ao fato de serem os marinheiros, em sua maioria, infratores que se alistaram para não cumprir pena nas cadeias, o emprego de punição física para faltas graves impunha-se para a manutenção da ordem na Armada.
a atmosfera que antecedeu a Revolta da Chibata era mais caótica do que se supunha, pois ocorreram, além de motins, duas rebeliões que a precederam, calcadas na insegurança reinante à época.
a Revolta da Chibata, ocorrida em 1910, originou-se do fato de que os marinheiros não aceitavam mais, em tempos republicanos, os resquícios de regime escravocrata que vigoravam na Marinha.
os marinheiros, quando ascendiam na escala militar, acertavam contas com seus companheiros com uma violência ainda maior do que a prevista pelos códigos disciplinares escritos, como mostra o episódio do julgamento do oficial.
A concordância verbal está errada em
Atenção: As questões de números 14 a 18 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
(Nova Enciclopédia Barsa. São Paulo, 2002)
É correto interpretar a expressão grifada na frase acima como
a garantia e o respeito às necessidades da sociedade.
o segredo e o controle do serviço público.
a escolha das atividades e sua execução.
a participação da comunidade nos trabalhos.
os aspectos políticos e econômicos dos serviços.
Está em desacordo com o texto a seguinte consideração sobre o que retoma a expressão sublinhada:
Assinale a opção que não completa de forma coesa, coerente e gramaticalmente correta o trecho a seguir:
Graças ao fim da Guerra Fria e das confrontações ideológicas mais virulentas, emergiram com toda a sua intensidade os verdadeiros desafios da vida internacional: ser mais competitivo no plano econômico-comercial e tecnológico para poder extrair da inserção externa o maior número possível de benefícios ao menor custo possível. Para que esses benefícios sejam tangíveis, estamos nos referindo especialmente ao esforço por
investimentos produtivos para permanente busca de uma complexa combinação de estabilidade política e econômica.
assegurar acesso desimpedido aos mercados e as tecnologias indispensáveis ao nosso desenvolvimento.
garantir dinamismo dos mercados e transparência e segurança das regras.
maior participação nos mecanismos decisórios internacionais, de forma compatível com os interesses, as capacidades e a projeção internacional do País.
uma política externa de persistente revisão e aperfeiçoamento das nossas parcerias tradicionais e de busca de novas parcerias individuais ou regionais.
Ao apresentar o livro "A Ressaca da Marujada – Recrutamento e Disciplina na Armada Imperial", a articulista pretende
confirmar a importância de fontes documentais consideradas marginais para a elucidação dos fatos históricos.
comparar, por oposição, a versão do pesquisador com a versão da corrente majoritária da historiografia sobre os meios utilizados no recrutamento de marujos depois de 1899.
dar autoridade e credibilidade às opiniões do pesquisador a respeito das causas da rebelião da marujada.
condenar a discriminação racial na sociedade republicana e demonstrar que os problemas decorrentes do racismo no Brasil ainda continuam nos dias de hoje.
comentar a pesquisa do historiador sobre os antecedentes da Revolta da Chibata, mostrando que, à época, a violação aos direitos legais era uma prática vigente na Armada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...