Questões de Língua Portuguesa

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Durante a maior parte do pós-guerra, os Estados Unidos __________ claramente a hegemonia econômica mundial e, em grande medida também, a ____________ político-estratégica sobre os negócios internacionais. A primeira era assegurada pela sua _____________ força econômica, comercial e tecnológica em face dos parceiros capitalistas tradicionais – Europa Ocidental e Japão – que ________________ a reconstrução de seus _________________ econômicos destruídos pela guerra, mas também pelo relativo controle exercido sobre as instituições de Bretton Woods – FMI, Banco Mundial e Gatt – que determinavam o padrão de comportamento esperado de economias colocadas em situação de _____________ no quadro de uma mesma ordem liberal-capitalista.

  • A. detêem, proeminência, singular, desenvolvia, equipamentos, interdependência
  • B. detiveram, preeminência, singular, empreendiam, aparelhos, interdependência
  • C. deteriam, relevância, relevante, empreendia, aparelhos, interdependência
  • D. detêm, proeminência, especial, empreendia, acervos, independência
  • E. detêem, liderança, isolada, desenvolvia, equipamentos, independência

Analise as frases a seguir.

I. Júlia chorou porque não passou no vestibular.

II. O homem chorou, porque seus olhos estavam vermelhos.

III. Ela chorou porque lhe pisaram o calo.

IV. A garota chorou, porque havia lágrimas nos seus olhos.

Marque a opção CORRETA em relação ao valor da conjunção “porque”.

  • A. É explicativo em I – II – III.
  • B. Tem valor de causa em todas as frases.
  • C. Tem valor explicativo em III.
  • D. Indica causa em I.
  • E. Indica consequência em II.

Assinale a opção em que uma das sugestões é incorreta para o preenchimento coeso e coerente da lacuna correspondente.

Existem hoje no País cerca de 3,8 milhões de computadores conectados à Internet. _____1_______ o ritmo atual de crescimento, esse número dobrará em menos de quatro anos, podendo comprometer a velocidade e a qualidade das conexões e esgotar em pouco tempo o potencial de ingresso de novos usuários.

O programa Sociedade da Informação tem como um de seus objetivos evitar ___2_____ esgotamento e contribuir para a redução das desigualdades sociais e regionais. Para isso, pretende ___3_____ o uso do computador em todo o território nacional e criar condições para que o maior número de brasileiros ___4___ acessar a Internet.

O programa inclui as Redes Metropolitanas de Alta Velocidade (Remavs), que já ___5____ implantadas por projetos pilotos em 14 cidades brasileiras.

Nessa etapa, o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Ministério da Educação terão interligado na rede todas as instituições federais de ensino superior e institutos de pesquisa do país.

 

Adaptado de http://www.mct.gov.br/temas)

 

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  • A. 1. Se for mantido / Caso seja mantido
  • B. 2. esse / tal
  • C. 3. disseminar / difundir
  • D. 4. possa / chega a
  • E. 5. vêm sendo / estão sendo

Na linha 27, os parênteses foram utilizados para

  • A.

    identificar uma transcrição literal do texto resenhado.

  • B.

    introduzir uma justificativa para a qualificação de "atípico" atribuída ao caso mencionado na frase.

  • C.

    sustentar, através de informação externa ao livro resenhado, a tese da prática do "tribunal de convés".

  • D.

    documentar a resenha com um exemplo para sustentar a apreciação positiva do livro resenhado.

  • E.

    acrescentar uma consideração de ordem secundária à frase, sem romper com a estrutura desta.

Responda as questões de 1 a 14 de acordo com o texto abaixo.

Assinale a seqüência cujos sintagmas se classificam como aposto, oração completiva nominal e predicativo.

  • A.

    "os bancos centrais" (l. 15), "de que era preciso evitar os excessos dos BCs" (l. 25/26), "uma espécie de administrador do ducado de Weimar" (l. 3).

  • B.

    "controle de base monetária" (l. 27), "deve pertencer aos políticos eleitos" (l. 29/30), "dita operacional" (l. 31/32).

  • C.

    "como no Brasil" (l. 34), "que emergem do ventre da natureza" (l. 13), "em razão de fundamentos econômicos" (l. 36).

  • D.

    "a moeda-papel" (l. 12), "de criar valores a partir de pedaços de papel" (l. 15), "falso como as fantasias de Carnaval" (l. 9/10).

NAS QUESTÕES DE 22 A 24, ASSINALE A OPÇÃO CUJA REGÊNCIA DO VERBO DESTACADO ESTEJA INCORRETA.

Questão

  • A.

    Custou-lhe imaginar que eu era seu melhor amigo.

  • B.

    Informo aos interessados de que haverá demissões na fábrica.

  • C.

    O calor era tanto que ansiava os alunos.

  • D.

    Os deputados avisaram os senadores de que alterariam o projeto.

As questões de números 1 a 9 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

- como a solidariedade e a simplicidade - (último parágrafo)

Foram usados travessões para

  • a.

    interromper intencionalmente o pensamento.

  • b.

    incluir um segmento explicativo.

  • c.

    concluir, com uma hesitação, uma idéia secundária.

  • d.

    preencher uma lacuna dentro do período.

  • e.

    enunciar um fato com entoação exclamativa.

Os três vocábulos devem ser graficamente acentuados em:

  • A.

    graudo, itens, ritmo.

  • B.

    jesuita, jacu, faisca.

  • C.

    etiope, filantropo, tainha.

  • D.

    inesquecivel, bilis, joia.

Assinale o segmento gramaticalmente correto.

  • A.

    Segundo a FGV, um produto estrangeiro idêntico ao similar brasileiro, produzido com uma estrutura de custos idênticos, poderia ser ofertado no mercado desse país estrangeiro por um preço entre 0,9% e 3% menor que as mercadorias brasileiras.

  • B.

    A questão da guerra fiscal trata-se de um fenômeno que, em termos econômicos, refere- se à intensificação de práticas concorrenciais extremas e não cooperativas entre os entes federados.

  • C.

    A maioria dos estudiosos procuram definir a guerra fiscal, onde são realçados, por um lado, as características conflituosas e desordenadas do fenômeno e, de outro, o viés perverso e negativo de seus resultados.

  • D.

    Simonsen reporta-se à "Guerra das Isenções" como os conflitos de natureza tributária, existentes entre os Estados, que objetivam a atração de indústrias a partir da concessão de isenções no imposto interestadual sobre o consumo.

  • E.

    O Estado que ganha impõe, na maioria dos casos, uma perda a algum ou alguns dos demais, à medida em que a "guerra" não se trata de um jogo de soma positiva e, assim, a Federação é enfraquecida.

    (Baseado em Revista CNT e artigo de André Eduardo da S. Fernandes & Nélio L. Wanderlei)

Pouco observada pelos analistas das relações internacionais, a América Latina ________ uma multiplicidade de formas de relacionamento com o mundo exterior. A multiplicidade expressou a própria __________ do modelo ___________ para a região e a capacidade, de alguns países ____________, de atuar no cenário internacional a seu favor e, muitas vezes, contra os interesses do gigante americano. O melhor exemplo de adaptabilidade ao ________ da Guerra Fria foi o Brasil. Desiludido com as falsas _________ do ocidentalismo liberal dos anos 40, o Brasil retomou, nos anos 50, seu ___________ nacionalista e desenvolvimentista.

  • A.

    promoveu, adequação, neoliberal, latino-americanos, acaso, premissas, modelo

  • B.

    recriou, assimetria, de reinserção, latinosamericanos, declínio, concessões, viés

  • C.

    ensejou, inadequação, bipolar, latino-americanos, ocaso, prebendas, viés

  • D.

    dispôs, instabilidade, neoliberal, latinos-americanos, apogeu, oportunidades, curso

  • E.

    demonstrou, consistência, hegemônico, latino- americanos, acaso, oportunidades, modelo

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