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Durante a maior parte do pós-guerra, os Estados Unidos __________ claramente a hegemonia econômica mundial e, em grande medida também, a ____________ político-estratégica sobre os negócios internacionais. A primeira era assegurada pela sua _____________ força econômica, comercial e tecnológica em face dos parceiros capitalistas tradicionais – Europa Ocidental e Japão – que ________________ a reconstrução de seus _________________ econômicos destruídos pela guerra, mas também pelo relativo controle exercido sobre as instituições de Bretton Woods – FMI, Banco Mundial e Gatt – que determinavam o padrão de comportamento esperado de economias colocadas em situação de _____________ no quadro de uma mesma ordem liberal-capitalista.
Analise as frases a seguir.
I. Júlia chorou porque não passou no vestibular.
II. O homem chorou, porque seus olhos estavam vermelhos.
III. Ela chorou porque lhe pisaram o calo.
IV. A garota chorou, porque havia lágrimas nos seus olhos.
Marque a opção CORRETA em relação ao valor da conjunção porque.
Assinale a opção em que uma das sugestões é incorreta para o preenchimento coeso e coerente da lacuna correspondente.
Existem hoje no País cerca de 3,8 milhões de computadores conectados à Internet. _____1_______ o ritmo atual de crescimento, esse número dobrará em menos de quatro anos, podendo comprometer a velocidade e a qualidade das conexões e esgotar em pouco tempo o potencial de ingresso de novos usuários.
O programa Sociedade da Informação tem como um de seus objetivos evitar ___2_____ esgotamento e contribuir para a redução das desigualdades sociais e regionais. Para isso, pretende ___3_____ o uso do computador em todo o território nacional e criar condições para que o maior número de brasileiros ___4___ acessar a Internet.
O programa inclui as Redes Metropolitanas de Alta Velocidade (Remavs), que já ___5____ implantadas por projetos pilotos em 14 cidades brasileiras.
Nessa etapa, o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Ministério da Educação terão interligado na rede todas as instituições federais de ensino superior e institutos de pesquisa do país.
Adaptado de http://www.mct.gov.br/temas)
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Na linha 27, os parênteses foram utilizados para
identificar uma transcrição literal do texto resenhado.
introduzir uma justificativa para a qualificação de "atípico" atribuída ao caso mencionado na frase.
sustentar, através de informação externa ao livro resenhado, a tese da prática do "tribunal de convés".
documentar a resenha com um exemplo para sustentar a apreciação positiva do livro resenhado.
acrescentar uma consideração de ordem secundária à frase, sem romper com a estrutura desta.
Responda as questões de 1 a 14 de acordo com o texto abaixo.
Assinale a seqüência cujos sintagmas se classificam como aposto, oração completiva nominal e predicativo.
"os bancos centrais" (l. 15), "de que era preciso evitar os excessos dos BCs" (l. 25/26), "uma espécie de administrador do ducado de Weimar" (l. 3).
"controle de base monetária" (l. 27), "deve pertencer aos políticos eleitos" (l. 29/30), "dita operacional" (l. 31/32).
"como no Brasil" (l. 34), "que emergem do ventre da natureza" (l. 13), "em razão de fundamentos econômicos" (l. 36).
"a moeda-papel" (l. 12), "de criar valores a partir de pedaços de papel" (l. 15), "falso como as fantasias de Carnaval" (l. 9/10).
NAS QUESTÕES DE 22 A 24, ASSINALE A OPÇÃO CUJA REGÊNCIA DO VERBO DESTACADO ESTEJA INCORRETA.
Questão
Custou-lhe imaginar que eu era seu melhor amigo.
Informo aos interessados de que haverá demissões na fábrica.
O calor era tanto que ansiava os alunos.
Os deputados avisaram os senadores de que alterariam o projeto.
As questões de números 1 a 9 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
- como a solidariedade e a simplicidade - (último parágrafo)
Foram usados travessões para
interromper intencionalmente o pensamento.
incluir um segmento explicativo.
concluir, com uma hesitação, uma idéia secundária.
preencher uma lacuna dentro do período.
enunciar um fato com entoação exclamativa.
Os três vocábulos devem ser graficamente acentuados em:
graudo, itens, ritmo.
jesuita, jacu, faisca.
etiope, filantropo, tainha.
inesquecivel, bilis, joia.
Assinale o segmento gramaticalmente correto.
Segundo a FGV, um produto estrangeiro idêntico ao similar brasileiro, produzido com uma estrutura de custos idênticos, poderia ser ofertado no mercado desse país estrangeiro por um preço entre 0,9% e 3% menor que as mercadorias brasileiras.
A questão da guerra fiscal trata-se de um fenômeno que, em termos econômicos, refere- se à intensificação de práticas concorrenciais extremas e não cooperativas entre os entes federados.
A maioria dos estudiosos procuram definir a guerra fiscal, onde são realçados, por um lado, as características conflituosas e desordenadas do fenômeno e, de outro, o viés perverso e negativo de seus resultados.
Simonsen reporta-se à "Guerra das Isenções" como os conflitos de natureza tributária, existentes entre os Estados, que objetivam a atração de indústrias a partir da concessão de isenções no imposto interestadual sobre o consumo.
O Estado que ganha impõe, na maioria dos casos, uma perda a algum ou alguns dos demais, à medida em que a "guerra" não se trata de um jogo de soma positiva e, assim, a Federação é enfraquecida.
(Baseado em Revista CNT e artigo de André Eduardo da S. Fernandes & Nélio L. Wanderlei)Pouco observada pelos analistas das relações internacionais, a América Latina ________ uma multiplicidade de formas de relacionamento com o mundo exterior. A multiplicidade expressou a própria __________ do modelo ___________ para a região e a capacidade, de alguns países ____________, de atuar no cenário internacional a seu favor e, muitas vezes, contra os interesses do gigante americano. O melhor exemplo de adaptabilidade ao ________ da Guerra Fria foi o Brasil. Desiludido com as falsas _________ do ocidentalismo liberal dos anos 40, o Brasil retomou, nos anos 50, seu ___________ nacionalista e desenvolvimentista.
promoveu, adequação, neoliberal, latino-americanos, acaso, premissas, modelo
recriou, assimetria, de reinserção, latinosamericanos, declínio, concessões, viés
ensejou, inadequação, bipolar, latino-americanos, ocaso, prebendas, viés
dispôs, instabilidade, neoliberal, latinos-americanos, apogeu, oportunidades, curso
demonstrou, consistência, hegemônico, latino- americanos, acaso, oportunidades, modelo
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