Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nas questões 08 e 09, assinale a opção que corresponde a erro gramatical, ortográfico ou relativo à propriedade vocabular no texto.
A economia mundial passa por processos de globalização e pela liberalização dos mercados, as quais(1) exigem o crescimento e a modernização da indústria e da prestação de serviços, com base(2) não só na inovação e incorporação de novas tecnologias, mas(3) na capacidade gerencial das empresas, que(4) devem promover a competição de forma agressiva e em(5) crescentes níveis de qualidade e produtividade.
Assinale a alternativa correta sobre o emprego de palavras e expressões no texto
A expressão história vista de baixo (l.1) refere-se à utilização de fontes históricas primárias, como boletins policiais e processos do Conselho de Guerra da Armada.
O verbo sublinhado no trecho pretende levantar os antecedentes, na Marinha, da Revolta da Chibata (l.4), deixa implícito que o livro não foi bem sucedido neste propósito.
Pela estrutura coesiva do texto podemos concluir que "almirante negro" (l. 41) refere-se a João Cândido Felisberto (l.8).
A expressão "tribunal de convés" (l.24) designa as práticas que se constituem à revelia de qualquer código de justiça.
As aspas foram usadas em "privilégio" (l.33) pela mesma razão por que foram usadas em "tribunal do camburão" (l.25).
NAS QUESTÕES DE 22 A 24, ASSINALE A OPÇÃO CUJA REGÊNCIA DO VERBO DESTACADO ESTEJA INCORRETA.
Questão
Tal fato implicou a contratação imediata do aluno.
Já não se lembrava dos meus últimos comentários.
Chegamos na repartição tão logo soubemos o resultado.
Os funcionários não desobedeceram às normas da empresa.
O pronome de tratamento apropriado para o Ministro da Justiça é:
Vossa Eminência.
Vossa Excelência.
Vossa Magnificência.
Vossa Senhoria.
Nos fragmentos de textos das questões 01 e 02, marque o que foi reproduzido com incorreções de sintaxe ou com impropriedade vocabular.
Nos fragmentos de textos das questões 01 e 02, marque o que foi reproduzido com incorreções de sintaxe ou com impropriedade vocabular.
Vêm sendo pleiteada por titulares de contas vinculadas recomposição dos índices de atualização monetária aplicados nos Planos de Estabilização Econômica – Plano Verão e Plano Collor.
Em recente manifestação acerca dessa matéria, o Supremo Tribunal Federal posicionou- se favoravelmente à correção das contas vinculadas referentes aos Planos Econômicos: Verão (fevereiro de 1989) e Collor I (maio de 1990).
Em outubro de 2000, a 1a Turma do STJ, por maioria, deu parcial provimento ao agravo Regimental da CAIXA, mantendo-se os índices de correção já fixados pela jurisprudência do STJ de 42% para o Plano Verão e de 44,80% para o Plano Collor I.
O Ministério do Trabalho iniciou entendimentos com as organizações sindicais com o objetivo de propor formas que assegurem que todos os trabalhadores tenham o crédito da correção adicional e igualdade de tratamento em seu saque.
Desses entendimentos resultou o Projeto de Lei Complementar no 195/01.
Marque a opção em que há oração substantiva objetiva indireta.
Quanto à acentuação gráfica, observe as palavras relacionadas a seguir:
Assinale a opção em que o trecho do texto foi transcrito de forma gramaticalmente correta.
Há um abismo crescente entre os contestatários, violentos ou não, da globalização - Seattle, Gênova, Porto Alegre, - e os partidos de esquerda que afirmam partilhar algumas dessas preocupações, mas se revelam incapazes de dar-lhe conteúdo concreto uma vez no poder.
Nem os primeiros merecem inteiramente o epíteto de apocalípticos, pois não são em geral niilistas ou utópicos, nem os últimos fazem juz à designação de integrados, posto que proclamam querer reagir contra o pior da "desordem estabelecida".
Os principais líderes dos "integrados" acabam de reunirem-se em Estocolmo, embora tenham preferido chamar-se de "modernizadores", nome que, senão era o oficial, foi o adotado na imprensa européia. Já por aí se introduz a confusão e a ambigüidade.
Modernizar, palavra neutra em matéria de valores morais, pode simplesmente servir de pretexto para justificar a adesão ao paradigma dominante, desqualificando, ao mesmo tempo, como dinossauros pré-históricos, os que a ele resiste.
É expressão que transmite também a idéia de que a política não tem nada a ver com o problema da justiça, da eqüidade, da desigualdade, da dignidade humana, da opressão. Governar seria apenas, como se disse a propósito do "fim da história", atividade assepticamente técnica, a monótona aplicação de soluções cientificamente na moda, isto é, "modernas", às questões fundamentais da sociedade.
(Adaptado de Rubens Ricupero)Nas questões 10 e 11, baseadas em texto de Gustavo Franco, marque o item em que a substituição da seqüência sublinhada pela alternativa proposta acarreta prejuízo à coerência ou à correção gramatical.
Deve ser vista a proposta do governo apenas como um pequeno arranhão numa gigantesca estrutura legal e burocrática de regulação, que se tornou um fim em si mesma. Deve-se ver
O Estado gasta cerca de 3,5 bilhões de reais por ano com o custeio da Justiça do Trabalho, sem falar em novos prédios, como o do TRT em São Paulo. anualmente
No setor privado são centenas de milhares de advogados e especialistas militando dentro e fora das empresas a um custo difícil de estimar. difícil de ser estimado
Os benefícios têm de ver com a obediência à CLT. têm a ver
Como sabemos, a CLT cobre cerca de metade do emprego no Brasil. é coberta por cerca de metade do emprego
As ocorrências sublinhadas no segmento apesar de a corrente majoritária da historiografia destacar a simpatia dos negros pela família imperial (l.35-36) evidenciam tipos possíveis de relação entre preposição e artigo. A diferença entre estes dois casos se deve à diferença de estrutura dos elementos regidos pela preposição.
Sobre essas ocorrências, são feitas as seguintes afirmações.
I - A contração da preposição com o artigo também estaria correta no primeiro caso, por não ser oracional o constituinte regido pela preposição.
II – No primeiro caso, seria também correta a contração da preposição com o artigo, pois em outro trecho do texto, sob a ótica das estratégias populares para driblar ou mesmo transformar em lucro as situações adversas (l.1-2), a estrutura do elemento regido pela preposição é a mesma que na frase acima e ocorre a contração.
III - No segundo caso, a contração é facultativa, como se comprova com a leitura do trecho Portadores de uma nova consciência política (l.40), de mesma estrutura e, no qual, a contração não ocorre.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
I, II e III.
Nenhuma está correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...