Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Marque a opção CORRETA quanto à classificação dos verbos.
NAS QUESTÕES DE 22 A 24, ASSINALE A OPÇÃO CUJA REGÊNCIA DO VERBO DESTACADO ESTEJA INCORRETA.
Questão
Chamaram-lhe de inconseqüente ao sugerir sua demissão.
Os políticos esqueceram das tendências das últimas eleições.
Ninguém mais aspirava a essa promoção.
Quem assistiu aos noticiários ficou bem informado.
Nos fragmentos de textos das questões 01 e 02, marque o que foi reproduzido com incorreções de sintaxe ou com impropriedade vocabular.
Nos fragmentos de textos das questões 01 e 02, marque o que foi reproduzido com incorreções de sintaxe ou com impropriedade vocabular.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS - foi criado pela Lei nº 5.107, de 13 de setembro de 1966, e reformulado pela Lei n° 8.036, de 11 de maio de 1990.
Os recursos do Fundo provêm de contribuições mensais dos empregadores, corrrespondentes a 8% da remuneração dos trabalhadores, depositados em contas vinculadas e individualizadas.
A Caixa Econômica Federal é o agente operador do Fundo, centralizando, em 31 de dezembro de 2000, aproximadamente 92 milhões de contas ativas e 16 milhões de contas paralisadas.
Conforme a Lei nº 8.036, o saldo das contas vinculadas é garantido pelo Governo Federal
A CAIXA exerce à administração do Fundo, aferindo remuneração na forma determinada pelo Conselho Curador do FGTS.
Do mesmo modo que "evoluído", são formas obrigatoriamente acentuadas:
caju, itens e retifica.
copia, pratico e substitui.
pagina, renuncia e retem
evoluimos, intervem e orgão.
Assinale a opção gramaticalmente correta.
Sob a ótica de um Estado em particular – a despeito de a "Guerra Fiscal" do ICMS ser prejudicial à nação –, há ganhos a serem obtidos se ouvesse um aumento conjuntural de receita para o Estado.
Se todos os Estados parassem de conceder incentivos, todos ganhariam; mas se um Estado se abstesse de tal política e os demais continuassem a praticá-la, esse perderia.
Tendo em vista a análise histórica da "Guerra Fiscal", alguns autores propuseram uma divisão de períodos que começam com a criação do ICM e chegam até a atualidade.
No primeiro período, o Governo Central tirou dos Estados a competência de instituir e aumentar alíquotas dos impostos, e ficou estabelecido que couberiam tais atribuições somente ao Senado.
Pressionado pelas disputas inter-regionais, o Governo Federal interviu no incipiente mecanismo de concessão de incentivos, e, por meio de lei complementar, criou o CONFAZ.
Assinale a opção que preenche de forma coesa e coerente as lacunas do texto.
Um processo decisório mais ágil e descentralizado caracteriza as relações internacionais de hoje, que _____1______ definem cada vez mais ____2____ um jogo feito em diversos tabuleiros, mais aberto ___3____ participação dos países, mesmo que em condições menos vantajosas de saída, _____4_______ as capacidades adequadas estejam disponíveis. A melhor inserção do Brasil nesse processo decisório – e, portanto, a escolha das instâncias ____5____ podemos e devemos participar – é um desafio que alcança hoje a dimensão de imperativo, especialmente porque as escolhas pressupõem a capacidade de não promover exclusões.
Aponte a alternativa que completa corretamente os espaços: "A infeliz anda ____ toa ____ percorrer ____ ruas. Sempre que ____ vejo, cumprimento-a, mas ____ vezes ela não me responde."
à – a - às – à – as
a – à - as – à – às
à – a - as – a – às
a – à - às – a – as
à – à - às – à – às
Assinale a ÚNICA alternativa que contém uma frase gramaticalmente correta
Sua Excelência, o Vice-Presidente, vem com os assessores à audiência?
Vossa Excelência, o Vice-Presidente, vem com os assessores a audiência?
Vossa Excelência, o vice-presidente, vêm com os assessores para a audiência?
Vossa Excelência, o Vice-presidente, vem com os assessores na audiência?
Sua Excelência, o Vice-Presidente, vêm com os assessores para a audiência?
Leia as afirmações abaixo, a respeito da concordância nominal no trecho desvendam a mistura de atração e de repulsa exercida pelo serviço militar nos marinheiros (l.11-12), e depois assinale a alternativa correta.
I - O particípio exercida poderia também aparecer com a forma exercidas.
II - O autor preferiu a concordância mais rara à mais comum.
III - Na forma em que se apresenta, o particípio exercida somente pode ser interpretado como determinante de mistura.
Apenas a afirmativa I está correta.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas a afirmativa III está correta.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Deveríamos ter ido mais vezes à cama delas ao anoitecer... O verbo destacado encontra-se no
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...