Questões de Língua Portuguesa

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Na frase É o preço que se paga pelo desapego à memória, que finaliza o texto, a expressão sublinhada está se referindo ao fato de que

  • A. é custoso desviar nossa atenção das velhas fotografias e dos velhos álbuns.
  • B. as imagens de nós mesmos talvez não sejam preservadas de forma alguma.
  • C. os velhos álbuns são testemunhos do mau gosto de uma época.
  • D. costumam ser enganosas as imagens guardadas em álbuns.
  • E. os registros em arquivos de papel estão longe de ser confiáveis.

Está inteiramente clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

  • A. Os álbuns de família, que para muita gente parece apenas uma relíquia inútil, estariam condenados à desaparecer, em função de seu descrédito em nome da tecnologia.
  • B. Ser negligente com nossa memória, tal como parece estar ocorrendo em nossos dias, implica negligenciar o próprio sentido da nossa história, a própria formação da nossa identidade.
  • C. Os instantâneos obtidos por celulares, ao contrário dos antigos álbuns fotográficos, dispensam de serem revelados, ao passo que nestes ainda exigem um papel especial.
  • D. Se continuarmos a desleichar com nossa documentação através de fotografias, haverá de chegarmos ao momento onde nenhuma memória de nós resistirá ao tempo.
  • E. O fraglante de uma cena familiar pode ser precioso, ao documentar um momento cuja lembrança ninguém poderá se esquecer, eternizando para sempre uma situação especial.

Está plenamente correta a redação da seguinte frase:

  • A. Não se sabe o por quê de tanto desprezo em relação ao passado, que tanto poder-nos-iam ensinar.
  • B. Sim, sabe-se que privilégios sempre existem, e lhes desfrutam e os abusam os que chegam ao poder.
  • C. Aos franceses, a Revolução propiciou-os afastar privilégios de quem lhes gozava injustamente.
  • D. Quanto ao lema “lembrar para não repetir”, muitos lhe adotam por que acreditam na pedagogia da História.
  • E. Cabe aos museus a preservação de obras de arte; sempre haverá quem as ame e por elas se interesse.

Michelangelo fugiu de Roma ao ser comunicado que, antes de produzir as estátuas da futura tumba do papa Júlio II, deveria pintar o teto da Capela Sistina. Só a muito custo foi convencido a se aventurar na pintura, meio que julgava não dominar tão bem quanto a escultura. ...... , ao ser tirado da zona de conforto, o artista criaria sua obra máxima.

Mantendo-se as relações de sentido e a correção gramatical, preenche corretamente a lacuna acima o que se encontra em:

  • A. Porquanto
  • B. Embora
  • C. Contudo
  • D. Uma vez que
  • E. Conquanto

é porque estou morto

O elemento sublinhado acima também pode ser corretamente empregado na lacuna da frase:

  • A. Não entendi o ...... da sua atitude na reunião.
  • B. Percebi logo ...... ele demorou para chegar.
  • C. ...... você não confia nas suas ideias?
  • D. Esclareça o ...... da necessidade desse procedimento.
  • E. Os jovens às vezes erram ...... são muito ansiosos.

Considere as seguintes afirmações sobre a função sintática de pronomes relativos.

I. No enunciado Não posso recusar o que me pedem neste momento, o pronome relativo exerce a função sintática de objeto direto.

II. No enunciado É este o projeto a que o engenheiro se referiu em sua proposta, o pronome relativo exerce a função sintática de objeto indireto.

III. No enunciado Esta é uma razão que não se pode refutar, o pronome relativo exerce a função sintática de objeto indireto.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas I e III.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II e III.

No que se refere aos aspectos linguísticos do texto, julgue os próximos itens.

A oração “radicalizar a política de ampliação do acesso à justiça” (l.12) e o termo “consenso” (l.14) exercem a mesma função sintática nos períodos em que ocorrem.

  • C. Certo
  • E. Errado

A passagem do texto corretamente reescrita, sem alteração de sentido, em linhas gerais, está em:

  • A. o assustador relato de Gregor Samsa → o fortuito enlace de Gregor Samsa (2º parágrafo)
  • B. um dos ícones turísticos de sua cidade natal → um dos retratos fidedignos de sua cidade natal (1º parágrafo)
  • C. A diretora [...] chancela essa interpretação da obra. → A diretora [...] referenda essa interpretação da obra (2º parágrafo)
  • D. quando foi derrubado o sistema socialista → antes da reforma do sistema socialista (5º parágrafo)
  • E. Os estudiosos [...] interpretaram essa transformação → Os estudiosos [...] refutaram essa transformação (2º parágrafo)

A mensagem do poema está reescrita corretamente em prosa, em um único período, em:

  • A. Quando se lembrou de que bicho é pai de bicho. O pai de Gregório Samsa juntou-se ao filho, no lixo.
  • B. Quando se lembrou que bicho é pai de bicho; o pai de Gregório Samsa, juntou-se ao filho no lixo.
  • C. Quando se lembrou de que bicho é pai de bicho; o pai de Gregório Samsa juntou-se, ao filho no lixo.
  • D. Quando se lembrou de que bicho é pai de bicho, o pai de Gregório Samsa juntou-se ao filho no lixo.
  • E. Quando se lembrou que bicho é pai de bicho, o pai de Gregório Samsa, juntou-se ao filho, no lixo.

O enunciado de um cartaz está redigido corretamente em:

  • A. Aqui se vendem produtos ecologicamente corretos.
  • B. Vende-se, aqui, produtos ecologicamente corretos.
  • C. Se vende, aqui, produtos ecologicamente corretos.
  • D. Vendem-se aqui, produtos ecologicamente corretos.
  • E. Aqui, se vende produtos ecologicamente corretos.
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