Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Adjetivo - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
O adjetivo se apresenta numa forma que se poderia denominar neutra, quanto ao gênero, em:
É adjetivo derivado:
Língua Portuguesa - Adjetivo - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAUGRS) - 2014
Assinale a alternativa que contém a afirmação correta acerca das palavras preconceituosas (l. 05), cultural (l. 23) e mundial (l. 23), respectivamente.
Quanto aos mecanismos linguísticos usados na composição do texto, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Os vocábulos egoísmo (l. 4) e vício (l. 9) são acentuados pela mesma razão.
( ) O ponto e vírgula existente depois da palavra nós (l. 13) pode ser substituído por ponto, sem comprometer a estrutura da frase, desde que se faça o ajuste necessário na forma verbal são (l. 13), o que não se aplica ao mesmo sinal de pontuação presente nas linhas posteriores (l. 15-16-17).
( ) O sinal indicativo de crase presente em à, nas duas ocorrências (l. 23 e 24), é dispensável, pois os nomes femininos, em ambos os casos, estão tomados em sentido genérico.
( ) A oração que aparecesse um messiânico comandante (l. 30) exerce função subjetiva no contexto frasal.
( ) A forma verbal conduzisse (l. 31) expressa uma ação hipotética no passado subordinada a outra que está simultaneamente no passado.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Com relação às ideias e às suas estruturas linguísticas do texto apresentado, julgue os itens a seguir.
O emprego do acento gráfico na palavra atrás justifica-se com base na mesma regra que justifica o emprego do acento gráfico em fiéis.Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias - 2014
Analise as afirmativas referentes à acentuação gráfica das palavras retiradas do texto, informe se é verdadeira (V) ou falsa (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
( ) As paroxítonas frequência e desígnios são acentuadas porque terminam em ditongo decrescente.
( ) As palavras elástico e fórmula são acentuadas por serem proparoxítonas.
( ) A mesma regra de acentuação que cabe pra há cabe também para está.
( ) A palavra suéter é paroxítona e é acentuada porque termina em r.
Assinale a opção que indica a necessidade de modificar a colocação de acento gráfico para que o texto fique gramaticalmente correto.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
O acento diferencial é usado para diferenciar palavras homógrafas. Esse tipo de acento ocorre em qual das alternativas? Assinale-a.
Sabia-a culta e boa, Rachel de Queiroz me afirmara a grandeza moral daquela pessoinha tímida...
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...