Questões de Língua Portuguesa

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa em que a substituição da palavra em destaque por um pronome pessoal está correta, de acordo com a norma-padrão.

  • A. Dá para entender por que precisamos proteger esse planeta … / Dá para entender por que precisamos proteger-lhe.
  • B. Foram elas que “descobriram” a fotossíntese. / Foram elas que descobriram-a.
  • C. Nossa atmosfera permite aos seres vivos sobreviver. / Nossa atmosfera permite-lhes sobreviver.
  • D. Agradeçam às cianobactérias pelo ar de cada dia. / Agradeçam-nas pelo ar de cada dia.
  • E. A lua regula e estabiliza o eixo de rotação da Terra. / A lua regula e estabiliza-lhe.

Reescrevendo-se as frases – Eis algumas das razões para protegermos a Terra … O clima é agradável e perfeito, para que possamos sobreviver … Sem a lua, o clima não poderia ser estável. – obtém-se versão correta, de acordo com a norma-padrão, em:

  • A. Listam-se as razões para protegermos a Terra … O clima é agradável e perfeito, benéfico a sobrevivência das pessoas … Sem a lua, o clima não se estabilizaria.
  • B. Lista-se as razões para protegermos a Terra … O clima é agradável e perfeito, benéfico a sobrevivência das pessoas … Sem a lua, o clima não estabilizaria-se.
  • C. Listam-se as razões para protegermos a Terra … O clima é agradável e perfeito, benéfico à sobrevivência das pessoas … Sem a lua, o clima não se estabilizaria.
  • D. Lista-se as razões para protegermos a Terra … O clima é agradável e perfeito, benéfico à sobrevivência das pessoas … Sem a lua, o clima não estabilizar-se-ia.
  • E. Listam-se as razões para protegermos a Terra … O clima é agradável e perfeito, benéfico a sobrevivência das pessoas … Sem a lua, o clima não estabilizaria- se.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, de acordo com a norma-padrão, as lacunas das frases a seguir.

I. Nas tribulações do dia a dia, enquanto não .

II. Mas por trás disso tudo existe um planeta extremamente complexo ___________.

III. Basta olhar para o planeta e __________.

  • A. houve uma crise maior, esquecemos o planeta … sem o qual não viveríamos … conscientizar-se a distribuição de água
  • B. haver uma crise maior, esquecemos o planeta … sem que não viveríamos … conscientizar-se a distribuição de água
  • C. houvesse uma crise maior, esquecemos o planeta … sem o que não viveríamos … conscientizar-se com a distribuição de água
  • D. houver uma crise maior, esquecemos o planeta … sem qual não viveríamos … conscientizar-se pela distribuição de água
  • E. houver uma crise maior, esquecemos o planeta … sem o qual não viveríamos … conscientizar-se da distribuição de água

  • A. Ele é tão novo, que já conhece o sistema;
  • B. Ele é bem novo, já conhece, porém, o sistema;
  • C. Ele é bem novo, embora conheça o sistema;
  • D. Por ser novo, ele conhece o sistema;
  • E. Ele é muito novo, logo conhece o sistema.

Os verbos de estado abaixo expressam valores diferentes; a alternativa em que o verbo de estado tem valor de “mudança de estado” é:

  • A. “O jeitinho brasileiro é uma forma de corrupção”;
  • B. “Por exemplo: estou tranquilo na fila...”;
  • C. “...chega uma senhora que parece preocupada...”;
  • D. “Não há o que reclamar dessa forma de “jeitinho”, que permaneceria universal...”;
  • E. “aí temos o “jeitinho” virando corrupção”.

“Agora, se eu dou um jeito nos meus impostos porque o delegado da receita federal é meu amigo ou parente e faz a tal “vista grossa”, aí temos o “jeitinho” virando corrupção”.

O comentário correto sobre os componentes desse segmento do texto é:

  • A. “agora” tem valor de conclusão;
  • B. “dou um jeito” é expressão coloquial contrária à norma culta;
  • C. “fazer vista grossa” significa aceitar dinheiro para fazer algo ilegal;
  • D. a forma diminutiva “jeitinho” expressa afetividade;
  • E. “aí” tem valor de tempo.

“...na Canção do Exílio, Gonçalves Dias roga a Deus não permitir que morra sem que volte para lá, isto é, para cá”.

Nesse segmento, a expressão “isto é” tem a função de:

  • A. acrescentar uma informação que confirma algo dito anteriormente;
  • B. apresentar uma informação que contrasta com outra anterior;
  • C. corrigir uma informação já passada;
  • D. explicar uma informação anteriormente dada;
  • E. expressar uma oposição parcial a uma informação dada antes.

“Adiamos o trabalho, o encontro, o almoço, o telefonema, o dentista, o dentista nos adia, a conversa séria, o pagamento do imposto de renda, as férias, a reforma agrária, o seguro de vida, o exame médico, a visita de pêsames, o conserto do automóvel, o concerto de Beethoven, o túnel para Niterói, a festa de aniversário da criança, as relações com a China, tudo”.

Em “o conserto do automóvel” e “o concerto de Beethoven” há a presença intencional de dois homônimos; a alternativa abaixo em que essa possibilidade não existe por só estar dicionarizada uma das palavras dadas é:

  • A. concelho / conselho;
  • B. caçar / cassar;
  • C. paço / passo;
  • D. polir / pulir;
  • E. comprimento / cumprimento.

Nos dois termos “conserto do automóvel” e “concerto de Beethoven” há a mesma relação sintática que, respectivamente, em:

  • A. criação de galinhas / criação de uma nova estrada;
  • B. invasão da cidade / invasão dos bárbaros;
  • C. invenção da lâmpada / invenção de novo aplicativo;
  • D. cópia de um documento / cópia de uma assinatura;
  • E. visão de uma ponte / visão da paisagem.

Há, no texto da crônica, um conjunto de elementos que expressam quantidade. A alternativa em que o termo sublinhado NÃO tem esse valor é:

  • A. “Há em nosso povo duas constantes que nos induzem a sustentar que o Brasil é o único país brasileiro de todo o mundo”;
  • B. “Adiamos tudo: o bem e o mal, o bom e o mau, que não se confundem, mas tantas vezes se desemparelham”;
  • C. “Só a morte e a promissória são mais ou menos pontuais entre nós”;
  • D. “encontrei no fim do volume algumas informações essenciais sobre nós e sobre a nossa terra”;
  • E. “Entre poucos endereços de embaixadas e consulados, estatísticas, indicações culinárias, o autor intercalou o seguinte tópico”.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...