Questões de Língua Portuguesa

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Quase toda a população do Amapá, menos de meio milhão de habitantes, chega ao mundo pelas mãos de setecentas pegadoras de menino.

O sentido da frase acima está preservado, em linhas gerais, e a concordância atende à norma-padrão da língua portuguesa, em:

  • A. Fazem vir ao mundo quase toda a população do Amapá, menos de meio milhão de habitantes, setecentas pegadoras de menino.
  • B. Quase toda a população do Amapá, menos de meio milhão de habitantes, setecentas pegadoras de menino deve dar ao mundo.
  • C. Quase toda a população do Amapá, menos de meio milhão de habitantes, setecentas pegadoras de menino dá à luz.
  • D. Setecentas pegadoras de menino são responsável por trazer ao mundo quase toda a população do Amapá, menos de meio milhão de habitantes.
  • E. São as setecentas pegadoras de menino que faz chegar ao mundo quase toda a população do Amapá, menos de meio milhão de habitantes.

Muitas desconhecem as letras do alfabeto, mas leem a mata, a água e o céu.

Sem efetuar qualquer outra alteração na frase, o termo mas será corretamente substituído, tendo-se o sentido e a estrutura frasal preservados, de acordo com a normapadrão da língua portuguesa, por

  • A. contudo.
  • B. embora.
  • C. apesar de.
  • D. portanto.
  • E. como.

Todos os termos estão empregados e grafados corretamente em:

  • A. Os povos indígenas mencionados no texto detêm uma extensão de terras que vai do Amapá ao norte do Pará.
  • B. Na opinião das autoras, o discurso dos livros didáticos trás uma visão, por vezes, distorcida da história dos índios brasileiros.
  • C. Os povos indígenas do Amapá e do norte do Pará manteram uma história em comum ao longo do tempo.
  • D. Alguns preconceitos serão desfeitos quando se fazer um estudo mais amplo a cerca dos povos indígenas do Brasil.
  • E. As autoras se proporam a enfocar a história dos povos indígenas do Amapá e do norte do Pará por um novo viéz.

Está redigida em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa a frase:

  • A. Ocupa-se as faixas de terra que vão do Amapá ao norte do Pará com várias comunidades indígenas.
  • B. Faz pelo menos três séculos que esses povos partilham uma história de relações comerciais, políticas, matrimoniais e rituais.
  • C. São comuns livros didáticos que, ao tratarem da condição dos índios do Brasil, contribui para divulgar uma história de perdas culturais..
  • D. D) O acúmulo de experiências de contato entre diferentes povos permitiram que ocorresse processos de fusão e de separação de grupos.
  • E. Com o avanço das frentes de colonização em suas terras, foi trazido uma série de novos conhecimentos e tecnologias.

Acentuam-se devido à mesma regra os seguintes vocábulos do texto:

  • A. também, mantêm, experiências.
  • B. indígenas, séculos, específico.
  • C. acúmulo, importância, intercâmbio.
  • D. políticas, história, Pará.
  • E. até, três, índios.

... enquanto pressupomos que nós descobrimos os índios... (3º parágrafo)

A passagem destacada acima está corretamente reescrita na voz passiva, preservando-se a correlação entre as formas verbais, em:

  • A. por nós os índios seriam descobertos.
  • B. nós tínhamos descoberto os índios.
  • C. os índios é que nós descobrimos.
  • D. os índios foram descobertos por nós.
  • E. descobria-se os índios.

A passagem do texto que se mantém correta após o acréscimo da vírgula é:

  • A. Essas relações até hoje, não deixaram de existir nem se deixaram restringir aos limites das fronteiras nacionais...
  • B. Essa amplitude das redes de relações regionais, faz da história desses povos uma história rica em ganhos e não em perdas culturais...
  • C. ... como muitas vezes divulgam os livros didáticos que retratam, a história dos índios no Brasil.
  • D. Processos estes que se somam, às diferentes experiências de contato vividas pelos distintos grupos indígenas com cada um dos agentes e agências que entre eles chegaram...
  • E. ... com um pouco mais de conhecimento sobre a história da região, podemos constatar que os povos indígenas dessa parte da Amazônia nunca viveram isolados entre si.

Considere a passagem do texto:

No caso específico desta região do Amapá e norte do Pará, são séculos de acúmulo de experiências de contato entre si que redundaram em inúmeros processos, ora de separação, ora de fusão grupal, ora de substituição, ora de aquisição de novos itens culturais.

O termo ora, em destaque, expressa ideia de

  • A. finalidade.
  • B. causa.
  • C. alternância.
  • D. comparação.
  • E. conclusão.

Os pronomes destacados no último parágrafo − nós, nosso, nos, nossa − fazem referência

  • A. aos povos indígenas da Amazônia.
  • B. a todos os indígenas brasileiros.
  • C. às redes de intercâmbio indígenas.
  • D. aos representantes da cultura hegemônica.
  • E. a todos os habitantes das zonas urbanas do Brasil.

Estão inteiramente corretos o emprego e a grafia de todas as palavras em:

  • A. Um mau entendido ocasionou um mico que só não foi maior por que o cronista salvou a situação.
  • B. O porquê da confusão não chegou a ser discutido, e o mal foi contornado pela iniciativa do cronista.
  • C. Em vez de demonstrar mal humor, por que fora tomado por outra pessoa, o cronista salvou a situação.
  • D. O livreiro se deu mau em sua homenagem porquê não apurou corretamente a identidade do cronista.
  • E. O mau já estava feito, e só não prosperou por que o cronista soube como contorná-lo.
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