Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Observa‐se que o trecho É também irritante,... (2º§) estabelece com o trecho anterior Na verdade, fica difícil imaginar a vida profissional sem ele, seus recursos de memória e arquivo, a capacidade de fazer correções, eliminar ou acrescentar palavras e parágrafos. (1º§) uma relação de sentido que não foi explicitada por nenhum conectivo. O conectivo que poderia ser corretamente empregado é
Comumente escritas para colunas de jornais e revistas, as crônicas são textos geralmente curtos que registram o cotidiano. Considerando, porém, a intenção do escritor, pode‐se concluir mais precisamente que a finalidade dessa crônica é
Quanto à classificação verbal do termo sublinhado, marque a alternativa correta.
Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2014
Assinale a alternativa em que o sinônimo da palavra sublinhada está corretamente indicado conforme o seu uso no texto.
Quanto à classe gramatical da palavra sublinhada, assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta.
Na passagem O especialista teme, dessa forma, que em dez anos nada reste desses programas., os termos sublinhados expressam a ideia de
São múltiplos e variados os instrumentos de comunicação particular, oficial e empresarial, tais como ata, atestado, certidão, circular, comunicado, convite, convocação, edital, ofício, ordem de serviço, portaria, requerimento etc.
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação da modalidade com o seu respectivo conceito, conforme apresentado por Martins e Zilberknop (2010).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Analise as seguintes afirmativas sobre a utilização dos pronomes de tratamento na redação oficial e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O tratamento Vossa Senhoria (V.S.ª) é utilizado para oficiais até coronel e funcionários graduados como diretores, chefes de departamento, chefes de divisão e chefes de seção.
( ) Vossa Excelência (V.Ex.ª) o presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira inaugurou Brasília em 1960.
( ) Dirijo-me a Vossa Senhoria (V.S.ª), senhor diretor, para elogiar o vosso discurso.
( ) Sua Excelência a presidente Dilma Rousseff tranquilizou os repórteres, dizendo que não faltaria energia à população.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Com relação ao emprego dos pronomes de tratamento e fechos de documentos de comunicação oficial, é INCORRETO afirmar que
Analise as seguintes afirmativas sobre as características da redação oficial e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Os textos oficiais requerem o uso do padrão culto da língua.
( ) As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro.
( ) Os princípios fundamentais da administração pública não têm nada a ver com atos e comunicações oficiais.
( ) Concisão, clareza, objetividade e formalidade, aspectos necessários para a elaboração de expedientes oficiais, não contribuem para que seja alcançada a impessoalidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...