Questões de Língua Portuguesa

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Respeitando-se as convenções da norma culta, a forma verbal “hᔠpode ser substituída por

  • A. “existem”.
  • B. “existe”.
  • C. “têm”.
  • D. “tem”.

Considere o período selecionado a seguir.

Assinale a opção em que a reescritura do trecho obedece às convenções relacionadas ao uso da vírgula.

  • A. Como esperar, contudo, que se enfatize num mundo regido pela competitividade, a solidariedade?
  • B. Como esperar contudo, que se enfatize, num mundo regido pela competitividade, a solidariedade?
  • C. Como esperar, contudo que se enfatize, num mundo regido pela competitividade, a solidariedade?
  • D. Como esperar, contudo, que se enfatize, num mundo regido pela competitividade, a solidariedade?

Considere o trecho selecionado a seguir.

No trecho selecionado, o segundo e o terceiro períodos estabelecem, respectivamente, as seguintes relações de sentido:

  • A. causalidade e conclusão.
  • B. adversidade e explicação.
  • C. conclusão e adversidade.
  • D. explicação e causalidade.

Considere o trecho selecionado a seguir.

Assinale a opção em que, mantendo-se o elemento em destaque no plural, são feitas, em registro culto, as alterações rigorosamente necessárias.

  • A. Se eles caem nas drogas, a família, perplexa, se pergunta: “Como foi possível? Logo eles, tão inteligentes!” Foi possível porque a família confundiu brilhantismo com segurança. Considerou-os uns adultos precoces. Deixaram de dar-lhes atenção, colo, carinho.
  • B. Se eles caem nas drogas, a família, perplexa, se pergunta: “Como foi possível? Logo eles, tão inteligentes!” Foi possível porque a família confundiu brilhantismo com segurança. Considerou-os uns adultos precoces. Deixou de dar-lhe atenção, colo, carinho.
  • C. Se eles caem nas drogas, a família, perplexa, se pergunta: “Como foi possível? Logo eles, tão inteligentes!” Foi possível porque a família confundiu brilhantismo com segurança. Considerou-o uns adultos precoces. Deixou de dar-lhes atenção, colo, carinho.
  • D. Se eles caem nas drogas, a família, perplexa, se pergunta: “Como foi possível? Logo eles, tão inteligentes!” Foi possível porque a família confundiu brilhantismo com segurança. Considerou-os uns adultos precoces. Deixou de dar-lhes atenção, colo, carinho.

Referente à redação oficial, é correto afirmar:

  • A. A pressa com que são elaboradas certas comunicações dificilmente compromete sua clareza.
  • B. Na revisão de um expediente, deve-se avaliar, ainda, se ele será de fácil compreensão por seu destinatário.
  • C. As comunicações oficiais devem ser sempre informais.
  • D. A formalidade e a padronização fazem desaparecer do texto os excessos linguísticos que nada lhe acrescentam.

Os textos oficiais, por seu caráter impessoal, por sua finalidade de informar com o máximo de clareza e concisão, requerem o uso do padrão culto da língua. Há consenso de que o padrão culto é aquele em que:

  • A. Se observem as regras da gramática Lusitana.
  • B. Se observem as regras da gramática formal.
  • C. Se empregue um vocabulário comum à região em que o documento está sendo produzido.
  • D. Seu uso na redação decorre do fato de que ele está abaixo das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas regionais.

Conforme o Manual de redação da Presidência da República, a redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto da linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Referente ao quesito “concisão”, é correto afirmar:

  • A. É o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de informações.
  • B. Redação concisa é a redação isenta da interferência da individualidade que a elabora.
  • C. Pode-se definir como conciso aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor.
  • D. A concisão diz respeito à polidez, à criatividade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação.

É uma forma de comunicação escrita em que se convida ou chama alguém para uma reunião. Na elaboração do texto, é necessário especificar local, data e finalidade.

  • A. Comunicado.
  • B. Convocação.
  • C. Edital.
  • D. Portaria.

Leia os versos a seguir, extraídos da poesia “O guardador de rebanhos”, de Fernando Pessoa.

Eu nunca guardei rebanhos, Mas é como se os guardasse.

Assinale a alternativa em que houve problema de regência na reescrita do verso: “eu nunca guardei rebanhos”.

  • A. Eu nunca fiz referência a rebanhos.
  • B. Eu nunca me preocupei com rebanhos.
  • C. Eu nunca aludi rebanhos.
  • D. Eu nunca assisti a rebanhos.

Quanto à flexão nominal, analise as proposições a seguir. Depois assinale a alternativa que contém a análise correta sobre as mesmas.

I. Os foliães aproveitaram as comemorações.

II. Nem todos os anãos enfrentam problemas de acesso.

III. O emprego dos hífenes tem gerado algumas dúvidas.

IV. Um dos comandantes sêniores desafiou o chefe de estado americano.

  • A. Não há erro em proposição alguma.
  • B. Há erro em apenas uma das proposições.
  • C. Há erro em apenas duas das proposições.
  • D. Todas as proposições contêm erro.
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