Questões de Língua Portuguesa

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A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    F – F – F.

  • B.

    V – F – F.

  • C.

    V – V – F.

  • D.

    F – V – V.

  • E.

    V – V – V.

Em “Além disso, é importante realizar campanhas de educação no trânsito para evitar a ocorrência de acidentes envolvendo motoristas, pedestres e ciclistas.”, a expressão destacada siginifica

  • A.

    aliás.

  • B.

    porém.

  • C.

    porque.

  • D.

    ainda que.

  • E.

    enquanto isso.

 

Julgue os itens a seguir, referentes às ideias e às estruturas linguísticas apresentadas no texto acima.

O emprego da vírgula logo após a expressão ‘não trabalho’ (l.15) justifica-se por isolar termo de natureza explicativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as ideias e aspectos linguísticos do texto apresentado, julgue os itens a seguir.

A retirada da expressão de realce “é que” (l.36) e a colocação de vírgula após o segmento “Com base nesses encontros” (l.35-36) não acarretariam prejuízo gramatical ao período.

  • C. Certo
  • E. Errado

Altera-se fundamentalmente o sentido de: “[...] leitura que consideram não apenas imprescindível, mas também amena e divertida.” com a seguinte redação:

  • A. leitura que consideram não só imprescindível, senão que amena e divertida.
  • B. leitura que consideram imprescindível, bem como amena e divertida.
  • C. leitura que consideram imprescindível, tanto quanto amena e divertida.
  • D. leitura que consideram não imprescindível, mas amena e divertida.
  • E. leitura que consideram imprescindível, além de amena e divertida.

Há emprego inadequado de uma ou mais vírgulas na seguinte frase:

  • A. No segmento A cultura erudita, assim chamada, a expressão entre vírgulas deixa ver que o autor do texto, ao que tudo indica, não acolhe inteiramente tal classificação cristalizada.
  • B. Nem Villa-Lobos, nem Guimarães Rosa, na verdade nenhum grande artista se deixa levar, em face da arte popular, por preconceitos primários.
  • C. Muitas vezes, o interesse que um artista erudito demonstra pela arte popular, não significa mais, de fato, do que o desejo de usurpar-lhe o que ela tem de mais vivo.
  • D. Pode haver sobretudo uma relação de estranhamento, e não de encantamento, quando um cultor da arte erudita, não sem preconceito, lança os olhos sobre a arte popular.
  • E. As diferenças entre arte popular e arte erudita tendem, por vezes, a dissipar-se nos dias de hoje, tornando a arte um produto híbrido explorado pela indústria cultural.

Considere a norma-padrão da língua portuguesa para responder às questões de números 23 a 30.

Considere as frases.

Os navios ____________ as posições estabelecidas pelo comando de guerra.

Estas senhoras ____________ à praça todos os dias e trazem seus cachorros.

A localização desta loja não nos ____________ .

As lacunas devem ser preenchidas, correta e respectivamente, pelas formas verbais

  • A.

    mantêm … vem … convém

  • B.

    mantém … vêm … convêm

  • C.

    mantêm … vêm … convém

  • D.

    mantém … vem … convém

  • E.

    mantêm … vêm … convêm

As normas de concordância verbal estão plenamente observadas na frase:

  • A. Aos encantos musicais das composições de Caymmi correspondem o alto grau de poesia das palavras de seus versos.
  • B. Da limpidez da manhã ao mistério do crepúsculo, registram-se nas canções praieiras desse baiano a tonalidade múltipla dos nossos sentimentos.
  • C. Nos desenhos a bico de pena, a nitidez dos traços e dos movimentos não podem ser negligenciados, sob pena de se perder o encanto dessa arte.
  • D. É com os olhos voltados para a beleza essencial das coisas que o artista Caymmi divisa nelas a íntima poesia e o profundo lirismo que à maioria das pessoas se oculta.
  • E. Dos graves da voz de Caymmi resulta a sugestão das profundezas do mar, e na suavidade de seus timbres parece representar-se a música dos coqueiros ao vento.

Assinale a alternativa em que o acento indicativo de crase está empregado corretamente.

  • A.

    A combinação de vidro e concreto armado é comum à praticamente toda a obra de Niemeyer.

  • B.

    No ano passado, Niemeyer falou à vários estudantes de arquitetura.

  • C.

    Em Belo Horizonte, fomos à uma igreja projetada por Niemeyer.

  • D.

    Niemeyer sempre procurava integrar suas construções à paisagem local.

  • E.

    Darcy Ribeiro chegou à atribuir ao arquiteto o título de “único gênio” do Brasil.

 

Considerando as informações e estruturas do texto acima, julgue os itens seguintes.

A descrição dos depósitos de ferro da Serra do Carajás feita “inicialmente por Tolbert et al. (1971) e Beisiegel et al. (1973)” (l.3-4) foi sensivelmente alterada e, posteriormente, invalidada pelas descrições de “Meirelles (1986) e Meirelles e Dardenne (1993)” (l.22-23), em decorrência do “desenvolvimento atual da mineração a céu aberto” (l.16) nas áreas do Grupo Grão-Pará.

  • C. Certo
  • E. Errado
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