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Considerando o sentido do texto, as formas verbais que completam correta e respectivamente, as lacunas pontilhadas das linhas 12 e 19 são:
julga arrastava
julgam arrastava
julga arrastou
julgam arrastou
julga arrasta
Avalie as seguintes afirmações a respeito de formas verbais do texto.
I. Em relação às formas verbais sublinhadas no período Há anarquistas e comunistas (ainda existem comunistas?) entre os invasores da USP, como há reacionários (l. 21 e 22), poder-se-ia utilizar uma forma verbal pela outra sem causar incorreção ao período.
II. Em é proibido proibir (l. 25) há três orações.
III. Em Ou quem sabe falte mesmo um bonitão como Cohn-Bendit. (l. 34) ocorrem duas orações.
Quais estão INCORRETAS?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens subsequentes, relativos aos sentidos e a aspectos estruturais e linguísticos do texto acima.
O pronome se, em que se formaram (l.7), poderia ser corretamente deslocado para logo após a forma verbal formaram, escrevendo-se que formaram-se.
Considerando as disposições do Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue os seguintes itens, relativos ao documento oficial acima, reproduzido, com adaptações, do sítio www.tjdft.jus.br.
Para se adequar o parágrafo iniciado pela expressão Entretanto ao padrão culto exigido nas comunicações oficiais, seria suficiente reescrever a oração não se considerou as correções efetuadas pelo TJDFT nos seus mencionados indicadores da seguinte forma: não foram consideradas as correções efetuadas pelo TJDFT nos seus mencionados indicadores.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens a seguir, referentes às ideias e às estruturas linguísticas apresentadas no texto acima.
Os vocábulos prejuízos e benefícios são acentuados de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica.
Observe as sentenças seguintes.
I. Precisamos assistir esse espetáculo, dizem que é maravilhoso!
II. Desde muito jovem habituou-se a assistir os mais necessitados, fornecendo remédios e mantimentos.
III. Não assistimos o jogo porque seria televisionado muito tarde da noite e precisávamos acordar cedo no dia seguinte.
O uso do verbo assistir deu-se em consonância com a norma padrão, tal qual no trecho posto para análise, na(s) sentença(s) presente(s) em:
Em relação ao ponto de vista emitido anteriormente no período, a conjunção POIS em: pois é sabido que o comando da língua falada ou escrita pressupõe o assenhoreamento de suas estruturas frasais combinado com a capacidade de discernir, discriminar e estabelecer relações lógicas introduz:
Língua Portuguesa - Ortografia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Em ... se a ansiedade chegar a extremos, não hesitar em procurar apoio médico. , a autora empregou o verbo hesitar, que se escreve com h assim como
hálibi, hontem e hipnotizar.
hálibi, harmonioso e hipismo.
hurticária, hipnotizar e hipismo.
holerite, hêxito e hábito.
holerite, hábito e hilário.
Julgue os itens que se seguem, relativos às ideias e estruturas linguísticas do texto acima.
Estaria mantida a correção gramatical do período caso fosse empregado acento indicativo de crase em a engenheiros (l.12-13): à engenheiros.
Língua Portuguesa - Interpretação de Texto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com referência às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsequentes.
À oração para que não ocorra um colapso no sistema público (l.11-12) é atribuída a ideia de consequência.
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