Questões de Língua Portuguesa

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Considerando o sentido do texto, as formas verbais que completam correta e respectivamente, as lacunas pontilhadas das linhas 12 e 19 são:

  • A.

    julga – arrastava

  • B.

    julgam – arrastava

  • C.

    julga – arrastou

  • D.

    julgam – arrastou

  • E.

    julga – arrasta

Avalie as seguintes afirmações a respeito de formas verbais do texto.

I. Em relação às formas verbais sublinhadas no período anarquistas e comunistas (ainda existem comunistas?) entre os invasores da USP, como há reacionários (l. 21 e 22), poder-se-ia utilizar uma forma verbal pela outra sem causar incorreção ao período.

II. Em “é proibido proibir” (l. 25) há três orações.

III. Em Ou quem sabe falte mesmo um bonitão como Cohn-Bendit. (l. 34) ocorrem duas orações.

Quais estão INCORRETAS?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas I e II.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    I, II e III.

Julgue os itens subsequentes, relativos aos sentidos e a aspectos estruturais e linguísticos do texto acima.

O pronome “se”, em “que se formaram” (l.7), poderia ser corretamente deslocado para logo após a forma verbal “formaram”, escrevendo-se que formaram-se.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as disposições do Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue os seguintes itens, relativos ao documento oficial acima, reproduzido, com adaptações, do sítio www.tjdft.jus.br.

Para se adequar o parágrafo iniciado pela expressão “Entretanto” ao padrão culto exigido nas comunicações oficiais, seria suficiente reescrever a oração “não se considerou as correções efetuadas pelo TJDFT nos seus mencionados indicadores” da seguinte forma: não foram consideradas as correções efetuadas pelo TJDFT nos seus mencionados indicadores.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Julgue os itens a seguir, referentes às ideias e às estruturas linguísticas apresentadas no texto acima.

Os vocábulos “prejuízos” e “benefícios” são acentuados de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Observe as sentenças seguintes.

I. Precisamos assistir esse espetáculo, dizem que é maravilhoso!

II. Desde muito jovem habituou-se a assistir os mais necessitados, fornecendo remédios e mantimentos.

III. Não assistimos o jogo porque seria televisionado muito tarde da noite e precisávamos acordar cedo no dia seguinte.

O uso do verbo assistir deu-se em consonância com a norma padrão, tal qual no trecho posto para análise, na(s) sentença(s) presente(s) em:

  • A. II, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I. II e III.

Em relação ao ponto de vista emitido anteriormente no período, a conjunção POIS – em: “pois é sabido que o comando da língua falada ou escrita pressupõe o assenhoreamento de suas estruturas frasais combinado com a capacidade de discernir, discriminar e estabelecer relações lógicas” – introduz:

  • A. conclusão.
  • B. justificativa.
  • C. especificação.
  • D. generalização.
  • E. síntese.

Em – ... se a ansiedade chegar a extremos, não hesitar em procurar apoio médico. –, a autora empregou o verbo hesitar, que se escreve com h assim como

  • A.

    hálibi, hontem e hipnotizar.

  • B.

    hálibi, harmonioso e hipismo.

  • C.

    hurticária, hipnotizar e hipismo.

  • D.

    holerite, hêxito e hábito.

  • E.

    holerite, hábito e hilário.

Julgue os itens que se seguem, relativos às ideias e estruturas linguísticas do texto acima.

Estaria mantida a correção gramatical do período caso fosse empregado acento indicativo de crase em “a engenheiros” (l.12-13): à engenheiros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsequentes.

À oração “para que não ocorra um colapso no sistema público” (l.11-12) é atribuída a ideia de consequência.

  • C. Certo
  • E. Errado
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