Questões de Língua Portuguesa

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Com referência às ideias e aos aspectos gramaticais do texto, assinale a opção correta.

  • A.

    No texto, os termos “barragem” (l.9) e “usina” (l.1) se confundem, designando o mesmo elemento.

  • B.

    Mantendo-se a correção gramatical e a coerência textual, a palavra “construídas” (l.7) poderia ser flexionada no singular, pois passaria a ter como referente “lista universal” (l.6).

  • C.

    De acordo com os sentidos do texto, a frase “pedra que canta” (l.8) constitui o significado do nome “Itaipu”.

  • D.

    No texto, o segmento “no século XX” (l.7) poderia ser deslocado para depois de “Logo” (l.6), o que preservaria a correção gramatical do período.

  • E.

    O elemento “onde” (l.9) poderia ser substituído, no texto, pela expressão aonde, sem prejuízo gramatical.

Julgue os itens seguintes, relativos às ideias e a aspectos linguísticos do texto acima.

Seriam mantidas a coerência e a correção gramatical do texto se, feitos os devidos ajustes nas iniciais maiúsculas e minúsculas, o período “É correto (...) o Brasil” (l.11-12) fosse iniciado com um vocábulo de valor conclusivo, como logo, por conseguinte, assim ou porquanto, seguido de vírgula.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção em que o trecho extraído da obra Linguagens e comunidades nos primórdios da Europa Moderna foi transcrito com plena correção gramatical.

  • A. Existe uma famosa anedota sobre as habilidades linguísticas de Carlos V que nos revelam pouco sobre o imperador, mas muito sobre as opiniões vingentes, nos primórdios da era moderna em relação às línguas.
  • B. Segundo a versão mais antiga da anedota, o imperador costumava dizer que falava espanhol com Deus, italiano com os cortesães, francês com suas damas, e alemão com seu cavalo. Noutras versões da estória, ele falava em alemão com seus soldados, ou inimigos, francês com amigos, italiano com mulheres, e inglês com pássaros.
  • C. A anedota não só ilustra a tradição do blason, gênero em que um grupo de pessoas – de forma mais, ou menos, jocosa – insultam outros, mas também apresenta a noção do que os linguistas, atualmente, chamam de dominio linguístico.
  • D. Nada melhor que um conflito, para estimular a conscientização. A crescente consciência da diversidade em uma língua motivou debates sobre o uso da língua e campanhas em favor da normatização da língua padrão.
  • E.

    O ponto de que gostaria de salientar é que as línguas distintivas de grupos sociais específicos já estavam chamando atenção no século XVI. A hierarquia linguística refletia ou sustentava a hierarquia social. As línguas padrão eram definidas pelos padronizadores comparados com dialetos e jargões.

     

No quarto parágrafo, a forma verbal confirmam, em – Outros estudos confirmam tal fenômeno... –, tem sentido equivalente a

  • A.

    corroboram.

  • B.

    impugnam.

  • C.

    infirmam.

  • D.

    confutam.

  • E.

    rechaçam.

 

Com relação aos aspectos linguísticos apresentados no texto, julgue os itens subsequentes.

As expressões “no entanto” (l.15) e “todavia” (l.31) são sinônimas e intercambiáveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à função e à linguagem das correspondências oficiais, julgue os itens seguintes.

A formalidade de tratamento empregada para se dirigir ao destinatário de uma comunicação oficial varia de acordo com a relação existente entre quem a expede e quem a recebe. Isso equivale a dizer que a hierarquia presente entre os interlocutores é determinante para a escolha adequada dos pronomes de tratamento adotados no texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da redação de expedientes oficiais, julgue os itens a seguir.

Na redação de expedientes oficiais, deve-se obedecer à norma culta da língua, prescindindo-se de uma linguagem específica administrativa, embora se possa utilizar linguagem técnica quando necessário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto aos aspectos gramaticais, assinale a alternativa correta.

  • A. Em “Se eu ver você ameaçando alguém de novo”, o verbo ver está flexionado no futuro do subjuntivo.
  • B. A oração “que você vem ameaçando o vizinho” exerce função de objeto direto.
  • C. A oração “que você vem ameaçando o vizinho” exerce a função de sujeito da oração.
  • D. Em “Ameaçar é muito feio, meu filho!”, tem-se uma oração subordinada substantiva apositiva.
  • E. Em “Se eu ver você ameaçando alguém de novo”, a substituição do verbo “ver” pela forma verbal vir causa prejuízo à correção gramatical.

 

A respeito das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens seguintes.

A forma verbal “responde” (l.7), empregada no presente do indicativo, sugere ação que se repete no tempo, compatível com um texto de lei.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a classificação morfológica das palavras sublinhadas no texto, na ordem em que nele elas aparecem.

  • A. adjetivo, adjetivo, artigo indefinido, substantivo, verbo, preposição.
  • B. adjetivo, substantivo, artigo definido, substantivo, preposição.
  • C. substantivo, substantivo, artigo indefinido, verbo, conjunção.
  • D. substantivo, adjetivo, adjunto adnominal, substantivo, preposição.
  • E. substantivo, substantivo, pronome, substantivo, preposição.
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