Questões de Língua Portuguesa

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Releia o seguinte trecho do primeiro parágrafo do texto:

Há umas poucas décadas, jornalistas brasileiros tomaram conhecimento, muito surpresos, de que estávamos às voltas com um problema novo, importado do Oriente em cascos de navios que chegavam a nossos portos: a invasão do mexilhão dourado, que entrara pelo Porto de Rio Grande, subira pelo Rio Paraná e, mesmo combatido, migrou para o Pantanal, continuou rumo ao norte e chegou à Amazônia.

Considerando o contexto do trecho em que aparecem, segundo as regras de pontuação e de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, é correto afirmar que os dois pontos (:) são utilizados para introduzir

  • A.

    uma resposta direta para o que foi perguntado anteriormente.

  • B.

    uma enumeração dos fatos mencionados anteriormente.

  • C.

    uma pergunta direta do autor sobre os fatos que foram mencionados.

  • D.

    uma enumeração dos fatos novos que serão mencionados.

  • E.

    um esclarecimento, uma explicação para o que foi dito anteriormente.

Assinale a alternativa INADEQUADA quanto à classificação semântica das palavras destacadas.

  • A. “Se não concorda, o doido é você.” (9º§) – causa
  • B. “É que nunca o pensara antes,...” (1º§) – negação
  • C. “Se fazem algumas perguntas, são outras,…” (6º§) – condição
  • D. “Absurdo para quem, sensato como eu,...” (12º§) – comparação
  • E. “... o universo existe apenas para ser contemplado...” (7º§) – finalidade

Lendo a frase dita pela personagem, conclui-se corretamente que o termo crocante exerce a função de

  • A.

    adjetivo, pois evita a repetição de um termo anteriormente mencionado.

  • B.

    adjetivo, pois atribui uma característica ao ser a que se refere.

  • C.

    substantivo, pois é um termo que permite flexão de gênero e número.

  • D.

    substantivo, pois nomeia um ser entre outros da mesma espécie.

  • E.

    advérbio, pois indica a circunstância de modo relacionada à ação verbal.

As normas de concordância verbal estão plenamente observadas na frase:

  • A.

    Cabem a cada um dos usuários de uma língua escolher as palavras que mais lhes parecem convenientes.

  • B.

    D. Glorinha valeu-se de um palavrório pelo qual, segundo lhe parecia certo, viessem a impressionar os ouvidos de meu pai.

  • C.

    As palavras que usamos não valem apenas pelo que significam no dicionário, mas também segundo o contexto em que se emprega.

  • D.

    Muita gente se vale da prática de utilizar termos, para intimidar o oponente, numa polêmica, que demandem uma consulta ao dicionário.

  • E.

    Não convém policiar as palavras que se pronuncia numa conversa informal, quando impera a espontaneidade da fala.

A partir da leitura comparativa entre os textos I e II, assinale a opção correta acerca da diferença entre a produção literária realista e a naturalista no Brasil.

  • A.

    No texto I, o narrador, onisciente, relata os acontecimentos em terceira pessoa e distanciado da ação; no texto II, o narrador participa da ação e narra em primeira pessoa.

  • B.

    O texto machadiano apresenta uma relação amorosa legitimada pela sociedade da época, enquanto o de Azevedo refere-se a uma situação condenada socialmente: o adultério.

  • C.

    No texto I, Virgília é descrita de maneira humanizada; no texto II, Rita é apresentada de forma zoomorfizada.

  • D. Tal como se depreende da leitura dos textos I e II, as ações de Virgília eram regidas pelo instinto; as de Rita, impedidas pelo medo.
  • E.

    Os personagens de Machado de Assis pertencem às classes populares e os de Aluísio Azevedo representam as classes dominantes.

O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma do plural para preencher corretamente a lacuna da frase:

  • A.

    Já que a vida é um moinho, como afirmou mestre Cartola, que bons ventos nos ..... (soprar) esse moinho, com suas pás caprichosas.

  • B.

    Vejo-a em todas as vitrines, multiplicando-se em tantos rostos quantos ...... (desejar) reconhecer meu olhar ansioso.

  • C.

    Disse um compositor baiano que é doce morrer no mar, fazendo com que nos versos de sua poesia se ...... (representar) um sugestivo paradoxo.

  • D.

    Na época da bossa-nova, o mar, o barquinho e um violão compuseram um trinômio que ...... (servir) a seus entusiastas como uma espécie de emblema.

  • E.

    Houve tempos em que muitos sambas exaltavam o Brasil, como se ...... (faltar) a cada um de nós as devidas ênfases do sentimento nacionalista.

Considerando os sentidos e as estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 11 a 17.

A substituição de “enquanto” (l.7) por mas manteria a correção gramatical do período e o sentido original do trecho.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Julgue os itens a seguir, acerca dos sentidos do texto acima e de seus aspectos linguísticos.

Em outro gênero textual, a palavra “enfrasem” (v.20) poderia ser substituída por liguem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das ideias e estruturas linguísticas do texto, assinale a opção correta.

  • A. Depreende-se do texto que Copérnico, ao refutar a existência de Deus, demonstrou a existência de uma nova organização do Cosmo, na qual a Terra deixara de ser o planeta central do Universo.
  • B. A forma como está construído o 2o período do texto permite depreender-se que a descrição expressa nesse trecho corresponde ao que o autor do texto julga ter sido a organização inicial do Universo.
  • C. As informações expressas no texto permitem inferir que, até o advento da física quântica, no século XX, a física era uma ciência cujos postulados eram permeados de crenças, como evidencia o emprego da palavra “oráculo”(l.9).
  • D. Sem prejuízo para a correção gramatical, poderia ser empregada a preposição “de”, em vez de “a”, na expressão “a uma partícula”(l.14 e 15).
  • E. A oração “que torna a determinação precisa de seu futuro impossível”(l.12 e 13) seria mais clara se o adjetivo “impossível”(l.13) tivesse sido colocado imediatamente após a forma verbal “torna”(l.12).

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido essencial de um segmento do texto em:

  • A. rápida metamorfose urbana (3º parágrafo) = súbita recuperação cosmopolita.
  • B. como um turista recompensado (3º paragrafo) = qual um visitante reconquistado.
  • C. a fome teimosa de nossa memória afetiva (4º parágrafo) = a voracidade intransigente da amnésia.
  • D. pensando na efemeridade de tudo (4º parágrafo) = refletindo sobre a transitoriedade das coisas.
  • E. sobre aquele abismo mágico (4º parágrafo) = galgando uma ilusão abissal.
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