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Língua Portuguesa - Pontuação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013

Releia o seguinte trecho do primeiro parágrafo do texto:
Há umas poucas décadas, jornalistas brasileiros tomaram conhecimento, muito surpresos, de que estávamos às voltas com um problema novo, importado do Oriente em cascos de navios que chegavam a nossos portos: a invasão do mexilhão dourado, que entrara pelo Porto de Rio Grande, subira pelo Rio Paraná e, mesmo combatido, migrou para o Pantanal, continuou rumo ao norte e chegou à Amazônia. Considerando o contexto do trecho em que aparecem, segundo as regras de pontuação e de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, é correto afirmar que os dois pontos (:) são utilizados para introduziruma resposta direta para o que foi perguntado anteriormente.
uma enumeração dos fatos mencionados anteriormente.
uma pergunta direta do autor sobre os fatos que foram mencionados.
uma enumeração dos fatos novos que serão mencionados.
um esclarecimento, uma explicação para o que foi dito anteriormente.
Assinale a alternativa INADEQUADA quanto à classificação semântica das palavras destacadas.
Língua Portuguesa - Adjetivo - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013

Lendo a frase dita pela personagem, conclui-se corretamente que o termo crocante exerce a função de
adjetivo, pois evita a repetição de um termo anteriormente mencionado.
adjetivo, pois atribui uma característica ao ser a que se refere.
substantivo, pois é um termo que permite flexão de gênero e número.
substantivo, pois nomeia um ser entre outros da mesma espécie.
advérbio, pois indica a circunstância de modo relacionada à ação verbal.

As normas de concordância verbal estão plenamente observadas na frase:
Cabem a cada um dos usuários de uma língua escolher as palavras que mais lhes parecem convenientes.
D. Glorinha valeu-se de um palavrório pelo qual, segundo lhe parecia certo, viessem a impressionar os ouvidos de meu pai.
As palavras que usamos não valem apenas pelo que significam no dicionário, mas também segundo o contexto em que se emprega.
Muita gente se vale da prática de utilizar termos, para intimidar o oponente, numa polêmica, que demandem uma consulta ao dicionário.
Não convém policiar as palavras que se pronuncia numa conversa informal, quando impera a espontaneidade da fala.

A partir da leitura comparativa entre os textos I e II, assinale a opção correta acerca da diferença entre a produção literária realista e a naturalista no Brasil.
No texto I, o narrador, onisciente, relata os acontecimentos em terceira pessoa e distanciado da ação; no texto II, o narrador participa da ação e narra em primeira pessoa.
O texto machadiano apresenta uma relação amorosa legitimada pela sociedade da época, enquanto o de Azevedo refere-se a uma situação condenada socialmente: o adultério.
No texto I, Virgília é descrita de maneira humanizada; no texto II, Rita é apresentada de forma zoomorfizada.
Os personagens de Machado de Assis pertencem às classes populares e os de Aluísio Azevedo representam as classes dominantes.
O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma do plural para preencher corretamente a lacuna da frase:
Já que a vida é um moinho, como afirmou mestre Cartola, que bons ventos nos ..... (soprar) esse moinho, com suas pás caprichosas.
Vejo-a em todas as vitrines, multiplicando-se em tantos rostos quantos ...... (desejar) reconhecer meu olhar ansioso.
Disse um compositor baiano que é doce morrer no mar, fazendo com que nos versos de sua poesia se ...... (representar) um sugestivo paradoxo.
Na época da bossa-nova, o mar, o barquinho e um violão compuseram um trinômio que ...... (servir) a seus entusiastas como uma espécie de emblema.
Houve tempos em que muitos sambas exaltavam o Brasil, como se ...... (faltar) a cada um de nós as devidas ênfases do sentimento nacionalista.

Considerando os sentidos e as estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 11 a 17.
A substituição de enquanto (l.7) por mas manteria a correção gramatical do período e o sentido original do trecho.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013

Julgue os itens a seguir, acerca dos sentidos do texto acima e de seus aspectos linguísticos.
Em outro gênero textual, a palavra enfrasem (v.20) poderia ser substituída por liguem.
Acerca das ideias e estruturas linguísticas do texto, assinale a opção correta.
Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido essencial de um segmento do texto em:
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