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Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2013
Tomando por base uma concepção contemporânea, subsidiada pela noção de letramento, assinale a alternativa que apresenta afirmativa pertinente acerca do processo de leitura e compreensão.
Ler e compreender um texto envolve atividade individual que demanda unicamente conhecimento acerca de um código.
Ler é atividade de construção coletiva de sentido, está além daquilo que o escritor/falante produziu, envolvendo, também, a realidade social e cultural na qual fora proposto.
A compreensão de um texto é de total responsabilidade de seu produtor, que deve apresentar estratégias suficientemente claras para o que o leitor identifique a mensagem.
A não compreensão de um texto é fruto exclusivo da incapacidade do leitor, que não conhece as estratégias linguísticas e não domina o conhecimento prévio demandado pelo texto.
Considere as afirmações abaixo.
I. Por meio de alguns dados históricos, geográficos e culturais, o autor lamenta o fato de Istambul ter perdido parte de sua antiga glória e não ser mais a capital da Turquia.
II. Em ambos os segmentos em que aparecem, os dois-pontos introduzem um esclarecimento acerca do que acabou de ser anunciado.
III. Nos segmentos Era um mundo dividido e a ponte que ligava o Velho Mundo a um mundo mais velho ainda, os verbos estão flexionados nos mesmos tempo e modo.
Está correto o que se afirma APENAS em
II.
I e II.
II e III.
III.
Com fundamento na redação de comunicações oficiais, julgue os itens a seguir.
I - Os ofícios são expedidos exclusivamente por ministros de Estado para autoridades de mesma hierarquia.
II - O princípio de economia linguística deve ser entendido como economia de pensamento, isto é, deve-se sempre reduzir o texto em tamanho, com cortes de passagens substanciais e secundárias.
III - São premissas que reduzem a duplicidade e dificuldade de interpretações de um texto oficial: a impessoalidade e o uso do padrão culto de linguagem.
IV - A comunicação interna de um órgão pode ser feita por meio de memorandos entre unidades administrativas de mesma hierarquia ou de diferentes níveis hierárquicos.
A quantidade de itens certos é igual a
0.
1.
2.
3.
4.
A respeito das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens seguintes.
Na linha 1, a substituição da forma verbal Existem por haverão manteria a correção gramatical do período e não prejudicaria a coerência textual dado o emprego do subjuntivo pratiquem.a qual
a que
aonde
de que
na qual
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
O segmento "que já haviam contratado o serviço" (l.12-13) tem natureza restritiva.
A respeito das ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 1 a 6.
No último parágrafo, a inserção de vírgula logo após atividade (l.38) preservaria o sentido original do texto e a correção gramatical do período.
Analise as frases quanto ao uso adequado do verbo.
1. Espero que o projeto se adéque à expectativa do solicitante.
2. O rapaz reouve a quantia investida e interveio no processo adequadamente.
3. Quando todos se dispuseram a participar, ele creu que a proposta teria sucesso.
4. Tu aboles a lei para que creiamos na transformação dela advinda.
5. É preciso que nós renascemos para que não requeiram nossos direitos.
Está correto o uso do verbo em:
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens subsequentes quanto a sentidos, estruturas e aspectos linguísticos do texto acima.
Os vocábulos Tanzânia, necessário e benefícios são acentuados pela mesma regra gramatical.
Língua Portuguesa - Colocação Pronominal - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Assinale a alternativa correta quanto à colocação pronominal, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.
O passageiro ao lado jamais imaginou-se na situação de ter de procurar a dona de uma bolsa perdida.
O homem se indignou quando propuseram-lhe que abrisse a bolsa que encontrara.
Nos sentimos impotentes quando não conseguimos restituir um objeto à pessoa que o perdeu.
Para que se evite perder objetos, recomenda-se que eles sejam sempre trazidos junto ao corpo.
Em tratando-se de objetos encontrados, há uma tendência natural das pessoas em devolvê-los a seus donos.
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