Questões de Língua Portuguesa

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O trecho a seguir apresenta o emprego inadequado de pronomes relativos, o que prejudica a clareza e a coesão textual. Assinale a alternativa que apresenta a substituição adequada, segundo a norma culta da língua portuguesa.

Os protestos dos cidadãos que ocorreram na tarde de ontem, onde os manifestantes se exaltaram, repercutiram muito negativamente para a imagem da cidade, onde foi depredada. O poder público interveio, à qual a melhor solução fosse encontrada. Após muito diálogo, os manifestantes, que a reivindicação era digna, foram atendidos.

  • A.

    quando – a qual – para que – cuja

  • B.

    cujo – que – onde – aos quais

  • C.

    os quais – a qual – para que – de quem

  • D.

    para a qual – que – a fim de que – os quais

  • E.

    cujo – à qual – onde – os quais

A frase em que todos os verbos estão corretamente flexionados é:

  • A.

    Quem se dispor a ler a obra seminal de Hobsbawm sobre as revoluções do final do século XVIII à primeira metade do XIX jamais protestará contra o tempo gasto e o esforço despendido.

  • B.

    As reflexões sobre a Revolução Francesa de 1789 requerem muito cuidado para que não se perca de vista a complexidade que as afirmações categóricas tendem a desconsiderar.

  • C.

    Os revolucionários de 1789 talvez não prevessem, ou sequer imaginassem, o impacto que o movimento iniciado na França teria na história de praticamente toda a humanidade.

  • D.

    Se as pessoas não se desfazerem da imagem que cultivam de Napoleão, nunca deixarão de acreditar que o talento pessoal é o principal ou mesmo a único requisito para a obtenção do sucesso.

  • E.

    Quando se pensa na história universal, nada parece tão disseminado no imaginário popular, sobretudo no ocidente, do que as imagens que adviram da Revolução Francesa de 1789.

 

No que se refere aos sentidos e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.

Mantendo-se a correção gramatical e a coerência do texto, a conjunção “e”, em “e não por deficiência da ciência” (l.2-3), poderia ser substituída por mas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No trecho “Mas entre uma e outra existem situações e estágios intermediários” (linha 6), o item sublinhado apresenta uma afirmação que introduz uma

  • A. conclusão de um argumento em desenvolvimento no parágrafo.
  • B. adição de argumento que concorda com a ideia desenvolvida na frase anterior.
  • C. ideia argumentativamente oposta àquela mencionada no período anterior.
  • D. ideia de restrição em relação aos argumentos anteriores.

Considere:

Ao comparar o processo de avaliação do ensino brasileiro ...... estranha narrativa de Borges, o autor visa ...... despertar os responsáveis para os males de uma educação que se acomoda ...... condições mínimas estabelecidas para o funcionamento das instituições. Para ele, é fundamental que ...... instituições se adequem ...... necessidades das mudanças sociais e ...... metas do crescimento econômico.

A alternativa que completa corretamente as lacunas é

  • A.

    à - a - às - as - às - às

  • B.

    a - à - às - as - às - às

  • C.

    à - à - as - às - as - as

  • D.

    a - a - às - as - a - a

  • E.

    à - a - as - às - à - as

Considerando a linguagem empregada no texto acima, assinale a opção correta.

  • A.

    Nos sintagmas nominais plurais, há apenas uma marca de plural.

  • B.

    Em “espaia”, “navaia”, “faia”, “bataia”, “atrapaia”, há vocalização de diferentes fonemas.

  • C.

    A redução do ditongo, verificada em “bera” é típica da linguagem oral rural, não ocorrendo nas variedades linguísticas urbanas padronizadas.

  • D.

    A estruturação sintática dos períodos do texto é exclusivamente coordenada.

  • E.

    A grafia das palavras revela o registro de um estilo monitorado da língua portuguesa oral urbana.

A nossa educação anda caindo pelas tabelas mesmo.

A expressão grifada acima pode ser substituída, sem prejuízo da correção e do sentido, por

  • A.

    anda mais tabelada.

  • B.

    apresenta com dificuldades.

  • C.

    mostra-se mais padronizada.

  • D.

    anda evitando dificuldades.

  • E.

    está com problemas.

NÃO admite transposição para a voz passiva a construção sublinhada em:

  • A. Quem chega a Salvador faz uma viagem profunda.
  • B. Lá estava o barzinho, com a varanda que lhe deu o nome.
  • C. Pensava na magia que os jovens de hoje encontrarão na cidade.
  • D. Colado ao velho portão, vi caixotes velhos, papelão, garrafas.
  • E. A descoberta de Salvador não é sem consequência.

Com base no conteúdo e nos elementos estruturais, de coesão e de coerência do texto, julgue os itens a seguir.

Sem prejuízo para a correção gramatical do texto, o período que se inicia na linha 38 poderia ser reescrito da seguinte forma: Rousseau cita, por exemplo, Thomas Hobbes, que dava como evidente que os homens vivem em guerra, homem contra homem, quando ficam sem um poder comum que os mantenha em temor reverencial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na passagem – Nesse contexto, governos e empresas estão fechando o cerco contra a corrupção e a fraude, valendo- -se dos mais variados mecanismos... – a oração destacada expressa, em relação à anterior, sentido que responde à pergunta:

  • A.

    “Quando?”

  • B.

    “Por quê?”

  • C.

    “Como?”

  • D.

    “Para quê?”

  • E.

    “Onde?”

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