Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Considere as afirmações abaixo.
I. O tema do texto é exclusivamente a natureza das cores e do esplendor do pavão. II. A partir da observação da beleza do pavão, o narrador tece considerações sobre a natureza da arte e do amor que sente. Está correto o que se afirma emsomente I.
somente II.
I e II.
nenhuma.
Com fundamento na estruturação linguística do texto, assinale a alternativa correta.
"Belém" (linha 2), "Pará" (linha 2) e "Caratê" (linha 4) são palavras acentuadas porque são paroxítonas terminadas em "em", "a" e "e".
As aspas utilizadas em "É na queda que aprendemos mais" (linha 8) podem ser substituídas, sem alteração sintática do texto, por travessões, sem mudança de parágrafo, indicando alternância de falas em diálogo.
O emprego do acento indicativo de crase em "às" (linha 9) deve-se à presença do verbo "ensinar" (linha 9), cujo complemento deve ser introduzido pela preposição a.
O termo "Todo profissional" (linha 12) pode ser substituído, sem alteração sintática e semântica do texto, por "Todo o profissional".
O título do texto gera no leitor uma expectativa que não é suprida pela leitura.
Se o artista erudito ...... relacionar-se de modo fecundo com a arte popular, ......, em primeiro lugar, desfazer-se de seus preconceitos, para que ...... a aproveitar o que há de fecundo na arte do povo.
Com relação ao texto acima, julgue os itens de 86 a 89.
Manteria a correção gramatical e os sentidos do texto a seguinte reescrita do trecho a ideia (...) unanimidade mundial (l.3-6): o respeito à noção de direitos humanos seguiu crescendo e, embora tenha enfrentado retrocessos a ponto de desfrutar, no presente, aceitabilidade global.Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Assinale a alternativa que substitui o trecho em destaque na frase Assinarei o documento, contanto que garantam sua autenticidade. sem que haja prejuízo de sentido.
desde que garantam sua autenticidade.
no entanto garantam sua autenticidade.
embora garantam sua autenticidade.
portanto garantam sua autenticidade.
a menos que garantam sua autenticidade.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Assinale a alternativa que completa a frase com um antônimo para o termo em destaque.
Apesar dos inúmeros benefícios dos aplicativos, especialistas alegam que usar o celular ao volante também pode trazer muitosdebates.
imprevistos.
prejuízos.
efeitos.
reparos.
A alternativa que identifica a expressão latina de uso frequente nas comunicações administrativas oficiais e que é empregada para exprimir as citações ou as referências feitas com as palavras da pessoa que se citou ou do texto a que se alude é
In loco.
In totun.
In limine.
In verbis.
In fine.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os próximos itens.
O emprego de vírgula logo após econômico (l.11) justifica-se porque a oração subsequente é subordinada adverbial reduzida de gerúndio.
Em relação a aspectos morfossintáticos e semânticos do texto, assinale a alternativa correta.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
É correto dizer que a acentuação gráfica que o autor emprega tanto segue a norma-padrão quanto desobedece a ela, neste caso, numa tentativa de imitar a entonação oral do chamamento. Essa afirmação é baseada na acentuação, respectivamente, de
sapatênis e Tietê.
diabólico e marmóreo.
esquecê-lo e amigô.
companheirô e débito.
chefê e parceirô.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...