Questões de Língua Portuguesa

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“Aos dezoito dias do mês de maio de 2010, nas dependências do Edifício Central, localizado na Avenida Rio Branco, n°15, auditório, com a presença do Secretário Municipal de Fazenda Carlos Costa e Silva, foi dado o início da reunião [...]” Pelo teor inicial e parcial do texto oficial reproduzido, trata-se de

  • A. uma circular.
  • B. um ofício.
  • C. uma portaria.
  • D. uma ata.
  • E. um aviso.

O chefe da Seção de um assistente administrativo da prefeitura de São Paulo deixou um bilhete sobre a mesa deste. No bilhete, constava a orientação para escrever um documento para o chefe do setor de almoxarifado, no qual deveria ser solicitado um cartucho de tinta para impressora. Considerando a suposta situação descrita, assinale a alternativa correta.

  • A. O pronome de tratamento a ser empregado, ao redigir o documento, é ‘Vossa Excelência’.
  • B. No final do texto do documento, deve ser usada a expressão "Respeitosamente", pois são autoridades de mesma hierarquia.
  • C. Dada a natureza do documento, a data deve ser omitida.
  • D. O instrumento de comunicação a ser redigido é uma circular, pois há a transmissão de instrução de compra de material.
  • E. Um memorando deve ser redigido, pois trata-se de uma comunicação de assunto oficial entre setores de um mesmo Órgão.

A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. As qualidades exigidas na redação de um documento oficial estão respeitadas em:

  • A. Caro Senhor: envio o relatório que você pediu sobre as denúncias de irregularidades no processo de compras, junto com os documentos que provam a inexistência delas.
  • B. Envio o relatório que foi pedido sobre as denúncias de irregularidades no processo de compras e os documentos.
  • C. Este é o relatório sobre as denúncias de irregularidades no processo de compras, que o senhor solicitou junto com os documentos.
  • D. Encaminhamos a V.Sa. este relatório e documentos, que tratam da apuração das denúncias de irregularidades no processo de compras.

Analise:

“Justificou que esse procedimento era possível no sentido da aplicabilidade do inciso II do art. 11 da Resolução nº 046/CUn/2014, o qual permitia que os docentes em regime de vinte horas de qualquer departamento poderiam ser temporariamente vinculados ao regime de quarenta horas, sem dedicação exclusiva, após a verificação de inexistência de acúmulo de cargos e da existência de recursos orçamentários e financeiros para as despesas decorrentes dessa alteração. Considerando-se em caráter especial o que constava do inciso II, que era a possibilidade de participação em outras ações de interesse institucional, desde que fossem definidas pelo Conselho Universitário”. No caso da redação do texto acima, trata-se:

  • A. Do fecho de um memorando.
  • B. Do fecho de uma ata.
  • C. De trecho do corpo de um memorando.
  • D. Do encaminhamento de uma ata.

Os documentos a seguir são tipos de comunicações de Atos Oficiais. Analise as definições apresentadas nas assertivas a seguir:

I. Ata – correspondência oficial enviada simultaneamente a diversos destinatários, com texto idêntico, transmitindo instruções, ordens, recomendações, determinando a execução de serviços ou esclarecendo o conteúdo de leis, normas e regulamentos.

II. Certidão – correspondência que se assemelha ao atestado, mas que não deve ser expedido por órgãos públicos. É um documento em que se manifesta uma opinião, conceito, resolução ou observação.

III. Circular – correspondência interna utilizada entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente, na qual se expõe qualquer assunto referente à atividade administrativa.

IV. Memorando – correspondência com caráter informativo ou propositivo dirigindo um expediente ao presidente da República ou ao vice-presidente.

V. Ofício – correspondência oficial expedida por e para autoridades públicas com a finalidade de tratamento de assuntos de serviços oficiais de interesse da administração pública entre si e também utilizado com particulares.

Assinale a alternativa verdadeira.

  • A. Todas as definições estão corretas.
  • B. As definições apresentadas nas assertivas II, III e V estão corretas.
  • C. As definições apresentadas nas assertivas I, III e IV estão incorretas.
  • D. Todas as definições estão incorretas.

Na hipótese de servidor público de Instituição de Ensino Superior solicitar passagem ao setor competente, para apresentação de trabalho em evento científico realizado em outro país, qual documento deveria ser utilizado?

  • A. Requerimento
  • B. Procuração
  • C. Ofício
  • D. Ata

Na situação hipotética de servidor público de Instituição de Ensino Superior ser autorizado a participar de viagem internacional, que documento seria expedido?

  • A. Decreto
  • B. Portaria
  • C. Ordem de Serviço
  • D. Edital

Sobre redação de documentos oficiais, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, analise as afirmativas.

I - A comunicação expedida por órgãos públicos requer uso do padrão culto, recorrendo ao emprego de linguagem rebuscada.

II - A comunicação expedida por órgãos públicos deve ser formal, assegurando a polidez, a civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação.

III - A comunicação expedida por órgãos públicos deve caracterizar-se pela ausência de impressões individuais de quem comunica.

IV - A comunicação expedida por órgãos públicos federais deve ser compreendida por restritos grupos de cidadãos.

Estão corretas as afirmativas

  • A. II e III, apenas.
  • B. II, III e IV, apenas.
  • C. I e IV, apenas.
  • D. I, II e IV, apenas.

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, o memorando é uma modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão que deve necessariamente pautar-se pela

  • A. demonstração de procedimentos e pela conferência de dados.
  • B. evocação de instrumentos legislativos e pela conduta discreta.
  • C. homogeneidade de hierarquia entre o remetente e o destinatário.
  • D. simplicidade de procedimentos burocráticos e pela agilidade.
  • E. fundamentação de informações através de documentos legais.

Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao emprego de vocativos nas correspondências oficiais:

  • A. Senhor Juiz.
  • B. Ilustríssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional.
  • C. Senhor Senador.
  • D. Excelentíssimo Senhor Presidente da República.
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