Questões de Língua Portuguesa

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Complete as lacunas com uma das opções sugeridas entre parênteses:

 

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    de que ; em que ; iminente ; em sérias ; haviam ; necessário ; mim

  • B.

    de que ; em que ; eminente ; em sérias ; havia ; necessário ; mim

  • C.

    de que ; em que ; iminente ; sérias ; havia ; necessário ; eu

  • D.

    que ; em que ; eminente ; em sérias ; havia ; necessária ; eu

  • E.

    que ; em que ; eminente ; sérias ; haviam ; necessária ; eu

Ao final, Machado de Assis diz: “Eis a origem da crônica”. Essa forma de desfecho

  • A.

    não pode ser vista como conclusão de um parecer acerca da crônica. Como se sabe, ele não trabalha os detalhes que dão suporte à premissa inicial no decorrer do texto.

  • B.

    é uma estratégia estilística, inerente aos efeitos estéticos do texto literário, pois, considerando a estrutura argumentativa, esse texto de Machado de Assis desconsidera os elementos da dissertação. Então, a frase em destaque é apenas um adendo ao conjunto da reflexão machadiana.

  • C.

    contém uma inadequação sintática: Machado de Assis não deveria ter concluído o texto com uma oração deslocada do contexto, pois aí é trabalhada uma sequência de fatos que exige destrinchar de orações.

  • D.

    convém às formas figuradas de expressão, às conotações, às entrelinhas, às montagens sintáticas indiretas e deslineares.

  • E.

    contempla a sequência do pensamento do autor a respeito do gênero cronístico: há uma problemática que diz respeito ao nascimento da crônica; depois, fatos que a compõem, elementos envolvidos e o fechamento.

Tendo como referência a norma-padrão da língua portuguesa, as lacunas devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com:

  • A.

    a fim ... há cerca ... houve ... ao encontro do

  • B.

    afim ... a cerca ... houveram ... ao encontro do

  • C.

    a fim ... acerca ... houve ... de encontro ao

  • D.

    afim ... à cerca ... houveram ... de encontro ao

  • E.

    a fim ... acerca ... houveram ... ao encontro do

Assinale a ÚNICA alternativa em que é utilizada a linguagem figurada (com sentido conotativo).

  • A.

    ...um sensor que a criança leva para casa para acoplar à roda da bicicleta...

  • B.

    Um dos mais respeitados especialistas em tecnologias aplicadas à educação...

  • C.

    Atualmente, dez escolas americanas fazem fila para receber laboratórios de alto nível, ......

  • D.

    Blikstein já foi chamado para levar seus experimentos a países como.....

  • E.

    ...o prêmio de maior prestígio concedido a jovens docentes.

Assinale a alternativa que não apresenta verbo conjugado no gerúndio.

  • A.

    Viajando conheci o Rio Grande.

  • B.

    Renato soltou a corda correndo.

  • C.

    Descobri que Rita tinha vindo de avião.

  • D.

    Fernando está vendo um novo carro.

 

Depreende-se das relações de sentido do texto que

  • A. o primeiro banco do país foi criado para comprar cartas de alforria para os escravos.
  • B. a criação da Caixa Econômica trouxe aos brasileiros uma nova forma de economizar dinheiro.
  • C. a criação da caderneta de poupança tinha como objetivo inicial transformar escravos em poupadores.
  • D. o hábito da poupança revela que a aquisição da casa própria tem o poder de superar o trabalho desumano.
  • E. o trabalhador que se submete ao aluguel encontrase, na sociedade atual, encarcerado em trabalho desumano.

No trecho “mas não chegam a ele as orientações” (l. 32), observa-se o respeito à norma-padrão no que se refere à regência verbal. Em qual das frases abaixo também se verifica tal respeito?

  • A.

    Informei os alunos da ausência do professor.

  • B.

    Visamos, sempre, o sucesso de nossos alunos.

  • C.

    O texto não obedecia as regras gramaticais.

  • D.

    Sempre vamos naquela biblioteca.

  • E.

    Ontem, assistimos uma aula longa.

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem, relativos à função das correspondências oficiais e à linguagem nelas empregada.

Como fecho de comunicações oficiais dirigidas ao presidente da República e a autoridades de hierarquia superior à do remetente, deve-se empregar a expressão Respeitosamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito a aspectos gramaticais e semânticos do texto acima, julgue os itens subsecutivos.

Estaria mantida a correção gramatical do texto caso o trecho “quando infrações penais afetam bens, serviços e interesses da União” (l.10-11) fosse reescrito da seguinte forma: quando bens, serviços e interesses da União são atingidos por infrações penais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na “orelha” do romance Leite derramado, de Chico Buarque, Leyla Perrone-Moisés faz um comentário da obra, de onde extraímos o parágrafo abaixo.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A.

    decadencia ; consagrado ; logica ; abitual ; são embaralhadas ; por tratarem-se ; memoria desfalecente ; obsesiva

  • B.

    decadência ; conssagrado ; lógica ; habitual ; são embaralhadas ; por se tratar ; memória desfalecente ; obsessiva

  • C.

    decadência ; com sagrado ; logica ; abitual ; embaralhada ; por se tratarem ; memoria desfalescente ; obsesiva

  • D.

    decadencia ; consagrado ; lógica ; habitual ; são embaralhadas ; por se tratar ; memória desfalescente ; obssessiva

  • E.

    decadência ; consagrado ; lógica ; habitual ; é embaralhada ; por se tratar ; memória desfalecente ; obsessiva

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...