Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa em que o sinal indicativo de crase foi empregado adequadamente:
Os eleitores começaram à avaliar melhor suas escolhas.
O debate pode ser marcado à qualquer hora.
Eleitor e candidato ficaram frente à frente.
O candidato não respondeu à ela.
O juiz referiu-se àquele candidato de terno azul.

A vida urbana ofereceu ...... condições ideais para o surgimento do detetive particular, personagem dedicado ...... elucidação dos mais variados mistérios, propenso ...... investigar delitos de todos os tipos.
Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada:as - à - a
às - a - à
as - a - à
as - à - à
às - à - a

Observe o trecho abaixo.
Os brasileiros são os latino-americanos que mais recorrem a remédios para emagrecer (...). É correto afirmar que no trecho destacado não há crase, poisantecede um advérbio.
antecede um substantivo no masculino plural.
sucede um verbo.
sucede um advérbio.
OSE pode ser usado como partícula apassivadora ou como índice de indeterminação do sujeito. Dependendo de sua função na frase, a concordância correta também varia. Nas orações:
I. Vendem-se alguns apartamentos neste bairro.
II. Conserta-se relógios, mas não se troca pilhas.
III. Aluga-se bicicletas.
IV. Tratam-se de fenômenos extraordinários.
V. Referir-se a esses argumentos é covardia.
somente os itens I e Vestão corretos.
somente o item II está correto.
somente o item Vestá correto.
somente os itens III e Vestão corretos.
os itens I, II, III, IV e Vestão corretos.

Emprega-se em sentido figurado o elemento em destaque na frase:
Um colega meu, jornalista, teve outro dia a oportunidade de ver uma coisa bela.
Pegava um espanador e um pedaço de flanela, e fazia seu carro ficar rebrilhando de limpeza.
as flores que vão colhendo no jardim de uma existência fácil logo têm (...) uma sutil tristeza e corrupção (...)
Não poupa meu amigo repórter elogios a esse humilde servidor municipal.
Esse motorista é um senhor já, de estatura mediana, cheio de corpo, claudicando da perna direita (...)

As ruas estavam ocupadas pela multidão...
A forma verbal resultante da transposição da frase acima para a voz ativa é:
ocupava-se.
ocupavam.
ocupou.
ocupa.
ocupava.

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta a respeito das afirmações do primeiro e do segundo parágrafos.
Infere-se que a indisciplina revela uma contradição inerente ao cotidiano escolar dos nossos dias: um novo modelo de aluno em conflito com escolas ainda pouco democráticas, de caráter elitista e conservador.
Nos trechos: democratização política do país e desmilitarização das relações sociais, no segundo parágrafo, os termos destacados são resultado da regência dos substantivos abstratos de ação que os precedem e expressam os agentes das ações representadas por esses substantivos.
A oração Temos diante de nós um novo aluno, um novo sujeito histórico pode ser reescrita da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: Há diante de nós um novo aluno, um novo sujeito histórico.
No trecho: um novo sujeito histórico mas, em certa medida, guardamos como padrão pedagógico a imagem, a segunda ocorrência da vírgula é obrigatória, devido à utilização da conjunção coordenativa mas.


Julgue os itens seguintes, relativos à redação de correspondências oficiais.
O pronome de tratamento a ser empregado em expediente oficial dirigido a arcebispos e bispos é Vossa Excelência Reverendíssima.
Os fragmentos apresentados nas opções abaixo foram adaptados de textos extraídos de www.tjal.jus.br. Assinale a opção que apresenta o trecho cuja linguagem está de acordo com o padrão escrito formal culto da língua portuguesa e cuja classificação, entre parênteses e em negrito, identifica o correspondente gênero de comunicação oficial.
Informamos que a presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas suspendeu os prazos processuais e demais atividades na 24.ª Vara Cível da Comarca da Capital entre os dias 10 e 14 de setembro vindouro, em razão da necessidade de realização de rotineira correição interna nessa unidade judiciária. (MEMORANDO)
O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos e o Programa Justiça Itinerante, do Tribunal de Justiça de Alagoas, em parceria com o banco Xavier, promove, no Fórum da Capital, Mutirão de Conciliação do Grupo Xavier. (ATA)
Conforme correspondência anterior, reafirmamos que o Mutirão tem como objetivo, solucionar cerca de 80 processos existentes em Varas Cíveis da capital em que o referido banco responde como réu. A proposta surgiu durante uma reunião entre o coordenador geral do NJUS/AL e o departamento jurídico do Grupo Leão do Norte. (RELATÓRIO)
Informamos que a Escola Superior da Magistratura de Alagoas promove, treinamento de mediação destinado aos profissionais e servidores que atuam ou atuarão nos Centros Judiciários de Soluções de Conflitos e Cidadania de Alagoas, vinculados ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos e Cidadania. (ATA)
Neste momento, o presidente da sessão esclareceu aos presentes que, a presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas e o Fundo Especial para Modernização do Poder Judiciário, confirmaram a contratação de empresa de engenharia civil para construção dos prédios onde funcionarão quatro juizados e uma turma recursal na Comarca de Arapiraca, na região Agreste. (RELATÓRIO)
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...