Questões de Língua Portuguesa

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Os sufixos são morfemas derivativos que trazem ao radical uma ideia acessória, marcando-lhe a categoria (substantivo, adjetivo etc). No primeiro parágrafo do texto, o termo CEDEZINHO, formado com base na sigla inglesa CD ( Compact Disc ), apresenta o sufixo -zinho, empregado:

  • A.

    como indicador de diminutivo.

  • B.

    para acrescentar um valor depreciativo ao neologismo.

  • C.

    para conferir à sigla inglesa ideia acessória de diminuição.

  • D.

    para intensificar o sentido da sigla inglesa.

  • E.

    para conferir ao neologismoumvalor afetivo.

Leia as recomendações contidas no texto abaixo para, em seguida, responder à questão proposta.

“O revisor deve respeitar o estilo do autor. Sua contribuição no sentido de aprimorar o estilo do texto que lhe foi confiado não deve levar em conta valores subjetivos, nem sua própria forma de expressão […] O revisor deve buscar, sim, medidas que tornem o texto do outro estilisticamente mais perfeito pela identificação e eliminação dos vícios de linguagem (ressalvados os intencionais, usados no texto literário, por exemplo) e de outros desvios da norma culta, cuidando sempre para que as alterações feitas não interfiram na carga semântica do discurso.” (Lúcia Locatelli Flôres)

Os excertos abaixo, exceto um, apresentam vícios de linguagem que comprometem o estilo. Assinale-o.

  • A.

    “Sentir-se em casa é se sentir entre os seus.” (Milan Kundera)

  • B.

    “Mme. Klima tinha no rosto um sorriso forçado, e, no fundo de si, angústia, quando aproximou-se, por trás de seu marido, do lugar reservado aos músicos. Ela tinha medo de descobrir o rosto verdadeiro da amante de Klima.” (Milan Kundera)

  • C.

    Conclui-se, diante do exposto, que é preciso compreender-se a assistência enquanto direito do cidadão, direito que pode e deve ser por ele reivindicado. (Texto acadêmico)

  • D.

    “O rajá decidiu gastar a metade da receita anual de seu estado nos gastos do casamento de seu filho.” (Javier Moro)

  • E.

    “A escola que não enfatiza a norma culta da língua está excluindo seus alunos da cultura dominante, que todos devem almejar e à qual todos devem ter acesso.” (Maria Inês Fini)

  • A.

    às (1)

  • B.

    gera (2)

  • C.

    obedecidos (3)

  • D.

    criam-se (4)

  • E.

    sufragando (5)

Considere a oração e as afirmações abaixo. A casa dele é o bar.

I. Se o artigo definido fosse trocado pelo indefinido, não haveria alteração de sentido.

II. Pode-se interpretar que ele passa muito tempo em bares.

III. Usa-se o sentido literal das palavras.

Está correto o que se afirma somente em

  • A.

    I

  • B.

    II

  • C.

    III

  • D.

    I e II

  • E.

    II e III

Sobre redação oficial, indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.

( ) De acordo com os princípios da administração pública da impessoalidade, publicidade e moralidade, é inadmissível que um documento expedido pelo Poder Público esteja redigido de maneira obscura ou ambígua, salvo exceções estabelecidas na Constituição Brasileira.

 ( ) As comunicações oficiais são necessariamente uniformes, pois há sempre um único comunicador (a Administração Pública) e um único receptor dessas comunicações, a própria Administração Pública.

( ) A elaboração de atos e comunicações oficiais deve seguir os princípios da legalidade, da flexibilidade e da impessoalidade.

( ) O uso dos pronomes de tratamento (ou de segunda pessoa indireta) em comunicações oficiais apresenta certas peculiaridades quanto à concordância verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A.

    V – F – V – F

  • B.

    V – V – V – V

  • C.

    V – F – V – V

  • D.

    F – V – F – F

  • E.

    F – F – F – V

Assinale a opção que contém características da redação oficial.

  • A.

    Impessoalidade, clareza, concisão e economicidade.

  • B.

    Impessoalidade, concisão, introdução e padronização.

  • C.

    Formalidade, uniformidade, unicidade e clareza.

  • D.

    Impessoalidade, formalidade, padronização e clareza.

  • E.

    Uniformidade, imparcialidade, padronização e concisão.

Acerca da linguagem e do formato empregados na redação de correspondências oficiais, julgue os itens de 11 a 18.

Ao redigir uma declaração no âmbito de um dos setores da Agência Nacional do Petróleo, o remetente deverá empregar linguagem simples e despretensiosa e deverá dirigir-se ao destinatário, o diretor de determinado setor, por exemplo, da seguinte forma: “Vossa Excelência conheces o assunto a ser tratado”.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.

Nos textos, os pronomes podem ser empregados para fazer a ligação entre o que está sendo dito e o que já foi enunciado anteriormente, em claro valor anafórico. O pronome destacado usado com esse valor, está na seguinte passagem:

  • A.

    “ESSES que os demais teimavam em chamar de personagens [...]”

  • B.

    “– Quero queMEcomprem uma televisão.”

  • C.

    Dela SEesperava mais ajustado desejo [...]”

  • D.

    “ – Sim, foi junto com o corpo do VOSSO falecido pai.”

  • E.

    “Na cerimônia,TODOSse entreolharam.”

Em relação a pontuação, assinale a alternativa que melhor justifica seu uso:

  • A.

    dois pontos são utilizados somente para indicar uma enumeração.

  • B.

    as aspas são utilizadas para introduzir a citação de alguém ou introduzir uma fala.

  • C.

    o travessão é indicado para separar orações intercaladas e indicar supressão de um trecho.

  • D.

    a vírgula é utilizada para separar termos que possuem a mesma função sintática na oração.

“Muitas constituições foram criadas - a começar pela inglesa e a Americana, terminando com a Japonesa e a Turca - de modo a fazer com que as pessoas acreditassem que todas as leis estabelecidas atendiam a desejos expressos pelo povo.”

O travessão (-) no trecho acima foi utilizado para :

  • A.

    indicar enumeração;

  • B.

    indicar continuação de um pensamento;

  • C.

    separar orações coordenadas extensas;

  • D.

    destacar termos explicativos.

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