Questões de Língua Portuguesa

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Pleonasmo é uma figura de linguagem que tem como marca a repetição de palavras ou expressões, aparentemente desnecessárias, para enfatizar uma ideia. No entanto, alguns pleonasmos são considerados “vícios de linguagem” por informarem uma obviedade e não desempenharem função expressiva no enunciado. Considerando esta afirmação, assinale a alternativa que possui exemplo de pleonasmo vicioso.

  • A.

    “(...) E então abriu a torneira: a água espalhou-se (...)”

  • B.

    “(...)Ojeito era ir comprarumpão na padaria. (...)”

  • C.

    “(...) Matá-la, não ia; não, não faria isso. (...)”

  • D.

    “(...) Traíra é duro de morrer, nunca vi um peixe assim. (...)”

  • E.

    “(...) Tirou para fora os outros peixes: lambaris, chorões, piaus; (...)”

 

Com referência à ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 11 a 21.

Seriam mantidos os sentidos e a correção gramatical da oração iniciada por “Desde que” (l.3), se a forma verbal “compra”, nessa mesma linha, fosse substituída por compre.

  • C. Certo
  • E. Errado

Se as formas verbais agiam (linha 10) e goza (linha 14) fossem flexionadas no Pretérito mais-que-perfeito do Indicativo, encontraríamos:

  • A.

    agiram – gozara.

  • B.

    agiram – gozava.

  • C.

    agiriam – gozara.

  • D.

    agiram – gozaria.

  • E.

    agiriam – gozariam.

Assinale o trecho em que a transcrição do texto adaptado de Rodolfo Hoffmann, Distribuição de renda e crescimento econômico (http://www.scielo.br/scielo. php) desrespeita as regras gramaticais no uso das estruturas linguísticas

  • A.

    Embora haja consenso (pelo menos aparente) sobre a necessidade de diminuir a desigualdade, toda medida específica gera polêmica. Muitas pesquisas mostram uma associação da desigualdade da distribuição da renda no Brasil com o nível e a distribuição da escolaridade. O aumento acelerado da escolaridade é uma estratégia que levaria ao crescimento econômico com menor desigualdade.

  • B.

    É provável que a importância da educação como determinante do rendimento das pessoas e da sua desigualdade está superestimada nas análises econométricas, simplesmente porque não se dispõem de boas medidas para vários outros determinantes da renda, que estão positivamente correlacionados com a escolaridade.

  • C.

    Muitas dessas pesquisas se baseiam na teoria do capital humano. É desnecessário dizer que a própria expressão “capital humano” é contraditória com o conceito marxista de capital. Mas, a ideia de que a remuneração de um trabalhador deva crescer com a sua escolaridade é perfeitamente compatível com essa corrente de pensamento.

  • D.

    Mas, o aumento da escolaridade também é um objetivo em si, considerando-se que ela favorece a participação mais plena do cidadão na economia e na sociedade modernas. Assim, apesar das divergências teóricas, há um consenso sobre a necessidade de aumentar rapidamente a escolaridade. Um movimento no sentido de diminuir a desigualdade da distribuição da renda no país certamente não pode se basear apenas em determinada política econômica.

  • E.

    Na realidade, praticamente toda política econômica tem um impacto, maior ou menor, sobre a distribuição da renda: política fiscal, previdência social, política de crédito, política educacional, reforma agrária etc. Alterações na legislação também podem ter impacto importante. A dificuldade na análise de cada medida é levar em consideração seus diversos efeitos diretos e indiretos, como fica claro na discussão sobre o aumento do salário mínimo.

Mantém-se a correção gramatical do período ao se substituir a forma verbal “"emitido"” (l.12) "por cujo o documento é emitido".

  • C. Certo
  • E. Errado

Este conceito é relativo, pois em arte não há originalidade absoluta.

... a sua contribuição maior foi a liberdade de criação e expressão.

Ambos os elementos acima grifados exercem nas respectivas frases a função de

  • A.

    adjunto adverbial.

  • B.

    objeto direto.

  • C.

    complemento nominal.

  • D.

    predicativo.

  • E.

    objeto indireto.

O elemento empregado em sentido figurado está grifado em:

  • A.

    ...as discussões dentro dos edifícios...

  • B.

    ... que é a velhice?

  • C.

    E o coração está seco.

  • D.

    ...teus olhos resplandecem enormes.

  • E.

    E as mãos tecem apenas o rude trabalho.

Considere as seguintes possibilidades de expressão em documentos oficiais:

I. Agradecemos-lhe antecipadamente.

II. Ansiosamente, aguardamos sua resposta.

III. Pedimos-lhe bondosamente que nos responda às perguntas formuladas.

IV. Lamentamos profundamente informar.

Segundo os manuais de redação contemporâneos, as expressões- clichês cabíveis de rejeição total estão em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    III e IV, apenas.

  • D.

    I, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Correspondência pela qual se mantém intercâmbio de informações a respeito de assunto técnico ou administrativo, cujo teor tenha caráter exclusivamente institucional. Suas partes componentes são:

1. Título abreviado, acompanhado da sigla do órgão expedidor, sua esfera administrativa e numeração, à esquerda da página.

2. Local e data, por extenso, à direita da página, na mesma linha do título.

3. Endereçamento (alinhado à esquerda): nome do destinatário, precedido da forma de tratamento, e o endereço.

4. Vocativo: a palavra Senhor(a), seguida do cargo do destinatário e de vírgula.

5. Texto paragrafado, com a exposição do(s) assunto(s) e o objetivo da correspondência.

6. Fecho de cortesia, expresso por advérbios: Atenciosamente, Cordialmente ou Respeitosamente.

7. Assinatura, nome e cargo do emitente da correspondência.

De qual documento são as características acima:

  • A.

    Declaração.

  • B.

    Ofício

  • C.

    Memorando

  • D.

    Requerimento.

  • E.

    Instrução Normativa.

Acerca da linguagem e do formato empregados na redação de correspondências oficiais, julgue os itens de 11 a 18.

Na redação de uma ata, devem-se relatar exaustivamente, com o máximo de detalhamento possível, incluindo-se os aspectos subjetivos, as discussões, as propostas, as resoluções e as deliberações ocorridas em reuniões e eventos que exigem registro.

  • C. Certo
  • E. Errado
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