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Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012

Pleonasmo é uma figura de linguagem que tem como marca a repetição de palavras ou expressões, aparentemente desnecessárias, para enfatizar uma ideia. No entanto, alguns pleonasmos são considerados vícios de linguagem por informarem uma obviedade e não desempenharem função expressiva no enunciado. Considerando esta afirmação, assinale a alternativa que possui exemplo de pleonasmo vicioso.
(...) E então abriu a torneira: a água espalhou-se (...)
(...)Ojeito era ir comprarumpão na padaria. (...)
(...) Matá-la, não ia; não, não faria isso. (...)
(...) Traíra é duro de morrer, nunca vi um peixe assim. (...)
(...) Tirou para fora os outros peixes: lambaris, chorões, piaus; (...)

Com referência à ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 11 a 21.
Seriam mantidos os sentidos e a correção gramatical da oração iniciada por Desde que (l.3), se a forma verbal compra, nessa mesma linha, fosse substituída por compre.

Se as formas verbais agiam (linha 10) e goza (linha 14) fossem flexionadas no Pretérito mais-que-perfeito do Indicativo, encontraríamos:
agiram gozara.
agiram gozava.
agiriam gozara.
agiram gozaria.
agiriam gozariam.
Assinale o trecho em que a transcrição do texto adaptado de Rodolfo Hoffmann, Distribuição de renda e crescimento econômico (http://www.scielo.br/scielo. php) desrespeita as regras gramaticais no uso das estruturas linguísticas
Embora haja consenso (pelo menos aparente) sobre a necessidade de diminuir a desigualdade, toda medida específica gera polêmica. Muitas pesquisas mostram uma associação da desigualdade da distribuição da renda no Brasil com o nível e a distribuição da escolaridade. O aumento acelerado da escolaridade é uma estratégia que levaria ao crescimento econômico com menor desigualdade.
É provável que a importância da educação como determinante do rendimento das pessoas e da sua desigualdade está superestimada nas análises econométricas, simplesmente porque não se dispõem de boas medidas para vários outros determinantes da renda, que estão positivamente correlacionados com a escolaridade.
Muitas dessas pesquisas se baseiam na teoria do capital humano. É desnecessário dizer que a própria expressão capital humano é contraditória com o conceito marxista de capital. Mas, a ideia de que a remuneração de um trabalhador deva crescer com a sua escolaridade é perfeitamente compatível com essa corrente de pensamento.
Mas, o aumento da escolaridade também é um objetivo em si, considerando-se que ela favorece a participação mais plena do cidadão na economia e na sociedade modernas. Assim, apesar das divergências teóricas, há um consenso sobre a necessidade de aumentar rapidamente a escolaridade. Um movimento no sentido de diminuir a desigualdade da distribuição da renda no país certamente não pode se basear apenas em determinada política econômica.
Na realidade, praticamente toda política econômica tem um impacto, maior ou menor, sobre a distribuição da renda: política fiscal, previdência social, política de crédito, política educacional, reforma agrária etc. Alterações na legislação também podem ter impacto importante. A dificuldade na análise de cada medida é levar em consideração seus diversos efeitos diretos e indiretos, como fica claro na discussão sobre o aumento do salário mínimo.

Mantém-se a correção gramatical do período ao se substituir a forma verbal "emitido" (l.12) "por cujo o documento é emitido".

Este conceito é relativo, pois em arte não há originalidade absoluta.
... a sua contribuição maior foi a liberdade de criação e expressão.
Ambos os elementos acima grifados exercem nas respectivas frases a função de
adjunto adverbial.
objeto direto.
complemento nominal.
predicativo.
objeto indireto.

O elemento empregado em sentido figurado está grifado em:
...as discussões dentro dos edifícios...
... que é a velhice?
E o coração está seco.
...teus olhos resplandecem enormes.
E as mãos tecem apenas o rude trabalho.
Língua Portuguesa - Redação oficial - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Considere as seguintes possibilidades de expressão em documentos oficiais:
I. Agradecemos-lhe antecipadamente.
II. Ansiosamente, aguardamos sua resposta.
III. Pedimos-lhe bondosamente que nos responda às perguntas formuladas.
IV. Lamentamos profundamente informar.
Segundo os manuais de redação contemporâneos, as expressões- clichês cabíveis de rejeição total estão em
I e II, apenas.
I e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Correspondência pela qual se mantém intercâmbio de informações a respeito de assunto técnico ou administrativo, cujo teor tenha caráter exclusivamente institucional. Suas partes componentes são:
1. Título abreviado, acompanhado da sigla do órgão expedidor, sua esfera administrativa e numeração, à esquerda da página.
2. Local e data, por extenso, à direita da página, na mesma linha do título.
3. Endereçamento (alinhado à esquerda): nome do destinatário, precedido da forma de tratamento, e o endereço.
4. Vocativo: a palavra Senhor(a), seguida do cargo do destinatário e de vírgula.
5. Texto paragrafado, com a exposição do(s) assunto(s) e o objetivo da correspondência.
6. Fecho de cortesia, expresso por advérbios: Atenciosamente, Cordialmente ou Respeitosamente.
7. Assinatura, nome e cargo do emitente da correspondência.
De qual documento são as características acima:
Declaração.
Ofício
Memorando
Requerimento.
Instrução Normativa.
Acerca da linguagem e do formato empregados na redação de correspondências oficiais, julgue os itens de 11 a 18.
Na redação de uma ata, devem-se relatar exaustivamente, com o máximo de detalhamento possível, incluindo-se os aspectos subjetivos, as discussões, as propostas, as resoluções e as deliberações ocorridas em reuniões e eventos que exigem registro.
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