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Língua Portuguesa - Redação oficial - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia o texto.

O problema verificado no documento do funcionário está relacionado
ao uso de formas impessoais de expressão, já que ele analisa os problemas de forma distanciada.
ao desconhecimento das regras de concordância verbal, já que ele se expressa mal com as formas verbais.
à falta de harmonia na escrita, já que ele emprega palavras obscenas que comprometem a qualidade do texto.
ao desconhecimento dos níveis de linguagem, já que ele emprega expressões inadequadas ao trato administrativo.
à falta de objetividade, já que ele não consegue expor ao diretor exatamente o que pretende dizer.
Acerca da linguagem e do formato empregados na redação de correspondências oficiais, julgue os itens de 11 a 18.
No que se refere à redação de um memorando, que se caracteriza como comunicação interna, dispensa-se, ao contrário do ofício, a indicação de endereçamento do destinatário no cabeçalho ou no rodapé da página.
Atenção: As questões de números 9 a 15 referem-se ao texto seguinte.

É preciso reelaborar, para sanar falha estrutural, a redação da seguinte frase:
O autor do texto chama a atenção para o fato de que o desejo de promover a igualdade corre o risco de obter um efeito contrário.
Embora haja quem aposte no critério único de julgamento, para se promover a igualdade, visto que desconsideram o risco do contrário.
Quem vê como justa a aplicação de um mesmo critério para julgar casos diferentes não crê que isso reafirme uma situação de injustiça.
Muitas vezes é preciso corrigir certas distorções aplicando- se medidas que, à primeira vista, parecem em si mesmas distorcidas.
Em nossa época, há desequilíbrios sociais tão graves que tornam necessários os desequilíbrios compensatórios de uma ação corretiva.
Assinale a única opção que apresenta o pronome oblíquo átono em destaque corretamente empregado:
Disseram-me que jamais a veria de novo!
Não assuste-se com os perigos, amigo!
Lhe diria que essa solução não existe!
Ela disse que faria-me um favor? Que absurdo!
Jamais entrego-me ao cansaço.

Com base nos aspectos linguísticos do texto, julgue os itens subsequentes.
Nas linhas 8 e 28, as ocorrências do vocábulo desde introduzem circunstâncias temporais.
No Texto II, em "Disse adeus à namorada" (l. 7), observa-se o emprego do sinal indicativo de crase.
Na seguinte frase, o acento também deveria ser empregado na palavra destacada:As situações em que vi o Beto foram memoráveis.
Ele não deveria ter dito aquelas palavras a ela.
O jogador sempre ia para o treino a pé.
O Beto voltou a cidade para tentar ganhar a vida.
Ele dedicou o título a um amigo.
Língua Portuguesa - Verbo - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia a tira de Laerte e responda às questões de números 09 e 10.

Leia as afirmações.
I. O efeito cômico da tira está relacionado ao duplo sentido da forma verbal aponte.
II. O termo para tem o mesmo sentido nas três frases: (1) Você não tem Q.I. para este emprego!; (2) Pode me pedir para executar QUALQUER tarefa!; (3) Para norte, sul, leste ou oeste?
III. A forma verbal que substitui a destacada em Aponte este lápis. , mantendo o modo imperativo na terceira pessoa, é: afile.
Está correto apenas o que se afirma em
I.
I e II.
I e III.
II.
II e III.

A
B
C
D
E
Língua Portuguesa - Redação oficial - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia o texto.

Supondo que o destinatário do texto seja um arcebispo, as lacunas devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com:
Vossa Santidade ... vossa
Sua Excelência ... sua
Vossa Excelência Reverendíssima ... sua
Vossa Senhoria ... tua
Sua Reverendíssima ... vossa
Atenção: As questões de números 1 a 8 referem-se ao texto seguinte.

Está plenamente adequada a pontuação da seguinte frase:
As fotografias, por prosaicas que possam ser, representam um corte temporal, brecha no tempo por onde entra nosso olhar, capturado que foi pela magia da imagem e por ela instado a uma viagem imaginária.
As fotografias, por prosaicas que possam ser representam um corte temporal; brecha no tempo, por onde entra nosso olhar capturado, que foi pela magia da imagem, e por ela instado a uma viagem imaginária.
As fotografias por prosaicas, que possam ser, representam um corte temporal: brecha no tempo por onde entra nosso olhar, capturado que foi, pela magia da imagem, e por ela instado a uma viagem imaginária.
As fotografias por prosaicas, que possam ser representam, um corte temporal, brecha no tempo por onde entra nosso olhar capturado, que foi pela magia da imagem e por ela instado a uma viagem imaginária.
As fotografias por prosaicas que possam ser, representam um corte temporal, brecha no tempo por onde entra nosso olhar, capturado, que foi pela magia da imagem e, por ela, instado a uma viagem imaginária.
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