Questões de Língua Portuguesa

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Leia o texto.

O problema verificado no documento do funcionário está relacionado

  • A.

    ao uso de formas impessoais de expressão, já que ele analisa os problemas de forma distanciada.

  • B.

    ao desconhecimento das regras de concordância verbal, já que ele se expressa mal com as formas verbais.

  • C.

    à falta de harmonia na escrita, já que ele emprega palavras obscenas que comprometem a qualidade do texto.

  • D.

    ao desconhecimento dos níveis de linguagem, já que ele emprega expressões inadequadas ao trato administrativo.

  • E.

    à falta de objetividade, já que ele não consegue expor ao diretor exatamente o que pretende dizer.

Acerca da linguagem e do formato empregados na redação de correspondências oficiais, julgue os itens de 11 a 18.

No que se refere à redação de um memorando, que se caracteriza como comunicação interna, dispensa-se, ao contrário do ofício, a indicação de endereçamento do destinatário no cabeçalho ou no rodapé da página.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atenção: As questões de números 9 a 15 referem-se ao texto seguinte.

É preciso reelaborar, para sanar falha estrutural, a redação da seguinte frase:

  • A.

    O autor do texto chama a atenção para o fato de que o desejo de promover a igualdade corre o risco de obter um efeito contrário.

  • B.

    Embora haja quem aposte no critério único de julgamento, para se promover a igualdade, visto que desconsideram o risco do contrário.

  • C.

    Quem vê como justa a aplicação de um mesmo critério para julgar casos diferentes não crê que isso reafirme uma situação de injustiça.

  • D.

    Muitas vezes é preciso corrigir certas distorções aplicando- se medidas que, à primeira vista, parecem em si mesmas distorcidas.

  • E.

    Em nossa época, há desequilíbrios sociais tão graves que tornam necessários os desequilíbrios compensatórios de uma ação corretiva.

Assinale a única opção que apresenta o pronome oblíquo átono em destaque corretamente empregado:

  • A.

    Disseram-me que jamais a veria de novo!

  • B.

    Não assuste-se com os perigos, amigo!

  • C.

    Lhe diria que essa solução não existe!

  • D.

    Ela disse que faria-me um favor? Que absurdo!

  • E.

    Jamais entrego-me ao cansaço.

Com base nos aspectos linguísticos do texto, julgue os itens subsequentes.

Nas linhas 8 e 28, as ocorrências do vocábulo “desde” introduzem circunstâncias temporais.

  • C. Certo
  • E. Errado

No Texto II, em "“Disse adeus à namorada"” (l. 7), observa-se o emprego do sinal indicativo de crase.

Na seguinte frase, o acento também deveria ser empregado na palavra destacada:

  • A.

    As situações em que vi o Beto foram memoráveis.

  • B.

    Ele não deveria ter dito aquelas palavras a ela.

  • C.

    O jogador sempre ia para o treino a pé.

  • D.

    O Beto voltou a cidade para tentar ganhar a vida.

  • E.

    Ele dedicou o título a um amigo.

Leia a tira de Laerte e responda às questões de números 09 e 10.

Leia as afirmações.

 I. O efeito cômico da tira está relacionado ao duplo sentido da forma verbal aponte.

II. O termo para tem o mesmo sentido nas três frases: (1) Você não tem Q.I. para este emprego!; (2) Pode me pedir para executar QUALQUER tarefa!; (3) Para norte, sul, leste ou oeste?

III. A forma verbal que substitui a destacada em – Aponte este lápis. –, mantendo o modo imperativo na terceira pessoa, é: afile.

Está correto apenas o que se afirma em

  • A.

    I.

  • B.

    I e II.

  • C.

    I e III.

  • D.

    II.

  • E.

    II e III.

Leia o texto.

Supondo que o destinatário do texto seja um arcebispo, as lacunas devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com:

  • A.

    Vossa Santidade ... vossa

  • B.

    Sua Excelência ... sua

  • C.

    Vossa Excelência Reverendíssima ... sua

  • D.

    Vossa Senhoria ... tua

  • E.

    Sua Reverendíssima ... vossa

Atenção: As questões de números 1 a 8 referem-se ao texto seguinte.

Está plenamente adequada a pontuação da seguinte frase:

  • A.

    As fotografias, por prosaicas que possam ser, representam um corte temporal, brecha no tempo por onde entra nosso olhar, capturado que foi pela magia da imagem e por ela instado a uma viagem imaginária.

  • B.

    As fotografias, por prosaicas que possam ser representam um corte temporal; brecha no tempo, por onde entra nosso olhar capturado, que foi pela magia da imagem, e por ela instado a uma viagem imaginária.

  • C.

    As fotografias por prosaicas, que possam ser, representam um corte temporal: brecha no tempo por onde entra nosso olhar, capturado que foi, pela magia da imagem, e por ela instado a uma viagem imaginária.

  • D.

    As fotografias por prosaicas, que possam ser representam, um corte temporal, brecha no tempo por onde entra nosso olhar capturado, que foi pela magia da imagem e por ela instado a uma viagem imaginária.

  • E.

    As fotografias por prosaicas que possam ser, representam um corte temporal, brecha no tempo por onde entra nosso olhar, capturado, que foi pela magia da imagem e, por ela, instado a uma viagem imaginária.

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