Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A pontuação encontra-se INCORRETA em:
conheço a diretora da escola cujos resultados positivos foram destacados na reunião da Diretoria de Ensino.
Dizem que das situações críticas surgem as saídas mais criativas.
Parece um liquidificador; mas, na verdade, usa o mesmo princípio de rotação das máquinas de lavar.
Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. (Lavoisier)

Cada alternativa apresenta segmento transcrito do texto e o mesmo segmento pontuado de modo diferente. A alteração que preserva o respeito ao padrão culto escrito, mas que provoca mudança do sentido original, é a encontrada em:
Ao se aproximar do riacho do Ipiranga, às 16h30 de 7 de setembro de 1822,
Ao se aproximar do riacho do Ipiranga − às 16h30 de 7 de setembro de 1822 −
o príncipe regente, futuro imperador do Brasil e rei de Portugal, estava com dor de barriga.
o príncipe regente futuro imperador do Brasil, e rei de Portugal, estava com dor de barriga.
Acredita-se que tenha sido algum alimento malconservado ingerido no dia anterior em Santos, no litoral paulista.
Acredita-se, que tenha sido algum alimento malconservado, ingerido no dia anterior em Santos, no litoral paulista.
ou a água contaminada das bicas e chafarizes que abasteciam as tropas de mula na serra do Mar.
ou, a água contaminada; das bicas e chafarizes, que abasteciam as tropas de mula na serra do Mar.
Segundo ele, a intervalos regulares D. Pedro se via obrigado a apear do animal que o transportava para prover-se no denso matagal que cobria as margens da estrada.
Segundo ele a intervalos regulares, D. Pedro se via obrigado, a apear do animal que o transportava para prover-se no denso matagal que cobria as margens da estrada.

Com base no texto antecedente, julgue os itens que se seguem.
A oração Se cumprido integralmente (l.1) introduz uma condição para que seja possível, com o PNE, a universalização da educação básica.

Assinale a opção de reescrita do último período sintático do texto que respeita as regras gramaticais e a coerência entre as ideias.
Então, a sociedade pode decidir que: (a) aquele espaço pode ser utilizado de outra forma.
Então, a sociedade pode decidir: aquele espaço pode ser utilizado de outra forma.
Então a sociedade pode decidir que, aquele espaço pode, ser utilizado de outra forma.
Então a sociedade pode decidir; que aquele espaço pode ser utilizado: de outra forma.
Então, a sociedade pode decidir que: (a) aquele espaço pode ser utilizado, (b) de outra forma.
A alternativa que contenha um predicado nominal é:
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.

Em: [...] não admira QUE O HEMINGWAY TENHA ACABADO como acabou., a oração em destaque funciona,em relação à primeira, como:
sujeito.
objeto direto.
objeto indireto.
predicativo

Com relação às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens seguintes.
A preposição para, em para a discussão (l.3) e em para colecionar livros (l.23), introduz expressão que exprime finalidade.
Nas alternativas abaixo assinale a frase em que ocorre regência nominal ERRADA.
O médico foi ao cinema a fim de assistir ao filme.
O prejuízo causado pelo incêndio de ontem à noite foi igual ao do ano passado.
Tenório da Silva namora Bárbara.
A médica chegou no hospital a fim de assistir o paciente.
Os idosos visam a uma aposentadoria digna, porque querem uma velhice tranquila.
Língua Portuguesa - Redação oficial - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia o texto para responder às questões de números 44 e 45.

O texto é exemplo de
requerimento.
ata.
carta.
memorando.
circular.
Assinale a opção em que o trecho, adaptado do Editorial de O Estado de S. Paulo, de 13/8/2012, está correto e adequado para compor um documento ofi cial, como um ofício.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...