Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia o texto para responder às questões de 01 a 13.

Observe atentamente as palavras retiradas do texto.
magnitude - vulnerabilidade - disseminação - obrigatoriamente
Assinale a opção CORRETA.
As palavras magnitude e vulnerabilidade são formadas por um prefixo ou mais acrescentados à palavra primitiva.
Nas palavras magnitude, vulnerabilidade e obrigatoriamente ocorre derivação sufixal, uma vez que um sufixo foi acrescentado à forma primitiva de cada uma dessas palavras.
Em magnitude e disseminação a derivação sufixal existe porque um prefixo e um sufixo foram acrescentados à palavra primitiva de forma independente, ou seja, sem a presença de um dos afixos a palavra continua tendo significado.
Em obrigatoriamente foi acrescentado um prefixo e um sufixo à palavra primitiva de forma dependente, ou seja, os dois afixos não podem se separar, devem ser usados ao mesmo tempo.
No processo de derivação da palavra disseminação ocorre uma mudança de classe, ou seja, essa palavra comumente é usada como pertencente a uma classe, mas faz parte de outra.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012

Considerando os aspectos linguísticos do texto, assinale a opção correta.
Nas linhas 11 e 12, os verbos retroagir, prejudicar e ferir estão coordenados entre si e subordinados à forma auxiliar pode.
No texto, a expressão ainda que (l.4) tem sentido equivalente ao da expressão desde que.
No trecho o de que não se trata de norma penal (l.13-14), o emprego da forma plural em normas penais implicaria a flexão da forma verbal: o de que não se tratam de normas penais.
No trecho o de que não se trata de norma penal (l.13-14), o emprego da próclise em vez da ênclise não trata-se justifica-se pela presença de palavra negativa antecedendo a forma verbal.
Em direitos individuais do candidato versus o direito coletivo (l.17), o emprego de itálico em versus justifica-se pelo tom irônico do texto.
Língua Portuguesa - Sintaxe - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2012
Todos querem que nós_________________________.
Apenas uma das alternativas completa coerente e adequadamente a frase acima. Assinale-a.Com referência à adequação da linguagem e ao formato do texto dos expedientes oficiais, julgue os itens subsequentes.
O fecho de um memorando dirigido ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, cujo conteúdo seja a aquisição de computadores para o setor de informática, deverá conter, ao final, a expressão Respeitosamente, seguida de vírgula.
Língua Portuguesa - Redação oficial - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Comparando-se os dois tipos de documentos, classifique as características apresentadas a seguir, apontando a qual deles cada uma pertence.

A sequência está correta em
2, 2, 1, 2, 1
2, 1, 2, 1, 2
1, 1, 2, 1, 2
1, 2, 2, 1, 1
2, 2, 1, 1, 1
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012

Considerando as relações de sentido e as estruturas linguísticas do texto, julgue os seguintes itens.
Não haveria prejuízo para o sentido do texto se a forma verbal dizem (l.2) fosse substituída por dizemos.São palavras que se encontram no feminino, exceto:
Vida;
Chuvas;
Galhos;
Festa.
De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação à concordância nominal, assinale a alternativa correta.
É proibido a entrada de pessoas com animais neste recinto.
Após descer do brinquedo, Maria ficou meia tonta.
Seguem anexas as duplicatas.
Ela mesmo resolveu o problema.

Com inovações na forma e no conteúdo, a poesia pós-moderna rompeu a barreira do verso e da subjetividade na lírica do século XX. Tendo essa informação como referência, bem como o poema acima apresentado, julgue os itens que se seguem, acerca da poesia concreta.
As figuras de linguagem, tais como aliterações, assonâncias, ironias e metáforas, são empregadas na poesia concreta unicamente para destacar os elementos visuais do texto.
O processo de formação da palavra INÚTIL tem a mesma classificação em:
felizmente
desligar
apaixonar
desalmado
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...