Questões de Língua Portuguesa

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Temos um vocábulo polissílabo em:

  • A.

    leitura.

  • B.

    ministro.

  • C.

    desastre.

  • D.

    resultado.

Cecília Meireles escreveu: “Há momentos na vida em que sentimos tanto a falta de alguém… que o que mais queremos é tirar esta pessoa de nossos sonhos e abraçá-la.” O único termo que não desempenha a função de objeto direto no trecho acima é

  • A. momentos.
  • B. a falta de alguém.
  • C. esta pessoa.
  • D. nossos sonhos.
  • E. la.

 

Com referência à ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 11 a 21.

No trecho “à suprema descoberta: a de que todos os males do homem “ (l.34-35), o elemento “a” exerce a função de aposto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Observe:

“As moças eram encantadoras

 Marque a assertiva cuja classificação do predicado seja idêntica da oração destacada:

  • A.

    Os inimigos chamaram-lhe traidor.

  • B.

    O tempo continua chuvoso.

  • C.

    Lentas e tristes, as pessoas iam passando.

  • D.

    O réu deixou a sala abatido.

Com base nas ideias e estruturas linguísticas do texto, julgue os próximos itens.

No texto, as palavras “preservação” (l.8) e “conservação” (l.9) são empregadas com sentido equivalente, portanto, as informações do período seriam mantidas se uma ocupasse o lugar da outra.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 15.

No período “Com o passar dos anos, nem mesmo eu ENTENDIA a minha letra.”, o verbo ENTENDER possui a mesma regência que o verbo presente na alternativa:

  • A.

    A informação desencontrada não agradou ao cliente.

  • B.

    O juiz procederá ao julgamento quando a mídia chegar.

  • C.

    Aquele atleta atingiu o auge da carreira bastante jovem.

  • D.

    Esqueceu-se de como fazer para usar a calculadora.

  • E.

    No supermercado, a mocinha desobedeceu ao gerente.

No que toca à correção gramatical, julgue os itens abaixo e, em seguida, marque a opção CORRETA.

I. Em “Iam Mestre e Discípulo por uma bucólica estrada do Oriente quando ouviram uma voz a apregoar” (linha 01), o verbo ‘ir’ pode também concordar com o núcleo do sujeito composto mais próximo;

II. Em “Além disso, se não o comprasse ele” (linha 07), o pronome ‘ele’ funciona como complemento (‘ele’ acusativo) do verbo ‘comprar’, razão pela qual seu uso está em discordância com os preceitos da Gramática Normativa (GN);

III. Em “Convidou-os a ir à sua casa” (linha 18), o pronome oblíquo ‘os’ pode ser substituído por ‘lhes’, em razão da transitividade do verbo ‘convidar’;

IV. Em “ao atraí-los à sua casa” (linhas 19 e 20), o uso do acento grave antes do substantivo ‘casa’ está em desacordo com as regras da Gramática Normativa (GN).

  • A. Somente o item I está correto.
  • B. Somente o item II está correto.
  • C. Somente o item III está correto.
  • D. Todos os itens estão corretos.
  • E. Todos os itens estão incorretos.

Com relação aos mecanismos de coesão do texto, julgue os itens subsequentes.

O conector “pois” (l.18) introduz ideia de consequência no trecho em que ocorre.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a palavra escrita INCORRETAMENTE.

  • A.

    índisse

  • B.

    serviço

  • C.

    urbana

  • D.

    população

  • E.

    esgoto

Todos os segmentos abaixo mostram a presença do advérbio NÃO; todas as frases foram reescritas de modo a eliminar-se esse advérbio, mas mantendo-se o sentido original. Assinale a alternativa em que a alteração foi mal realizada:

  • A.

    “É por isso que não se pode tolerar a desinformação dos que vêm a público para desqualificar os verdadeiros empresários” / É por isso que se deve condenar a desinformação dos que vêm a público para desqualificar os verdadeiros empresários.

  • B.

    “Eike não tem vergonha de ser rico” / Eike aceita, sem vergonha, o fato de ser rico.

  • C.

    “A ganância não é boa, mas o lucro é” / A ganância é má, mas o lucro é.

  • D.

    “A ética e a atividade empresarial não são incompatíveis” / A ética e a atividade empresarial mostram compatibilidade.

  • E.

    “A corrupção é muitas vezes encarada como uma fatalidade, algo que não se elimina da cultura brasileira” / A corrupção é muitas vezes encarada como uma fatalidade, algo inerente à cultura brasileira.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...