Questões de Língua Portuguesa

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O estudo das significações das palavras é um assunto na língua portuguesa exclusivo da Semântica. Quanto ao aspecto semântico da língua, destacam-se a polissemia e a sinonímia.

A sequência correta dessa associação é

  • A. (1); (1); (2); (2).
  • B. (1); (2); (1); (2).
  • C. (2); (1); (1); (2).
  • D. (2); (2); (1); (1).

Observe os períodos a seguir:

Qual alternativa apresenta informações corretas em relação aos empregos lógico-semânticos do verbo “assistir”?

  • A. Ver / Ver.
  • B. Ver / Dar assistência.
  • C. Dar assistência / Ver.
  • D. Dar assistência / Dar assistência.

Analise o fragmento de texto a seguir, de autoria do romancista alagoano Graciliano Ramos.

Em qual das alternativas a relação lógico-semântica estabelecida está correta?

  • A. “[...] a palavra foi feita para dizer.” – HIPÓTESE
  • B. “Depois que enxáguam, dão mais uma molhada.” – FINALIDADE
  • C. “Colocam o anil, ensaboam e torcem uma, duas vezes.” – ACRÉSCIMO
  • D. “Pois quem se mete a escrever devia fazer a mesma coisa.” – COMPARAÇÃO

Considerando-se o 1º§ do texto, identifique o valor semântico corretamente atribuído ao vocábulo em destaque tendo em vista o contexto no qual está inserido.

  • A. “A esfera da liberdade” / âmbito
  • B. “lícitos ou indiferentes.” / oficiantes
  • C. “relacionado à faculdade” / peculiaridade
  • D. “não impedido por normas vinculantes” / díspares

Daí a sensação de aversão a esses sons agudos e ‘crus’”.

Assinale a opção em que o vocábulo “daí” mostra o mesmo valor semântico da frase acima.

  • A. Foi até a esquina e daí dirigiu-se ao ponto de ônibus.
  • B. Roubou a bolsa da velha senhora, daí que tenha sido preso.
  • C. Voltarei em cinco minutos e daí a pouco falarei com vocês.
  • D. Lerei até a página 15 e daí por diante deixarei com vocês a tarefa.
  • E. Sentarei naquela cadeira e daí partirei para outros voos.

As palavras próxima-mediana-final mostram uma evolução das partes da membrana em relação ao lugar.

Assinale a opção em que a evolução não é feita do vocábulo mais intenso para o menos intenso.

  • A. Quente – morno – frio.
  • B. Longínquo – distante – perto.
  • C. Miserável – pobre – carente.
  • D. Congelado – gelado – frio.
  • E. Magro – fraco – esquelético.

Considerando as ideias e os aspectos linguísticos desse texto, julgue os itens a seguir.

A forma verbal “estudando” (linha 3) poderia ser correta e coerentemente substituída pela expressão enquanto estudava.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as ideias e os aspectos linguísticos desse texto, julgue os itens a seguir.

Na linha 18, o deslocamento do vocábulo “certos” para a posição imediatamente após o substantivo “tipos” preservaria o sentido original do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as ideias e os aspectos linguísticos desse texto, julgue os itens a seguir.

Estariam mantidos o sentido original e a correção gramatical do texto caso o trecho “A esquistossomose é uma doença devastadora disseminada por caracóis de água-doce” (linhas 27 e 28) fosse assim reescrito: A esquistossomose, uma doença devastadora, é disseminada por caracóis de água-doce.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as ideias e os aspectos linguísticos desse texto, julgue os itens a seguir.

A expressão “todo ano” (linha 37) poderia ser correta e coerentemente substituída por a cada ano.

  • C. Certo
  • E. Errado
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