Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale o trecho de relatório contábil que se apresenta inteiramente correto quanto ao emprego do padrão formal escrito da língua portuguesa.

No excerto do texto: Tinha o coração grosso, queria responsabilizar alguém pela sua desgraça. A seca aparecia-lhe como um fato necessário e a obstinação da criança irritava-o., o uso do travessão se justifica
para indicar uma interrupção de um pensamento ou ideia do autor.
para isolar um enunciado intercalado em outros enunciados.
para indicar o discurso direto.
para indicar o início de uma enumeração.
para separar itens de enunciados enumerativos.

As orações subordinadas exercem função sintática dentro da principal, como as presentes em Depois de passar a tarde na Unicamp, a delegação voltará a São Paulo para visitar o Hospital A. C. Camargo. Além disso, as orações podem ser desenvolvidas ou reduzidas. Considerando as informações e o trecho dados, assinale a alternativa cuja estrutura apresenta, respectivamente, orações com as mesmas funções.
Ao rever os antigos colegas de classe, agendou alguns programas com eles a fim de recuperar o tempo perdido.
À medida que envelheço, presto menos atenção ao que as pessoas dizem; simplesmente observo o que fazem.
Embora também houvesse alunos de outras instituições, os alunos da casa formavam o maior contingente.
Como eram poucas as matrículas para o curso de redação da manhã, muitos alunos aceitaram a transferência de turno para que o semestre fosse concluído.

O fato mesmo de nenhum desses autores reivindicar para si qualquer atributo de nacionalismo é sintomático: parece que já não temos vergonha de pleitear nosso quinhão do universal.
Deduz-se da frase acima queem nossa literatura, a busca dos valores nacionais sempre constituiu um traço de maturidade cultural.
o nacionalismo, quando perseguido com obstinação, revela pouca confiança no alcance de uma literatura.
é injustificável a vergonha que provoca em alguns autores a defesa intransigente dos valores nacionais.
uma literatura somente se torna madura quando abdica conscientemente do desejo de ser universal.

Eu sou a Coisa, coisamente.
Considerando-se que coisamente não existe no dicionário, é correto afirmar quepor estar fora de contexto, a palavra não foi bem empregada, já que, sendo a última do poema, abre ao leitor múltiplas possibilidades de interpretação, o que enfraquece o poema e o torna inconcluso.
o uso da palavra é inadequado, pois leva o leitor à falsa noção de que tal palavra possa ter algum significado na língua portuguesa, induzindo-o, desnecessariamente, a correr o risco de empregá-la mal e cometer um erro gramatical.
apesar de inventada, a palavra é apropriada, pois, além de ter sido empregada na poesia, gênero literário que oferece ampla liberdade ao autor, ressalta a ideia de que o sujeito se identifica com uma coisa.
a palavra é inapropriada para o gênero poético, pois palavras novas só devem ser empregadas em gêneros como o romance, por exemplo, em que o autor tem a possibilidade de explicar o significado que imaginou para elas.

O emprego, a grafia e a flexão dos verbos estão corretos em:
A revalorização e a nova proeminência de Paraty não prescindiram e não requiseram mais do que o esquecimento e a passagem do tempo.
Quando se imaginou que Paraty havia sido para sempre renegada a um segundo plano, eis que ela imerge do esquecimento, em 1974.
A cada novo ciclo econômico retificava-se a importância estratégica de Paraty, até que, a partir de 1855, sobreviram longos anos de esquecimento.
A Casa Azul envidará todos os esforços, refreando as ações predatórias, para que a cidade não sucumba aos atropelos do turismo selvagem.
Paraty imbuiu da sorte e do destino os meios para que obtesse, agora em definitivo, o prestígio de um polo turístico de inegável valor histórico.
Observe o emprego dos verbos nesta frase: Se precisar pagar, eu pago. Assinale a alternativa CORRETA:
As formas verbais precisar e pago, estão no infinitivo e no presente do indicativo, respectivamente.
No contexto, a forma verbal pago tem um valor semântico diferente daquele que lhe é comum. Ela expressa uma ação que está ocorrendo no presente.
Seria possível dizer o mesmo enunciado, sem alteração do sentido, assim: Se precisar pagar, eu pagarei.
As formas verbais precisar e pago, estão no infinitivo e no futuro do indicativo, respectivamente.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012

Com relação às ideias e às estruturas gramaticais do texto, julgue os itens de 1 a 10.
Se, em vez de o aumento da procura do petróleo decorreu principalmente da necessidade de querosene (ℓ.12-14), fosse escrito do aumento da procura do petróleo decorreu principalmente a necessidade de querosene, não haveria prejuízo da correção gramatical nem do sentido original do texto.
Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 20.

EmO brigão passou despercebido pelo inspetor, que estava desapercebido para uma situação de bullying ., as palavras DESPERCEBIDO e DESAPERCEBIDO formam um par inscrito no grupo semântico denominado:
sinonímia.
antonímia
polissemia.
homonímia.
paronímia.
De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação à regência verbal, assinale a alternativa correta.
Voltou para casa, pois havia esquecido do guarda-chuva.
Nunca atendia o pai, quando este necessitava de algo.
Na metrópole, aspirava a um ar extremamente poluído.
Todos assistiram, eufóricos, ao jogo da seleção.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...